SALA DE 6ºANO
Queridos estudantes!
Desejamos que todos
estejam bem e que permaneçam respeitando as orientações da Organização Mundial
da Saúde.
Durante o período de suspensão das aulas devido
ao Covid-19, é fundamental darmos continuidade aos estudos
e, para que isso aconteça, os professores elaboraram roteiros de estudos para
que sejam realizados em casa.
O registro de
presença nas aulas continuará ocorrendo enquanto as escolas estiverem sem
atividade presencial e será realizado pelo professor a partir da sua
participação nos grupos de discussão virtual no aplicativo do CMSP e da realização
de atividades que estão sendo postadas no blog da nossa escola. Sendo assim, é extremamente importante que
essas atividades sejam realizadas e entregues conforme orientação. Seus
trabalhos serão registrados por cada professor e arquivados na escola.
Para terem acesso as
atividades cliquem no link disponibilizado. Essas atividades correspondem a
semana de 27 de abril a 08 de maio. Em
breve enviaremos as atividades para as próximas semanas. Fiquem sempre atentos.
Agradecemos a
participação e dedicação de vocês, juntos iremos vencer mais esse desafio.
Um grande abraço de
toda a equipe escolar.
Saudades.
Para a realização das atividades
Sempre inicie as
atividades que serão entregues com essas informações:
E.E. PALMIRA GRASSIOTO FERREIRA DA SILVA
Seu nome completo:__________nº_____
Ano/ Série ___/____/2020
(NOME DA DISCIPLINA) – (Nome do seu professor)
Preferencialmente,
seguindo as orientações de cada professor, realizem as atividades em folha
separada, pois em algum momento pediremos para que as entreguem.
A escola distribuiu um
kit de materiais e, através dos roteiros de estudos, seus professores poderão
solicitar que realizem as atividades que constam nesses materiais. Façam da
melhor maneira que conseguirem e caso tenham alguma dúvida, façam as suas
anotações que serão esclarecidas pelos seus professores em momento oportuno.
Nesse kit está incluso a Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP) de Língua Portuguesa e
Matemática. Pedimos para que realizem com dedicação e, também, haverá um
momento que a escola irá solicitar a sua entrega.
Se o seu professor solicitou o envio das
atividades por e-mail, você precisará fazer a correta identificação no momento que for
encaminhar a sua tarefa. Deverá colocar a série e o nome, nessa ordem e usar letra maiúscula.
Exemplo: 3B-ROBERTO CARLOS DA SILVA
ATENÇÃO
ATENÇÃO
As atividades serão realizadas por todos os alunos, porém o envio das respostas deverá ser encaminhadas para o e-mail do seu professor. E se, por enquanto, o seu professor não indicou um e-mail para o envio, faça a sua tarefa e aguarde novas orientações de como elas serão entregues.
IMPORTANTE: Se você conhecer algum
aluno que não tenham acesso as atividades através do blog da nossa escola e
através dos nossos grupos de WhatsApp peça, por gentileza, que entrem em
contato com a nossa escola através dos telefones: 4121 18 48
Ao clicar no link abaixo você terá acesso as atividades preparadas para a semana de 27 de abril a 08 de maio.
ROTEIROS DE ESTUDOS
Ao clicar no link abaixo você terá acesso as atividades preparadas para a semana de 27 de abril a 08 de maio.
https://drive.google.com/file/d/1hhbplcK_345OAZOHY96Wf39NqQwN3Xbs/view?usp=sharing
Atividades de Projeto de Vida
Atividades de Projeto de Vida
Disciplina: PROJETO DE VIDA
|
Série/Turma: 6º ano A, B, C,
D, E, F, G, H
|
|
Professor(es):
Olieny, Silvia, Zuleima, Mazzeti, Francilene, Alexandre
|
||
Quantidade de aulas: 10
|
Período: 27 de abril até
29 de maio de 2020
|
|
OBJETIVOS: - Exercitar
o autoconhecimento e compreender como as nossas emoções podem interferir no
processo de busca pelo nosso projeto de vida.
