SALA DE 9ºANO
Queridos estudantes!
Desejamos que todos estejam bem e que permaneçam respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde.
Durante o período de suspensão das aulas devido ao Covid-19, é fundamental darmos continuidade aos estudos e, para que isso aconteça, os professores elaboraram roteiros de estudos para que sejam realizados em casa.
O registro de presença nas aulas continuará ocorrendo enquanto as escolas estiverem sem atividade presencial e será realizado pelo professor a partir da sua participação nos grupos de discussão virtual no aplicativo do CMSP e da realização de atividades que estão sendo postadas no blog da nossa escola. Sendo assim, é extremamente importante que essas atividades sejam realizadas e entregues conforme orientação. Seus trabalhos serão registrados por cada professor e arquivados na escola.
Para terem acesso as atividades cliquem no link disponibilizado. Essas atividades correspondem a semana de 27 de abril a 08 de maio. Em breve enviaremos as atividades para as próximas semanas. Fiquem sempre atentos.
Agradecemos a participação e dedicação de vocês, juntos iremos vencer mais esse desafio.
Um grande abraço de toda a equipe escolar.
Saudades.
Para a realização das atividades
Sempre inicie as atividades que serão entregues com essas informações:
E.E. PALMIRA GRASSIOTO FERREIRA DA SILVA
Seu nome completo:__________nº_____ Ano/ Série ___/____/2020
(NOME DA DISCIPLINA) – (Nome do seu professor)
Preferencialmente, seguindo as orientações de cada professor, realizem as atividades em folha separada, pois em algum momento pediremos para que as entreguem.
A escola distribuiu um kit de materiais e, através dos roteiros de estudos, seus professores poderão solicitar que realizem as atividades que constam nesses materiais. Façam da melhor maneira que conseguirem e caso tenham alguma dúvida, façam as suas anotações que serão esclarecidas pelos seus professores em momento oportuno.
Nesse kit está incluso a Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP) de Língua Portuguesa e Matemática. Pedimos para que realizem com dedicação e, também, haverá um momento que a escola irá solicitar a sua entrega.
Se o seu professor solicitou o envio das atividades por e-mail, você precisará fazer a correta identificação no momento que for encaminhar a sua tarefa. Deverá colocar a série e o nome, nessa ordem e usar letra maiúscula.
Exemplo: 3B-ROBERTO CARLOS DA SILVA
ATENÇÃO
As atividades serão realizadas por todos os alunos, porém o envio das respostas deverá ser encaminhadas para o e-mail do seu professor. E se, por enquanto, o seu professor não indicou um e-mail para o envio, faça a sua tarefa e aguarde novas orientações de como elas serão entregues.
IMPORTANTE: Se você conhecer algum aluno que não tenham acesso as atividades através do blog da nossa escola e através dos nossos grupos de WhatsApp peça, por gentileza, que entrem em contato com a nossa escola através dos telefones: 4121 18 48
ROTEIROS DE ESTUDOS
ARTE - Professora: EVERLY
Quantidade de aulas: 04
OBJETIVOS: Propiciar a prática de processos criativos e a
exploração da materialidade por meio da produção de uma tira, composta em três
quadros.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Caderno de desenho
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
Vocês
criarão uma narrativa visual. Antes do rompimento das aulas, eu estava
explicando que narrativas visuais são formas de expressão por meio de
ilustrações, pinturas, colagens, HQs, tiras, imagens em movimento, fotografias,
entre outras linguagens predominantemente visuais. Essas narrativas podem
contar histórias com começo, meio e fim, como é o caso de muitas HQs, tiras,
séries fotográficas e filmes.
Abaixo
colocarei exemplos de algumas tiras, como Mafalda, de Quino, Calvin &
Haroldo, de Bill Watterson, tiras de
jornais, como as de Laerte, Allan Sieber...
A tira é
um gênero textual que teve origem nos Estados Unidos como passatempo dos
leitores de jornal. Seu tamanho curto está relacionado ao pouco espaço
destinado a elas nos jornais.
