Arquivo do blog

sexta-feira, 20 de março de 2020

PROJETO: Leitura em Ciências Humanas

Projeto: Leitura em Ciências Humanas

Disciplinas envolvidas: 

Geografia
Filosofia
História
Língua Portuguesa 
Sociologia

Profºs responsáveis: 

Brasílio Bassalo Filho
Diego Anzolin Macedo
Emerson Meira da Silva
Inês de Almeida Gonçalves
Sandra Gandolfi 
Soraia Vindilino da Costa

Objetivo Central: Desenvolvimento de trabalho interdisciplinar que estimule a leitura e reflexão sobre a sociedade em diversos aspectos (violência contra a mulher, alienação, política, consumo de drogas, cidadania).


COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – BNCC:


- Utilização e valorização dos conhecimentos construídos sobre o mundo social, físico e cultural.
- Exercício de curiosidade intelectual e uso de abordagem própria das ciências a fim de elaborar hipóteses.
- Argumentação com base em dados, informações e fatos confiáveis para negociar, formular e defender pontos de vista e ideias.
- Exercício de diálogo, empatia, cooperação e resolução de conflitos, fazendo-se respeitar e promover respeito ao outro

Obras:

1ª SÉRIE DO E.M:

- POLIZZI, V.P. “Depoisdaquela viagem" (Diário de bordo de uma jovem que aprendeu a viver com HIV/AIDS). – Editora Anglo. Minas Gerais, 2018.

2ª SÉRIE DO E.M: 

- McCORMICK, Patrícia. “Eu sou Malala" (Como uma garota defendeu o direito à educação e mudou o mundo) – Editora SCHACZ. São Paulo, 2018.

AUDIOLIVRO: https://www.youtube.com/watch?v=REQFqQ0FQvQ

LIVRO: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13536.pdf


3ª SÉRIE DO E.M:
- HUXLEY, A. “Admirável mundo novo”. Editora Globo. São Paulo 2012.

LIVRO:https://yadi.sk/i/NiNMSiRK3TWAYM
ATIVIDADES QUE DEVERÃO REALIZAR

  1. Leitura atenta da obra selecionada  para a sua série;
  2. Fichamento da obra (trabalho individual)
  3. Organização do seminário (em grupo). Para esse trabalho espera-se que seja utilizado  recurso digital,preferencialmente.



ELETIVAS


ELETIVA: CAFÉ COM PIMENTA - PROFº. BERNARDO


     Assistam ao vídeo abaixo e façam uma síntese do que você aprendeu sobre o ARTIGO DE OPINIÃO. Qual é a importância do ARTIGO DE OPINIÃO dentro de um DEBATE?



ELETIVA: HQ (Histórias em Quadrinhos) - PROFº. CÉSAR


Tarefa 1: Histórias em quadrinhos (para as duas turmas - manhã e tarde)

1- Leia atentamente o arquivo disponível neste endereço: 
https://drive.google.com/file/d/1vffFyFTIS8wz6sXyBiSG5HmkukmCpgkj/view?usp=sharing

2- Escolha uma revista em quadrinhos (qualquer uma, pode ser da Turma da Mônica, Disney, Marvel/DC, mangá, o que você preferir e tiver a mão). 

4- Escolha uma história dessa revista e faça um relatório sobre cada quadrinho que a compõe: o tipo de moldura (requadro) usado, os tipos de balões usados, onomatopeias que aparecem, linhas de movimento usadas, expressões dos personagens, signos emocionais, enquadramentos e tomadas de cena.

5- Não esqueça de dizer qual é a revista e a história que você está analisando. 

6- Enviar foto do relatório para o e-mail do professor Cesar: ceritosilva@yahoo.com.br Quando voltarmos às aulas, traga a revista com as história usada para fazermos mais comentários sobre ela.


ELETIVA: HQ (Histórias em Quadrinhos) - PROFº. CÉSAR
                                     
                                      PARTE 2:



Tarefa 2: Desenvolvimento de personagens:


1- Observe o quadro anexo 👇. Ele traz uma série de opções de detalhes fisionômicos como rostos, bocas, narizes, olhos, sobrancelhas, orelhas e outros elementos que podem ajudar a construção de rostos de personagens caricatos. O quadro não esgota as opções, é claro, há muitas outras possibilidades que você pode explorar;




2- Desenhe o rosto de seis personagens a partir das opções do quadro (tente variar a idade e o gênero);

3- Escolha o rosto de personalidade famosa e tente reproduzir sua fisionomia em uma caricatura;

4- Enviar foto dos desenhos para o e-mail do professor Cesar: ceritosilva@yahoo.com.br. Quando voltarmos às aulas, traga os desenhos  para fazermos mais comentários sobre eles.