-
Estabelecer as relações de participação no contexto familiar e social.
MATERIAIS E
RECURSOS NECESSÁRIOS: - Caderno Universitário (para rascunho ou para
descrição de eventuais dúvidas).
- Caderno do Aluno: PROJETO DE VIDA – 1º Bimestre do 6º ano (para auxiliar
no desenvolvimento das Habilidades página 71.)
DESCRIÇÃO DAS
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
Atividade I
1-
Passo: Fazer a leitura do texto: Inteligência
Emocional
2-
Passo: Procurar compreender o que esse texto está
informando, isto é, qual é o assunto principal do texto?
3-
Responder as questões, logo após a leitura do
texto.
ATIVIDADE 1: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Como nossas emoções podem interferir no nosso sucesso?
Todos os dias somos tomados por diferentes sentimentos e reagimos a
esses sentimentos de diferentes formas. Às vezes ficamos com raiva, outras
vezes ficamos felizes, ansiosos, tristes etc. Muitas pessoas no momento da
raiva ou quando se sentem contrariadas “explodem”, gritam, agridem, outras se
calam, outras choram. Mas qual a melhor maneira para reagirmos diante de
sentimentos tão distintos e às vezes inesperados.
Quando lidamos melhor com os nossos sentimentos, quando sabemos escolher
como agir da melhor forma diante de um sentimento ruim, chamamos isso de inteligência
emocional.
Todos sabem que o medo é um sentimento que paralisa, se tivermos
consciência dos nossos medos e refletirmos como fazermos diante de uma situação
de medo, não ficaremos paralisados.
A maturidade emocional é quando uma pessoa tem atitudes maduras, é
quando ela aprendeu a lidar com as emoções de uma forma madura, sem exageros,
sem perder o controle da situação.
Conhecer-nos é uma importante ferramenta para atingirmos a inteligência
emocional. Conhecer o que nos deixa com raiva, com alegria, o que esperamos dos
outros (a não correspondência gera frustração), o que nos dá medo, pode fazer
com que esperemos esses sentimentos em determinados momentos, por exemplo: Se
eu espero que minha melhor amiga me cumprimente no meu aniversário e ela
esquece, ficarei frustrada, sabendo disso vou me preparar para a frustração
caso ela não me cumprimente; se eu não estivesse preparada poderia depois da
frustração ficar com raiva e ficar sem falar com a minha amiga por um tempo,
mas quando me preparo pra isso vou entender que pode ter acontecido algo que a
fez esquecer do meu aniversário, e que nem é algo tão importante assim diante
da nossa amizade, isso é inteligência emocional.
Texto baseado nas
atividades do psicanalista Leo Fraiman, por Rita de Cássia.
Agora vamos colocar
em prática.
- Enumere
características que tem a ver com você, como: Alegre, inteligente,
rabugento (a), brincalhão, triste, sociável, educado (a), carinhosa (o),
estudioso (a), simpático (a), criativa (o), bravo (a), extrovertido (a),
preguiçoso (a) entre outras.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- O que te
incomoda mais em você mesmo? O que você pode fazer para mudar isso?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Conte-me uma
situação em que você acha que perdeu seu controle emocional e uma que você
tenha lidado de maneira emocionalmente inteligente.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Como você pode
ser um aluno melhor? E um filho melhor? E um amigo melhor?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- O que você
ganharia sendo melhor?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 2:
TEMA GERADOR: Minha Família e sua Família na
construção do meu projeto de vida
(Vídeo: APP – Centro de Mídias de São Paulo
CMSP 29/04/2020)
1-
Passo: Assistir o
Vídeo e/ou rever novamente o vídeo do dia 29/04/2020 no aplicativo CMSP (CENTRO
DE MÍDIAS DE SÃO PAULO) – Projeto de Vida do 6º ano.