Observem
que as tiras apresentam:
1º
quadro: início de uma situação
2º
quadro: ápice da situação
3º
quadro: quebra da expectativa construída, que gera o humor.
Agora é
sua vez!
1º- Desenvolva no seu caderno de desenho, uma
tira com três quadros, com começo, meio e fim e, se possível, trabalhando o humor
por meio da quebra da expectativa. (tema livre)
2º
- Desenvolva uma segunda tira, agora com o tema “Pandemia Corona vírus”
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: As
atividades devem ser fotografadas e enviada pelo e-mail da professora: everlyescola@yahoo.com
Quem não
tiver esses recursos, deve manter o caderno em ordem para apresentar no retorno
presencial.
OBSERVAÇÕES: Se vocês
tiverem grupos de WhatsApp da sala, por favor postarem essas informações.
CIÊNCIAS - Professor: Bernardo
Quantidade de aulas: 08
OBJETIVOS:- Entender as ideias de
Mendel sobre fatores hereditários, gametas, segregação e fecundação na
transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
Identificar as distinções entre Daltonismo e Lamarckismo.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Internet, revistas, livros e programas de Tv.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS: Através
da exibição das vídeo aulas correspondentes, presentes no Facebook e no canal:
Prof. Bernardo Alcantarilha, os alunos foram instruídos a relatarem os
processos ocorridos e concluir, escrevendo o que entenderam, sobre o conteúdo.
Enquanto isso, eu fico à disposição, online, no Facebook e no Messenger, para
tirar dúvidas.
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: As
Atividades serão escritas nas folhas do caderno, devidamente enumeradas.
Deverão conter: Nome, número e ano/série nos dois lados de cada folha. Os
alunos tirarão fotos das folhas e me enviarão pelo Messenger do Facebook (fase
experimental). Eles estão me dando devolutivas sobre o canal de envio. Se não
for abrangente, disponibilizarei também, um e-mail, para as entregas.
OBSERVAÇÕES: Digitalizei
as notas (de 1 a 10) e também a minha assinatura. Já estou corrigindo as
primeiras Atividades. Os alunos que não possuem acesso à internet, deverão
realizar suas atividades e entregar no retorno das aulas ao seu professor.
EDUCAÇÃO FÍSICA - Professora: Rosemar
Quantidade de aulas: 04
OBJETIVOS: Compreender a lógica interna dos esportes de marca e
invasão.
Desenvolver a relação com os componentes de jogo do
handebol, retomada de conteúdo.
MATERIAIS
E RECURSOS NECESSÁRIOS: Observar as
imagens, fazer a atividade no
caderno , fotografa-las e enviar para o e-mail da professora: profrosemarlima@gmail.com
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS:
Ø RESPONDA
AS QUESTÕES A SEGUIR:
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: Fazer a atividade no caderno, fotografar ou
digitar e enviar para o e-mail da professora:
profrosemarlima@gmail.com
Os alunos que não tiverem acesso à internet
deverão realizar suas atividades e entregar aos seus professores no retorno das
aulas presenciais.
OBSERVAÇÕES: As atividades deverão ser entregues via
e-mail, para os alunos que não possuem acesso a esses recursos, devem registrar
as atividades no caderno e no retorno das aulas presenciais registrarei a
menção das atividades.
As pesquisas que foram solicitadas no início
do bimestre sobre Handebol e Capacidades Físicas também podem ser enviadas por
e-mail ou aguardar o retorno das aulas presenciais.
NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR o
NOME, NÚMERO E A SÉRIE CORRESPONDENTE NO ASSUNTO DO EMAIL
GEOGRAFIA - Professores: Antônio e Cauan
Quantidade de aulas: 08
OBJETIVOS: A expectativa é que os
alunos desenvolvam algumas habilidades dentro da cartografia e da leitura a integração
mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Desenhar
mapa da Europa e colocar os nomes dos lugares, trabalhar a linguagem dos mapas
no livro didático e na apostila do aluno.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS: Desenhar
mapas, trabalhar a linguagem dos mapas (cartografia). No livro didático e na
apostila do aluno.