A avaliação será feita a partir do efetivo envio dos desenhos.

Projeto de Vida e Eletiva: 
"Cuidando do seu pet"

Professora: Francilene

Atividade I: 

       OBJETIVO:  Estimular os alunos a compartilhar e identificar a relação de suas histórias de vida e o contexto histórico-social em que estamos inseridos.

      Recomendo aos alunos assistirem ao Filme Mãos Talentosas:

                 https://www.youtube.com/watch?v=1r3WsYZFD84&t=4419s


         O filme Mãos Talentosas conta a história do grande neurocirurgião Bem Carson, desde sua infância até o momento em que foi considerado o melhor médico do mundo em sua especialidade. É uma história de superação, baseada na vida real, que inspira pessoas, a qualquer hora, em qualquer lugar.
          
                           Entendendo o filme:
01 – Faça um breve resumo  sobre Bem Carson quando criança?

02 – A  mãe mesmo não sabendo ler nem escrever contribuiu para o desenvolvimento do filho?  
    
03 – O que ela fez para estimular o interesse de filho?

04 – Qual  o nome da Universidade que Ben estudou?

05 – Qual é a Profissão de Ben Carson?   
   
06 – Qual o nome do hospital em que Ben Carson passa a ser considerado um dos melhores neurocirurgiões do mundo? 

07 – No filme Ben mostra-se em dúvida sobre  fazer ou não uma cirurgia nunca antes feita, que cirurgia foi essa?

08 – As lições que o filme passou, contribui no seu desenvolvimento? Em que sentido?

09 – Preencha a Ficha Técnica sobre o filme:

 Ficha Técnica:
Título:
Ano produção:
Dirigido por:
Estreia:
Duração:
Classificação:
Gênero:
Países de Origem:
ATIVIDADE II: 


01)Identifique em que momento o filme mãos Talentosas aborda os itens abaixo:

a) Projeto de vida =

b) Trabalho em equipe e organização =

c) Respeito, liderança e empatia =

d) Investigação  e  Curiosidade =

e) Amizade e autoconfiança =

f) Tolerância ao estresse =

g) Tolerância a frustração =


ELETIVAS: PROFESSOR ROBSON


Projeto Diferenças (Turma da tarde)
Pesquise sobre "Jesse Owens"
O que ele fez que ficou marcado na história?

Projeto Sem Vergonha (Turma da manhã)
Pesquise sobre "Inteligências Múltiplas"
Qual/Quais você acredita que possui?



3ª SÉRIE DO E.M
Senhores Pais e Alunos,


 A Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo antecipou os períodos de recesso escolar e férias. No período de 06 a 20 de abril estaremos em férias.

Importante que, nesse período, os alunos acessem e conheçam as ferramentas que passarão a utilizar a partir do próximo dia 22 de abril, quando as aulas passarão a ser contadas como dias letivos.


 Os alunos terão acesso a um aplicativo que utilizarão sem  qualquer cobrança pelo uso de sua internet móvel. Acesso Gratuito. E, também, poderão assistir aulas que serão transmitidas pela 2.3 TV Cultura.


 Baixe o APP:




Caso não saiba seu número do seu RA, acesse o link abaixo:







BOAS FÉRIAS E FIQUEM EM CASA!😉😍



Educação Física


Professora:Rosemar 
Pesquisar sobre :
Capacidades físicas  e o trabalho escolar solicitado no começo do mês para cada turma: 3º série do EM da manhã e noturno = Handebol.
O trabalho deverá ser manuscrito e feito em folha de almoço, com capa , incluir duas  imagens e referência bibliográfica. 






ATENÇÃO

As atividades de Geografia, História, Filosofia, Língua Portuguesa e Sociologia foram postadas com o título Projeto: Leitura na Ciências Humanas. Nesse espaço estão as orientações para a realização das atividades. 



 FILOSOFIA



ATIVIDADE I 

TRANSVERSALIDADE: ECOLOGIA E BIOÉTICA



TEMA: Documentário : nos passos de Leonardo  Da Vinci.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=D11TSDnGh1U ( pesquise pelo titulo ou cole link na busca do you tube).

Habilidades: reconhecer  o uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processo reflexivo para desenvolver o pensamento autônomo e questionador;  discutir a condição estética  e existencial  do ser humano;

Vale: 1,0 ponto.

Toda a atividade deverá ser registrada no caderno.

Responda:
1-   Qual é o tema do documentário?


2-  Aponte alguns aspectos que considerou mais relevantes?


3-   Qual foi o período da História da Filosofia se refere o documentário ? cite algum filosofo do período? ( consultar linha do tempo da historia da filosofia).


4-   Você já tinha ouvido falar sobre a obra Monalisa ?  Qual sua opinião sobre essa obra de Leonardo Da Vinci?