2-
Passo: Refletir
sobre o Vídeo e depois responder as questões propostas.
Atividade 2
Tema gerador: Minha Família e sua importância na construção
do meu projeto de vida.
Assistam a
Vídeo-Aula do Centro de Mídias, façam uma reflexão e respondam as questões.
- Onde você está
com relação ao seu sonho? Está perto ou longe de alcançá-lo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Aonde você
quer chegar? Qual é o seu sonho?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Quais são as
expectativas da sua família a seu respeito e quais as suas expectativas?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Essas
expectativas influenciam nas suas decisões?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Como você pode
fazer para construir sua própria história?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
DEVOLUTIVAS E
AVALIAÇÃO: As devolutivas serão realizadas através de
e-mail (de cada Professor) e acompanhamento através do Blog da Escola.
OBSERVAÇÕES: - Cada aluno deverá enviar as respostas das atividades através do
e-mail
e não se esquecer de colocar o (nome completo e Ano da Turma);
Exemplo: Roberto Carlos de Oliveira - 6ºA
- Seguir o roteiro das atividades propostas (leitura, análise do texto e
responder as questões das atividades I e II);
- Realizar as atividades com empenho e dedicação;
- Não deixar de entregar as atividades.
Atividades de Tecnologia e Inovação
Disciplina: Tecnologia e Inovação
|
Série/Turma: Ensino Fund.
|
|
Professores Responsáveis: Robson Assis / Silvia Castro / Cícera Lusinete
|
||
Quantidade de aulas: 05
|
Período: Semana de 27 abril a 29 de maio de 2020
|
|
OBJETIVOS: - Compreender o que são Fake News;
- Compreender como se prevenir de Fake News;
- Entender a intenção dos indivíduos que criam
e compartilham as mesmas;
- Compreender as responsabilidades
consequentemente adquiridas ao utilizar as tecnologias de informação e
comunicação.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Pesquisar na internet, livros, revistas, fazer
as atividades no próprio documento ou responder as questões no caderno,
fotografá-las e enviar para o e-mail do respectivo professor.
NÚMERO
DE AULAS: 04
aulas
|
Responda:
1-
O que
são Fake News?
2- Você já recebeu ou viu alguma Fake News?
Relate essa experiência.
3-
Quais os
objetivos das pessoas que criam e compartilham essas notícias?
4-
Você acredita
que todos que compartilham notícias falsas fazem isso com má intenção?
Justifique:
|
ATIVIDADE
2
(SEMANA
DE ESTUDO INTENSIVO)
|
NÚMERO
DE AULAS: 01 aula
|
Responda:
1-
Abaixo,
vemos uma das diversas Fake News que circulam nas redes sociais durante esse
período de pandemia de COVID-19.
Agora é
sua vez! Pesquise, ou relate algumas Fake News que você ouviu, ou viu em
alguma rede social:
2- Cite pelo menos 3 atitudes eficazes para evitar a propagação de Fake News: |
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: Digitar as respostas no próprio documento, ou
fazer as atividades no caderno, fotografar e enviar para o e-mail do seu
respectivo professor:
Professora Silvia: silvia2grht@yahoo.com.br / WhatsApp 11984994866 (somente para
assuntos relativos às atividades).
OBSERVAÇÕES: As atividades
deverão ser entregues via E-MAIL,
porém, os alunos que não possuem acesso a esses recursos, devem registrar as
atividades em uma folha para entregar na ESCOLA
nos dias 22 e 25 de maio das 10h30 até 13horas.
Não se esqueça de
colocar o nome e a série na atividade.
OBJETIVOS: Espera-se que o aluno saiba elaborar o projeto dentro do tema proposto, a fim de ampliar conhecimentos para a abertura de novas experiências.