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: Os alunos deverão responder as atividades em
folha separada com nome, número e série.
Entregar no retorno das aulas presenciais ao seu professor ou por e-mail;
Prof. Antônio: aolimpiosilva@uol.com.brProf. Cauan: cauanparajara@yahoo.com.br
OBSERVAÇÕES: Utilizar
como material de apoio o seu caderno, livros, apostilas e internet.
HISTÓRIA- Professora: Soraia
Quantidade de aulas: 08
OBJETIVOS:
Desenvolver autonomia na busca, selecionar e organizar informações por
meio de pratica de pesquisa, interpretar e relacionar informações e realizar
análises de momentos históricos.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Imagens, texto, pesquisa em
diferentes fontes.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS: Análise de imagens; Leitura de textos.
Produção de texto
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: Atividades serão devolvidas assim que possível
corrigida. Deveram se entregues no blog
da escola. Ou pelo e-mail: vindilino@prof.educacao.sp.gov.br para
serem avaliadas até dia 20 de maio de 2020
OBSERVAÇÕES: Os
alunos devem fazer registros no seu caderno das aulas assistidas pela teve ou
pelo centro de mídia de SP (app), formulando assim seu material de estudo e
pesquisa.
De acordo
com o esquema (acima), a articulação de processos diferentes contribuiu para o
fim da monarquia brasileira: o descontentamento de parte da elite com o governo,
a participação dos militares na política e o avanço das ideias republicanas.
Explique como cada um desses processos foi relevante para a Proclamação da
República brasileira.
Resposta:
______________________________________________________________________________.
2.
De acordo
com o esquema, a República oligárquica se definiu com base na primeira
Constituição republicana e por meio de um modelo de organização política
estabelecida a partir de 1894. Quais são as principias características do
regime estabelecido no Brasil nesse período. Construa um resumo de sua
pesquisa.
INGLÊS - Professora: Paula
Quantidade de aulas: 04
OBJETIVOS: Compreender e interpretar
diferentes tipos de textos, reconhecer o uso dos tempos verbais e localizar
informações específicas.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Caderno
para copiar e responder às questões.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS: O aluno
deve copiar as questões e responder no caderno. Colocar seu nome, número e turma.
Atividades
Texto 01
PELÉ – Edson Arantes do Nascimento (1940-)
Brazilian soccer player Edson Arantes do Nascimento
was born in 1940, in Três Corações, Minas Gerais, Brazil. His nickname, Pelé,
was given to him in his childhood. As a teenager, he played for a soccer club
in Bauru, in São Paulo. After that, in 1956, he joined Santos Futebol Clube, a
major league club. After two years, at the age of 17, Pelé led the Brazilian
national team into victory in the World Cup. He scored two goals and the team defeated
Sweden in the final. Pelé scored his 1000 th goal in a professional game on
November 19 th , 1969, against Vasco da Gama, in the Maracanã stadium, in Rio
de Janeiro. It was a highlight in a memorable career, which included three
World Cup championships, in 1958, 1962 and 1970.
1-Complete a tabela de acordo com o texto:
Full name: ____________________
Nickname: ____________________
Year of birth: _________________
Place of birth: ________________
2-Retire do texto:
a) 2 verbos regulares no tempo passado
simples: ________________________
b) 2 verbos irregulares no tempo passado
simples: _______________________
Texto 02
Circule o verbo correto.
Ayrton Senna (was born / died) on March 21 st , 1960,
in São Paulo, Brazil. He (was / had) a famous car racer and (win / won) three
world championships. Over his 10-year period in Formula One, he (starts /
started) in pole position 40% of the time and he (is / was) the winner 25% of
the races. He (was born / died) on May 01 st , 1994, in an accident during a
race in Imola, Italy.
I-Relacione perguntas e respostas:
a) Who did you meet this morning? 1.( ) Last Saturday.
b) What did Rafaela buy in the supermarket? 2.( ) In
the bakery.
c) Where were you yesterday? 3.( ) Sabrina.
d) How did Renato feel with that problem? 4.( )
Because it was very old.
e) When did Mariana arrive in Bahia? 5.( ) Meat and
vegetables.
f) Why did Paulo change his car? 6.( )
Nervous.