5-   De sua opinião sobre o documentário?


ATIVIDADE II 


TRANSVERSALIDADE: Tolerância  e Religião 



TEMA:  Filme : São Francisco de Assis.

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=dzV8SC2hpto&t=811s     Pesquise pelo titulo ou cole link na busca do you tube).

Habilidades: relacionar ética e moral; questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidaria.

Vale 1,0 ponto.

RESPONDA:
1-   Consulte a linha do Tempo da Historia da Filosofia e aponte aspectos da Patrística e sua Moral do mesmo modo aponte aspectos da Escolástica? Qual o principal representante de cada corrente e a qual filosofo ele seguidor?

2-   Como se divide a sociedade retratada no filme ?  Comente o que você sabe sobre o Feudalismo? Quem era o Vassalo na hierarquia social?

3-   De sua opinião sobre o filme e comente sobre os aspectos éticos?


4-   Qual é a cosmovisão de São Francisco de Assis? Comente? 



ENEM em 2020

Ainda não saiu o edital, mas não deixemos para a última hora 

Pensando nisso  estamos postando conteúdos para vocês acessarem.  Há sugestão de livros, filmes, séries, dicas de sites, videoaulas tudo para auxiliá-los nos estudos. Boa sorte!!!👊


ARTE
Professor: Jonas

Habilidades: (EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais). (EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias. (EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.


Descrição da Atividade

Escolha dois vídeos a partir dos links e sua descrição temática, realize uma análise crítica de cada vídeo. Bom proveito!

Orientação de fonte de pesquisa:

https://www.youtube.com/watch?v=CN0gn6vHqYs Arte Urbana: Rui Amaral conta a história do grafite no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=BKzzEtvYWk8  COMO FAZER UMA EXPOSIÇÃO? Design de espaços para museus e galerias

https://www.youtube.com/watch?v=RGUYb-hivrc   Uma visita mediada ao Museu Nacional – UFRJ

https://www.youtube.com/watch?v=MLdptXDGwmg [Documentário] Uma noite em 67 (Brasil - 2010)




Avaliação: A entrega das duas análises será realizada no retorno às aulas.






Sugestão de filme: Divertida Mente (2015)




 Inglês

Professor:  Paula
3ª série A

Fazer uma pesquisa explicativa sobre o tempo Presente Perfeito.

Elaborar alguns exemplos em inglês.


Entregar no retorno às aulas.

Sugestão de videoaula:











QUÍMICA


Professor: Valdir


Acesse o  texto "A importância da Amônia" através do link abaixo e responda as questões:


https://drive.google.com/file/d/1A1vbGxIFvIpiCdK9yewtxP_KhaZTfYXe/view?usp=sharing


Nome. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . n°. . . . .Turma . . . . .
Data . . . ./ . . ./2020    
       
1-  Analise a frase a seguir:   “ Com a descoberta da síntese da amônia feita por Fritz Haber, hoje não há falta de alimentos para a população mundial”.
     Você concorda ou não com esta afirmativa.  Justifique sua resposta
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


2-  Antes mesmo de Fritz Haber descobrir a síntese da amônia, ela já era usada em sistemas de refrigeração.”

       A afirmativa acima é:

a)  falsa, pois só através da síntese descoberta por Fritz Haber é que se conheceu a amônia
b) falsa, pois seu uso amônia em sistemas de refrigeração ocorreu depois que sua síntese foi descoberta por Fritz Haber
c) verdadeira, pois seu uso em sistemas de refrigeração ocorreu depois que sua síntese foi descoberta por Fritz Haber
d) verdadeira, pois seu uso em sistemas de refrigeração antecede a descoberta de sua síntese.



3-  Qual a função do catalisador na produção da amônia?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



4-  “Para reagentes . . . . .  . . . . . . o que pode ser feito para modificar a velocidade da reação química é . . . . . . . . . . .
     Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase acima.
a)   gasosos; variar a temperatura e a pressão
b)   sólidos;  variar somente a pressão
c)   gasosos; modificar a superfície de contato
d)   sólidos; variar somente a temperatura


5-  Nos anos 30 do século XX a amônia foi substituída pelos CFC’s nos sistemas de refrigeração. Isto ocorreu porque:
a)   a amônia não causa danos à camada de ozônio
b)   seu preço era menor
c)   o preço dos CFC’s é muito alto
d)   a amônia passou a ser usada na fabricação de explosivos

