Arquivo do blog

quinta-feira, 7 de maio de 2020

6º ANO - ROTEIRO 1


SALA DE 6ºANO


Queridos estudantes!


Desejamos que todos estejam bem e que permaneçam respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde.

 Durante o período de suspensão das aulas devido ao Covid-19, é fundamental darmos continuidade aos estudos e, para que isso aconteça, os professores elaboraram roteiros de estudos para que sejam realizados em casa.

O registro de presença nas aulas continuará ocorrendo enquanto as escolas estiverem sem atividade presencial e será realizado pelo professor a partir da sua participação nos grupos de discussão virtual no aplicativo do CMSP e da realização de atividades que estão sendo postadas no blog da nossa escola. Sendo assim, é extremamente importante que essas atividades sejam realizadas e entregues conforme orientação. Seus trabalhos serão registrados por cada professor e arquivados na escola.
Para terem acesso as atividades cliquem no link disponibilizado. Essas atividades correspondem a semana de 27 de abril a 08 de maio.  Em breve enviaremos as atividades para as próximas semanas. Fiquem sempre atentos.  
Agradecemos a participação e dedicação de vocês, juntos iremos vencer mais esse desafio.

Um grande abraço de toda a equipe escolar.
Saudades.


Para a realização das atividades


Sempre inicie as atividades que serão entregues com essas informações:

E.E. PALMIRA GRASSIOTO FERREIRA DA SILVA
Seu nome completo:__________nº_____ Ano/ Série   ___/____/2020   
       
(NOME DA DISCIPLINA) – (Nome do seu professor)


Preferencialmente, seguindo as orientações de cada professor, realizem as atividades em folha separada, pois em algum momento pediremos para que as entreguem.

A escola distribuiu um kit de materiais e, através dos roteiros de estudos, seus professores poderão solicitar que realizem as atividades que constam nesses materiais. Façam da melhor maneira que conseguirem e caso tenham alguma dúvida, façam as suas anotações que serão esclarecidas pelos  seus professores em momento oportuno.

Nesse kit está incluso a Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP) de Língua Portuguesa e Matemática. Pedimos para que realizem com dedicação e, também, haverá um momento que a escola irá solicitar  a sua entrega.

Se o seu professor solicitou o envio das atividades por e-mail, você precisará fazer a correta identificação no momento que for encaminhar a sua tarefa. Deverá colocar a série e o nome, nessa ordem e usar letra maiúscula.
Exemplo: 3B-ROBERTO CARLOS DA SILVA



ATENÇÃO

As atividades serão realizadas por todos os alunos, porém o envio das respostas deverá ser encaminhadas para o e-mail do seu professor. E se, por enquanto, o seu professor não indicou um e-mail para o envio, faça a sua tarefa e aguarde novas orientações de como elas serão entregues.

IMPORTANTE: Se você conhecer algum aluno que não tenham acesso as atividades através do blog da nossa escola e através dos nossos grupos de WhatsApp peça, por gentileza, que entrem em contato com a nossa escola através dos telefones: 4121 18 48   


ROTEIROS DE ESTUDOS


Ao clicar no link abaixo você terá acesso as atividades preparadas para a semana de 27 de abril a 08 de maio.

https://drive.google.com/file/d/1hhbplcK_345OAZOHY96Wf39NqQwN3Xbs/view?usp=sharing



Atividades de Projeto de Vida


Disciplina: PROJETO DE VIDA
Série/Turma: 6º ano A, B, C, D, E, F, G, H
Professor(es): Olieny, Silvia, Zuleima, Mazzeti, Francilene, Alexandre
Quantidade de aulas: 10
Período: 27 de abril até 29 de maio de 2020
 
OBJETIVOS: - Exercitar o autoconhecimento e compreender como as nossas emoções podem interferir no processo de busca pelo nosso projeto de vida.
- Estabelecer as relações de participação no contexto familiar e social.   
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: - Caderno Universitário (para rascunho ou para descrição de eventuais dúvidas).
- Caderno do Aluno: PROJETO DE VIDA – 1º Bimestre do 6º ano (para auxiliar no desenvolvimento das Habilidades página 71.)

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
Atividade I
1-    Passo: Fazer a leitura do texto: Inteligência Emocional
2-    Passo: Procurar compreender o que esse texto está informando, isto é, qual é o assunto principal do texto?
3-    Responder as questões, logo após a leitura do texto.


ATIVIDADE 1: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Como nossas emoções podem interferir no nosso sucesso?