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: Os
alunos devem tirar fotos das atividades realizadas e enviar para o e-mail: profpalmirapaula2020@gmail.com
OBSERVAÇÕES: O aluno
deve consultar o caderno ou fontes seguras.
LÍNGUA PORTUGUESA - Professoras: Zenilda, Sandra G., Isabel e Nicélia
Quantidade de aulas: 12
OBJETIVOS: Compreender que os enunciados propostos são
desenvolvidos por meio do encadeamento de ideias, de modo a sequenciar
progressivamente tanto as informações explícitas quanto aquelas subentendidas
dos textos (informações implícitas). - Aprimorasse suas capacidades de
interpretação textual. Produzir textos
coerentes e coesos que apresentam raciocínio lógico devidamente estruturado e
conseguir reconhecer as características do gênero artigo de opinião.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Responder
a lápis, caneta, folhas avulsas; -
Usar o caderno do aluno, página 11 e 12.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS: Fazer a leitura e interpretação das atividades
solicitadas e responder de acordo com a proposta; Responder os exercícios do
caderno do aluno página 11 e 12, exercícios 2, até a letra N. Elaborar a estrutura do artigo de opinião de
acordo com a explicação que foram dadas em sala de aula; Essas atividades serão
para as 12 aulas não presenciais
Leitura e análise de textos e
produção textual
As várias faces da violência
1- Observe a charge
para responder as questões abaixo:
a)
Que sentimentos são transmitidos pela
expressão facial e pelo gesto da mãe?
b)
A menina compartilha com os mesmos sentimentos
da mãe? Por quê?
c)
Para onde a menina está indo? Que elementos
fazem você deduzir isso?
d)
Na imagem, há dois elementos que não se
relacionam ao contexto escolar. Quais são eles?
e)
Que crítica social essa charge revela? Você
concorda ou discorda com a crítica feita pelo cartunista?
2- Você acha que é possível acabar com a
violência em nossa sociedade? Por quê?
____________________________________________________________________________________
Ø
Leia o texto abaixo:
Puro preconceito
É razoável que as pessoas tenham medo de
assaltos. Eles se tornaram rotina nos centros urbanos e, por vezes, têm
consequências fatais. Faz todo sentido, portanto, acautelar-se, evitar algumas
regiões em certos horários e, até evitar pessoas que pareçam suspeitas.
E quem inspira desconfiança é, no imaginário
geral, mulato ou negro. Se falar com sotaque nordestino, torna-se duplamente
suspeito. Pesquisa feita em São Paulo, contudo, mostra que essas ideias não têm
base na realidade. Não passam de preconceito na acepção literal do termo. Dados
obtidos de 2901 processos de crimes contra o patrimônio (roubo e furto) entre
1991 e 1999 revelam que o ladrão típico de São Paulo é branco (57% dos crimes)
e paulista (62%).
Os negros, de acordo com a pesquisa,
respondem por apenas 12% das ocorrências. Baianos e pernambucanos, juntos, por
14%.
O estudo é estatisticamente significativo. Os
2901 processos correspondem a 5% do total do período. É claro que algum racista
empedernido do poderia levantar objeções metodológicas contra o estudo. Mas,
por mais frágil que fosse a pesquisa, ela já serviria para mostrar que o
vínculo entre mulatos, negros, nordestinos e assaltantes não passa de uma
manifestação de racismo, do qual, aliás, o brasileiro gosta de declarar-se
isento. (...)
(Fonte: Folha de São Paulo, 06 de março de 2001. 27)
3- O texto defende a ideia de que é falsa a
relação suposta pelas pessoas entre a cor da pele, a origem e o grau de
periculosidade de um indivíduo. Para defender esse ponto de vista são
apresentados:
a)
Opiniões de policiais. b) O parecer do
jornal.
c)
Dados estatísticos. d) Depoimento
das vítimas.