6- Analise as frases a seguir e diga se são falsas ou verdadeiras.
I-  Carl Bosh foi o responsável por adaptar o processo de síntese da amônia  em escala industrial
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
II-   Se mesmo com a grande descoberta feita por Haber e Bosh o mundo ainda não se livrou totalmente da fome,  de forma contrária, os impactos ambientais causados pelo uso dos fertilizantes atingem igualmente a todos os habitantes da Terra.
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
III-   Sem os fertilizantes as plantas não se desenvolveriam, pois elas não são capazes de absorver o nitrogênio do ar.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
IV- O nitrogênio só pode ser aproveitado pelas plantas na forma de compostos  e não na forma gasosa (N2).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


7- Como era feito o enriquecimento do solo antes da descoberta da síntese da amônia?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


8-  Sobre a amônia temos três afirmativas:
I-   A amônia não pode ser usada diretamente no solo.  Deve antes ser transformada em compostos como nitratos. 
II-   A pressão e a temperatura são fatores  que interferem no processo de produção da amônia.
III-   Na síntese da amônia, o aumento da  pressão aumenta o rendimento de formação  do produto (amônia).

     Está correto o que se afirma em:

a) I apenas      
b)  I,  II,  e  III     
  c) I  e  III       
  d)  II  e  III




9-  Na época em que a síntese da amônia foi descoberta sua principal aplicação era:
a)  a fabricação de fertilizantes  
b)  a fabricação de explosivos
c)  o uso em sistema de refrigeração
d)  a produção de produtos de limpeza


10-  “Numa reação química em que os reagentes  são . . . . .  . . . . . .o  fator que   influencia sua velocidade é  . . . . . . . . . . . . . .” 
  Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase acima.
a)   gasosos; a temperatura somente
b)   sólidos;  a pressão somente
c)   gasosos; a pressão somente
d)   sólidos; a superfície de contato



Física


Professor: Valdir



Nome. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . n°. . . . .Turma . . . . .
Data . . . ./ . . ./2020    

1- Por uma secção transversal de um fio de cobre passam 20C de carga em 2 segundos. Qual é a  corrente elétrica?








2- Em cada minuto, a secção transversal de um condutor metálico é atravessada por uma quantidade de carga elétrica de 12C. Qual a corrente elétrica que percorre o condutor?








3- O filamento de uma lâmpada é percorrido por uma corrente de 2A. Calcule a carga elétrica que passa pelo filamento em 20 segundos.









4- Por um fio condutor passam 6.1020 elétrons durante 2s. Qual a corrente elétrica que atravessa esse fio? É dada a carga elétrica elementar:
e = 1,6.10-19 C.






5- Um condutor  metálico é percorrido por uma corrente elétrica contínua de 8A. Determine o número de elétrons que atravessam uma secção transversal do condutor em 5s. É dada a carga elétrica elementar: e = 1,6.10-19 C.









6- Um condutor metálico é percorrido por uma corrente de 10.10-3A. Qual o intervalo de tempo necessário para que uma quantidade de carga elétrica igual a 3C atravesse uma secção transversal do condutor?









7-  Um chuveiro elétrico é submetido a uma ddp de 220V, sendo percorrido por uma corrente elétrica de 10A. Qual é a resistência elétrica do chuveiro?

    







8- Determine  a ddp que deve ser aplicada a um resistor de resistência 6Ώ para ser atravessado por uma corrente elétrica de 2A.









9- Uma lâmpada incandescente é submetida a uma ddp de 110V, sendo percorrida por uma corrente elétrica de 5,5A. Qual é, nessas condições, o valor da resistência elétrica do filamento da lâmpada.







10- Nos extremos de um resistor de 200Ώ , aplica-se uma ddp de 100V. Qual a corrente elétrica que percorre o resistor?







 Matemática 



Professor: Edson



Distância entre dois pontos e Alinhamento de três pontos)


1). Considere o triângulo ABC, em que A (0, 0), B (0, 12) e 

C(5, 0). Determine o comprimento do maior lado desse triângulo.





2). Dados os pontos A(2, 4), B(8, 5) e C(5, 9). Pede-se: A distância entre os pontos A e C.






3). Demonstre que o triângulo com vértices A(- 2, 4), B(- 5, 1) e
 C  (- 6, 5) é isósceles. Um triângulo é isósceles quando tem dois lados congruentes (medidas iguais).






4). Calcule o perímetro do triângulo ABC, sabendo que A(1, 3), 
B  (7, 3) e C(7, 11). Perímetro é a soma dos lados.






5). Demonstre que o triângulo com os vértices   A (0, 5), B(3, -2)  e  C (-3, -2)  é isósceles e calcule seu perímetro.






6). Conhecendo os pontos A, B e C, verifique, em cada item, se estão alinhados ou não.

a). A(3, - 2), B(0, 1) e C (- 3, 4)


b). A(- 3, - 1), B(0, 5) e C(1, - 2)


c). A (- 2, 5), B(- 5, 6) e C (- 8, 7)


d). A (1, - 1), B (2, 1) e C(3, 2)