Todos os dias somos tomados por diferentes sentimentos e reagimos a esses sentimentos de diferentes formas. Às vezes ficamos com raiva, outras vezes ficamos felizes, ansiosos, tristes etc. Muitas pessoas no momento da raiva ou quando se sentem contrariadas “explodem”, gritam, agridem, outras se calam, outras choram. Mas qual a melhor maneira para reagirmos diante de sentimentos tão distintos e às vezes inesperados.
Quando lidamos melhor com os nossos sentimentos, quando sabemos escolher como agir da melhor forma diante de um sentimento ruim, chamamos isso de inteligência emocional.
Todos sabem que o medo é um sentimento que paralisa, se tivermos consciência dos nossos medos e refletirmos como fazermos diante de uma situação de medo, não ficaremos paralisados.
A maturidade emocional é quando uma pessoa tem atitudes maduras, é quando ela aprendeu a lidar com as emoções de uma forma madura, sem exageros, sem perder o controle da situação.
Conhecer-nos é uma importante ferramenta para atingirmos a inteligência emocional. Conhecer o que nos deixa com raiva, com alegria, o que esperamos dos outros (a não correspondência gera frustração), o que nos dá medo, pode fazer com que esperemos esses sentimentos em determinados momentos, por exemplo: Se eu espero que minha melhor amiga me cumprimente no meu aniversário e ela esquece, ficarei frustrada, sabendo disso vou me preparar para a frustração caso ela não me cumprimente; se eu não estivesse preparada poderia depois da frustração ficar com raiva e ficar sem falar com a minha amiga por um tempo, mas quando me preparo pra isso vou entender que pode ter acontecido algo que a fez esquecer do meu aniversário, e que nem é algo tão importante assim diante da nossa amizade, isso é inteligência emocional.
Texto baseado nas atividades do psicanalista Leo Fraiman, por Rita de Cássia.

Agora vamos colocar em prática.
  1. Enumere características que tem a ver com você, como: Alegre, inteligente, rabugento (a), brincalhão, triste, sociável, educado (a), carinhosa (o), estudioso (a), simpático (a), criativa (o), bravo (a), extrovertido (a), preguiçoso (a) entre outras.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. O que te incomoda mais em você mesmo? O que você pode fazer para mudar isso?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Conte-me uma situação em que você acha que perdeu seu controle emocional e uma que você tenha lidado de maneira emocionalmente inteligente.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Como você pode ser um aluno melhor? E um filho melhor? E um amigo melhor?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. O que você ganharia sendo melhor?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 2:

TEMA GERADOR: Minha Família e sua Família na construção do meu projeto de vida
(Vídeo: APP – Centro de Mídias de São Paulo CMSP  29/04/2020)
1-    Passo: Assistir o Vídeo e/ou rever novamente o vídeo do dia 29/04/2020 no aplicativo CMSP (CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO) – Projeto de Vida do 6º ano.
2-    Passo: Refletir sobre o Vídeo e depois responder as questões propostas.



Atividade 2
Tema gerador: Minha Família e sua importância na construção do meu projeto de vida.
Assistam a Vídeo-Aula do Centro de Mídias, façam uma reflexão e respondam as questões.
  1. Onde você está com relação ao seu sonho? Está perto ou longe de alcançá-lo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Aonde você quer chegar? Qual é o seu sonho?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Quais são as expectativas da sua família a seu respeito e quais as suas expectativas?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Essas expectativas influenciam nas suas decisões?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Como você pode fazer para construir sua própria história?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________


DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: As devolutivas serão realizadas através de e-mail (de cada Professor) e acompanhamento através do Blog da Escola.

Para os alunos da Profª Olieny Ribeiro:
 e-mail : olienyribeirocosta4@gmail.com

Para os alunos da Profª Silvia S. Castro :
 e-mail: Silvia2grht@yahoo.com.br

Para os alunos da Profª Zuleima Vizibelli: 
e-mail: zuleima.vizibelli@gmail.com

Para os alunos da Profª Maria Ap. Mazzeti 
e-mail: professoramazzeti@gmail.com

Para os alunos da Profª Maria Francilene 
 e-mail: mfrancilene47@yahoo.com.br

Para os alunos da Profº Alexandre
 e-mail: torressbc@gmail.com


OBSERVAÇÕES: - Cada aluno deverá enviar as respostas das atividades através do
e-mail e não se esquecer de colocar o (nome completo e Ano da Turma);
Exemplo: Roberto Carlos de Oliveira - 6ºA
- Seguir o roteiro das atividades propostas (leitura, análise do texto e responder as questões das atividades I e II);
- Realizar as atividades com empenho e dedicação;

- Não deixar de entregar as atividades.


Atividades de Tecnologia e Inovação

Disciplina: Tecnologia e Inovação
Série/Turma: Ensino Fund.
Professores Responsáveis: Robson Assis / Silvia Castro / Cícera Lusinete
Quantidade de aulas: 05
Período: Semana de 27 abril a 29 de maio de 2020

OBJETIVOS: - Compreender o que são Fake News;
- Compreender como se prevenir de Fake News;
- Entender a intenção dos indivíduos que criam e compartilham as mesmas;
- Compreender as responsabilidades consequentemente adquiridas ao utilizar as tecnologias de informação e comunicação.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Pesquisar na internet, livros, revistas, fazer as atividades no próprio documento ou responder as questões no caderno, fotografá-las e enviar para o e-mail do respectivo professor.

NÚMERO DE AULAS: 04 aulas

Responda:

1- O que são Fake News?

2- Você já recebeu ou viu alguma Fake News? Relate essa experiência.