Ø
Leia o texto a seguir e responda as questões
4, 5 e 6:
Sou contra a redução da
maioridade penal
A brutalidade cometida contra os dois jovens
em São Paulo reacendeu a fogueira da redução da idade penal. A violência seria
resultado das penas que temos previstas em lei ou do sistema de aplicação das
leis? É necessário também pensar nos porquês da violência já que não há um
único crime.
De qualquer forma, um sistema socioeconômico
historicamente desigual e violento só pode gerar mais violência. Então, medidas
mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o
problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais
condizentes com os valores que defendemos. Defendo uma sociedade que cometa
menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do 22 Língua Portuguesa –
Anos Finais do Ensino Fundamental - Prova Brasil - 2009 mundo houve experiência
positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso
não diminuirá a violência e formará mais quadros para o crime. Além disso,
nosso sistema penal como está não melhora as pessoas, ao contrário, aumenta sua
violência. O Brasil tem 400 mil trabalhadores na segurança pública e 1,5 milhão
na segurança privada para uma população que supera 171 milhões de pessoas. O
problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la. Sou contra a
redução da idade penal porque tenho certeza de que ficaremos mais inseguros e
mais violentos.
Sou contra porque sei que a possibilidade de
sobrevivência e transformação destes adolescentes está na correta aplicação do
ECA. Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de
adolescentes que violaram a lei. Agora não podemos esperar que adolescentes
sejam capturados pelo crime para, então, querer fazer mau uso da lei. Para
fazer o bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade. Sou contra
toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado.
Mas reduzir a idade penal, além de ineficiente para atacar o problema,
desqualifica a discussão. Isso é muito comum quando acontecem crimes que chocam
a opinião pública, o que não respeita a dor das vítimas e não reflete o tema
seriamente.
Problemas complexos não serão superados por
abordagens simplórias e imediatistas. Precisamos de inteligência, orçamento e,
sobretudo, um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em
todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam
sair do caminho que os leva lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir
um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.
(Fonte: ROSENO, Renato.
Coordenador do CEDECA - Ceará e da ANCED - Associação Nacional dos Centros de
Defesa da Criança e do Adolescente.)
4. Identifique o tema central trabalhado no texto:
a)
Desigualdade Social. b) Maioridade
Penal.
c)
Preconceito.
d) Violência.
5. Com base na leitura do texto, assinale a
alternativa que expressa a opinião do autor e não um fato narrado:
a) O Brasil tem 400 mil trabalhadores na
segurança pública e 1,5 milhão na segurança privada para uma população que
supera 171 milhões de pessoas.
b) No [ECA] estão previstas seis medidas
diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei.
c) Precisamos de inteligência, orçamento e,
sobretudo, um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em
todas as suas formas.
d) A
brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu a fogueira da
redução da idade penal.
6. A que gênero pertence o texto lido:
a) Uma entrevista. b)
Um artigo de opinião.
c) Um texto de divulgação científica. d) Um depoimento pessoal.
Ø Leia para responder as questões,
7,8,9 e 10
(Disponível em: http://www.telaquente.com.br/site/index.php.)
7 – No terceiro
quadrinho, a expressão “A partir de agora” introduz uma mudança de comportamento
do garoto. Identifique-a:
____________________________________________________________________________________
8 – A afirmação de Charlie Brown no último quadrinho
demonstra:
a) o seu compromisso com o amigo.
b) a sua insatisfação com os programas televisivos.
c) a incoerência de sua atitude.
d) a sua alegria em escrever para o amigo.
Nas questões 3 e 4, identifique a ideia introduzida pelo termo
destacado:__________________________
9 – “[…] fazendo coisas como ler
livros e escrever cartas.”.
a) comparação
b) explicação
c) prioridade
d) exemplificação
10– “Tenho que terminar agora porque meu
programa favorito vai começar.”.
a) causa
b) consequência
c) tempo
d) afetividade
Produção textual:
Com base na explicação feita em sala de aula sobre” Artigo de Opinião”,
vocês irão elaborar um texto com base na comanda abaixo.