ELETIVAS
Série/Turma: Ensino Fundamental e Ensino Médio
|
|
Professores das
Eletivas
|
|
Quantidade de
aulas: 10
|
Período: Semana de 27 de abril a 29 de maio de 2020
|
Professor(es)
|
E-mail
|
Eletivas:
|
Bernardo
|
“Café com
Pimenta”
|
|
Cesar
|
“Histórias em
quadrinhos”
|
|
Cícera
|
“Inclusão Social”
e “Preservação Ambiental”
|
|
Diego
|
“Regiões
brasileiras” (a cultura desenvolvida em cada região)
|
|
Edna
|
professora.edna31@gmail.com
|
“Pare, Pense e
Crie" – Reciclagem
|
Edson
|
edson.aquino@etec.sp.gov.br
|
“Matemática
Financeira”
|
Eliane
|
“Sustentabilidade”
(lixo eletrônico e reciclagem)
|
|
Élida
|
elidapaula@professor.educacao.sp.gov.br
|
“Libras ” (mãos
que falam)
|
Everly
|
“Abstrair para
não surtar ”
|
|
Francilene
|
mafrancilene47@yahoo.com.br
|
“Cuidando do seu
Pet ”
|
Hugo
|
hugo.franco.oliveira20@gmail.com
|
“Quero ser rico”
e “Se for chover, que chova”
|
Izabel
|
izabelcristinabertagna@gmail.com
|
“Redação nota mil
”
|
Luiz Queiroz
|
luizq@professor.educacao.sp.gov.br
|
“Geometria do
Tangram”
|
Márcia
|
marcinha_fut2@hotmail.com
|
“A História da
música no Brasil”
|
Mazzeti
|
professoramazzeti@gmail.com
|
“Xadrez ”
|
Olieny
|
“Música de
periferia” (Forró, Funk e Rap)
|
|
Robson
|
profrobsonassis@hotmail.com
|
“Diferenças ” e
“Sem vergonha “
|
Rosemar
|
profrosemarlima@gmail.com
|
“Atitude e saúde
”
|
Silvia
|
silvia2grht@yahoo.com.br
|
“Nem tudo que
reluz é ouro”(Fake news)
|
Sônia
|
“Jardim da Cura”
|
|
Soraia
|
vindilino@prof.educacao.sp.gov.br
|
“Sociologia no
ENEM ”
|
Zuleima
|
zuleima.vizibelli@gmail.com
|
“Matemusica a
magia das notas musicais”
|
OBJETIVOS: Espera-se que o aluno saiba elaborar o projeto dentro do tema proposto, a fim de ampliar conhecimentos para a abertura de novas experiências.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Internet, revistas,
livros, e programas de TV.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
Questão 1: Sobre o
tema trabalhado na sua Eletiva, pesquise forma de aplicá-la no
cotidiano/sociedade, e disserte sobre.
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: A devolutiva deverá
ser feita através do e-mail do professor descrito no blog, ou quando
retomarmos.
Avaliação será feita de acordo com a participação dos alunos.
Pessoal, se atentar para a data de entrega das atividades.
ResponderExcluirMEU NOME KIMBERLY A MATERIA E GEOGRAFIA FROFESSOR REINALDO.Eu não tenho esse livro de Geografia porém não consegui fazer as atividades de Geografia.
ResponderExcluirComo devo fazer as atividades no caderno ou na apostilas?
ResponderExcluirEsta ficando muito difícil para nos pais e as crianças meu filho tinha feito o primeiro roteiro já enviou a gente vem acompanhando já um bom tempo e nao encontrou mais anda agora já aparece ao entrar esse projeto de vida desde o dia 19/05 sendo que entramos dia 20 so tinha as atividades , agora ele vai ter que fazer tudo correndo nem sei se esta mais recebendo pra tentar enviar , esse blog precisa ser melhorada tem dia que as atividades estão organizadas outros já nao, fica difícil de entender
ResponderExcluirPreciso das atividades do segundo bimestre , pára o sexto ano f . não consegui achar , alguém me ajuda pôr favor , obrigada.
ResponderExcluir