3- Quais os objetivos das pessoas que criam e compartilham essas notícias?

4- Você acredita que todos que compartilham notícias falsas fazem isso com má intenção? Justifique:


ATIVIDADE 2
(SEMANA DE ESTUDO INTENSIVO)
NÚMERO DE AULAS: 01 aula

Responda:

1- Abaixo, vemos uma das diversas Fake News que circulam nas redes sociais durante esse período de pandemia de COVID-19.
Agora é sua vez! Pesquise, ou relate algumas Fake News que você ouviu, ou viu em alguma rede social:




















2- Cite pelo menos 3 atitudes eficazes para evitar a propagação de Fake News:

DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: Digitar as respostas no próprio documento, ou fazer as atividades no caderno, fotografar e enviar para o e-mail do seu respectivo professor:
Professor Robson: profrobsonassis@hotmail.com
Professora Cícera: cicerapamella@hotmal.com
Professora Silvia: silvia2grht@yahoo.com.br / WhatsApp 11984994866 (somente para assuntos relativos às atividades).
OBSERVAÇÕES: As atividades deverão ser entregues via E-MAIL, porém, os alunos que não possuem acesso a esses recursos, devem registrar as atividades em uma folha para entregar na ESCOLA nos dias 22 e 25 de maio das 10h30 até 13horas.


Não se esqueça de colocar o nome e a série na atividade.





ELETIVAS



                 
Série/Turma: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Professores das Eletivas
Quantidade de aulas: 10
Período:   Semana de 27 de abril a 29 de maio de 2020



Professor(es)
E-mail
Eletivas:
Bernardo
“Café com Pimenta”
Cesar
“Histórias em quadrinhos”
Cícera
“Inclusão Social” e  “Preservação Ambiental”
Diego
“Regiões brasileiras” (a cultura desenvolvida em cada região)
Edna
professora.edna31@gmail.com
“Pare, Pense e Crie" – Reciclagem
Edson
edson.aquino@etec.sp.gov.br
“Matemática Financeira”
Eliane
“Sustentabilidade” (lixo eletrônico e reciclagem)
Élida
elidapaula@professor.educacao.sp.gov.br
“Libras ” (mãos que falam)
Everly
“Abstrair para não surtar ”
Francilene
mafrancilene47@yahoo.com.br
“Cuidando do seu Pet ”
Hugo
hugo.franco.oliveira20@gmail.com
“Quero ser rico” e “Se for chover, que chova”
Izabel
izabelcristinabertagna@gmail.com
“Redação nota mil ”
Luiz Queiroz
luizq@professor.educacao.sp.gov.br
“Geometria do Tangram”
Márcia
marcinha_fut2@hotmail.com
“A História da música no Brasil”
Mazzeti
professoramazzeti@gmail.com
“Xadrez ”
Olieny
“Música de periferia” (Forró, Funk e Rap)
Robson
profrobsonassis@hotmail.com
“Diferenças ” e “Sem vergonha “
Rosemar
profrosemarlima@gmail.com
“Atitude e saúde ”
Silvia
silvia2grht@yahoo.com.br
“Nem tudo que reluz é ouro”(Fake news)
Sônia

“Jardim da Cura”
Soraia
vindilino@prof.educacao.sp.gov.br
“Sociologia no ENEM ”
Zuleima
zuleima.vizibelli@gmail.com
“Matemusica a magia das notas musicais”


OBJETIVOS: Espera-se que o aluno saiba elaborar o projeto dentro do tema proposto, a fim de ampliar conhecimentos para a abertura de novas experiências.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Internet, revistas, livros, e programas de TV.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
Questão 1: Sobre o tema trabalhado na sua Eletiva, pesquise forma de aplicá-la no cotidiano/sociedade, e disserte sobre.

DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: A devolutiva deverá ser feita através do e-mail do professor descrito no blog, ou quando retomarmos.

Avaliação será feita de acordo com  a participação dos alunos.




5 comentários:

  1. Pessoal, se atentar para a data de entrega das atividades.

    ResponderExcluir
  2. MEU NOME KIMBERLY A MATERIA E GEOGRAFIA FROFESSOR REINALDO.Eu não tenho esse livro de Geografia porém não consegui fazer as atividades de Geografia.

    ResponderExcluir
  3. Como devo fazer as atividades no caderno ou na apostilas?

    ResponderExcluir
  4. Esta ficando muito difícil para nos pais e as crianças meu filho tinha feito o primeiro roteiro já enviou a gente vem acompanhando já um bom tempo e nao encontrou mais anda agora já aparece ao entrar esse projeto de vida desde o dia 19/05 sendo que entramos dia 20 so tinha as atividades , agora ele vai ter que fazer tudo correndo nem sei se esta mais recebendo pra tentar enviar , esse blog precisa ser melhorada tem dia que as atividades estão organizadas outros já nao, fica difícil de entender

    ResponderExcluir
  5. Preciso das atividades do segundo bimestre , pára o sexto ano f . não consegui achar , alguém me ajuda pôr favor , obrigada.

    ResponderExcluir