Cada vez mais a tecnologia é fundamental em nossas vidas. Considerando o
momento atual de pandemia, onde nossos lares se tornaram salas de aula, é de
extrema relevância o uso das redes sociais.
Pensando como tudo mudou e a internet é um recurso relevante para nossa
aprendizagem, escreva um “Artigo de Opinião” sobre suas aulas ministrada
através das mídias sociais.
Só para revisar:
Em um artigo de opinião, o autor tem por objetivo defender seu
ponto de vista e criticar com os quais entre em conflitos. Por isso, constrói
um texto que analise uma série de fatores relacionados ao assunto, destacando
diferentes discurso.
Na introdução do texto, o autor deve situar o leitor sobre o tema
abordado e posicionar-se a respeito dele, ou seja, deve apresentar a tese.
Um parágrafo de 4 a 5 linhas.
Durante o desenvolvimento do artigo, devem ser apresentados os
argumentos e contra-argumentos (causa, consequência, dados, fatos, exemplos
etc.) que fundamentam sua tese, de modo que o leitor considere coerente o ponto
de vista defendido pelo autor.
De três a quatro parágrafos de 4,5, ou 6 linhas cada.
No último ou nos últimos parágrafos do texto, o autor deve apresentar
uma conclusão acerca do assunto discutido. Nessa parte, é comum que o
autor retome e reforce a tese ou apresenta uma proposta de intervenção para a
situação-problema apresentada.
De um a dois parágrafos.
Observação:
- Faça um rascunho, depois passa a limpo a caneta azul ou preta;
- Seu texto tem que ter de 15 a 30 linhas;
- Não esqueça de dar um título ao seu texto.
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: Entregar as atividades até dia 10/05/20. Os
alunos que não tiverem acesso a internet, responder em folhas separadas com
nome, número e série e entregar no retorno das aulas presenciais. Ou enviar as
atividades através do e-mail da sua professora:
OBSERVAÇÕES: Leia com bastante atenção as propostas de atividades apresentadas
no roteiro de estudo, pois elas propõem uma retomada da trajetória de seus
estudos bimestrais e possibilitarão que você recupere sua aprendizagem. É
importante ressaltar que você precisará de muito empenho e dedicação na
elaboração destas atividades, mas não estará sozinho nessa jornada, porque terá
o constante apoio de seu professor.
MATEMÁTICA - Professor: Luiz Queiroz
Para visualizar a atividade do professor Luiz clique no link abaixo:
ATIVIDADES DO PROJETO VIDA
Disciplina: Projeto de Vida
|
Série/Turma: 9º ano A, B, C, D.
|
|
Professor(es) Responsável(eis): Bernardo Alcantarilha Neto, Silvia S. Castro,
Luiz Carlos Barbosa de Queiroz
|
||
Quantidade de aulas: 10
|
Período: Semana
de 27 de abril a 29 de maio de 2020
|
|
OBJETIVOS
- Capacidade de planejar seu projeto de vida,
capacidade de articular seu projeto de vida à continuidade de estudos, capacidade
de desenvolver processo de autoconhecimento, que fundamente escolhas futuras
relacionadas ao mundo do trabalho.
MATERIAIS E RECURSOS
NECESSÁRIOS
- Internet, revistas,
livros e programas de Tv ,
- caderno de Projeto de
vida 9º ano 2020 ( extrair informações relevantes)
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
Através da exibição das
videoaulas correspondentes, presentes no Facebook e no canal: Prof Bernardo
Alcantarilha, os alunos foram instruídos a relatarem os processos ocorridos e
concluir, escrevendo o que entenderam sobreo conteúdo. Enquanto isso, eu fico à
disposição, online, no Facebook e no Messenger, para tirar dúvidas.
DEVOLUTIVAS
E AVALIAÇÃO
As Atividades serão
escritas nas folhas do caderno, devidamente enumeradas. Deverão conter: Nome,
número e ano/série nos dois lados de cada folha. Os alunos tirarão fotos das
folhas e me enviarão pelo Messenger do Facebook (fase experimental). Eles estão
me dando devolutivas sobre o canal de envio. Se não for abrangente,
disponibilizarei também, um e-mail, para as entregas (ALUNOS DO Profº Bernado
Alcantarilha , devem seguir essas informações).
Para os alunos da
Profª Silvia S. Castro : e-mail: Silvia2grht@yahoo.com.br
Para os alunos do
Profº Luiz Queiroz : e-mail: luizq@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade 1 – Uma experiência cultural
|
NÚMERO DE AULAS: 3
|
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Fazer um levantamento das atividades
culturais que a cidade oferece: exposições, festas comunitárias, cinema,
circo, eventos esportivos, musicais ou literários, festivais. Também é
interessante informar-se a respeito de cursos e oficinas oferecidas por
instituições culturais e educativas acessíveis aos alunos.
|
Atividade 2 – Guia cultural
|
NÚMERO DE AULAS: 3
|
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Você será um Guia Cultural da sua
cidade. Elabore uma Agenda cultural semanal, com os melhores centros
culturais a serem visitados durante a semana e aos finais de semana.
|
ATIVIDADE 3 - Os serviços da
comunidade
|
NÚMERO DE AULAS: 4
|
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Elabore e descreva um painel,
com os serviços essenciais da sua comunidade, como: UPAs, escolas, UBSs,
Hipermercados, etc.
|
OBSERVAÇÕES
- Cada aluno deverá enviar as respostas das atividades através do e-mail
e não se esquecer de colocar o (nome e Ano da Turma);
- Seguir o roteiro das atividades propostas (leitura, análise do texto e
responder as questões das atividades)
- Realizar as atividades com empenho e dedicação;
- Não deixar de entregar as atividades.
Atividades de Tecnologia e Inovação
Disciplina: Tecnologia e Inovação
|
Série/Turma: Ensino Fund.
| |
Professores Responsáveis: Robson Assis / Silvia Castro / Cícera Lusinete
| ||
Quantidade de aulas: 05
|
Período: Semana de 27 abril a 29 de maio de 2020
| |
OBJETIVOS: - Compreender o que são Fake News;
- Compreender como se prevenir de Fake News;
- Entender a intenção dos indivíduos que criam e compartilham as mesmas;
- Compreender as responsabilidades consequentemente adquiridas ao utilizar as tecnologias de informação e comunicação.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Pesquisar na internet, livros, revistas, fazer as atividades no próprio documento ou responder as questões no caderno, fotografá-las e enviar para o e-mail do respectivo professor.
NÚMERO DE AULAS: 04 aulas
|
Responda:
1- O que são Fake News?
2- Você já recebeu ou viu alguma Fake News? Relate essa experiência.
3- Quais os objetivos das pessoas que criam e compartilham essas notícias?
4- Você acredita que todos que compartilham notícias falsas fazem isso com má intenção? Justifique:
|
ATIVIDADE 2
(SEMANA DE ESTUDO INTENSIVO)
|
NÚMERO DE AULAS: 01 aula
|
Responda:
1- Abaixo, vemos uma das diversas Fake News que circulam nas redes sociais durante esse período de pandemia de COVID-19.
Agora é sua vez! Pesquise, ou relate algumas Fake News que você ouviu, ou viu em alguma rede social:
2- Cite pelo menos 3 atitudes eficazes para evitar a propagação de Fake News:
|
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: Digitar as respostas no próprio documento, ou fazer as atividades no caderno, fotografar e enviar para o e-mail do seu respectivo professor:
Professora Silvia: silvia2grht@yahoo.com.br / WhatsApp 11984994866 (somente para assuntos relativos às atividades).
OBSERVAÇÕES: As atividades deverão ser entregues via E-MAIL, porém, os alunos que não possuem acesso a esses recursos, devem registrar as atividades em uma folha para entregar na ESCOLA nos dias 22 e 25 de maio das 10h30 até 13horas.
Não se esqueça de colocar o nome e a série na atividade.
ELETIVAS
Série/Turma: Ensino Fundamental e Ensino Médio
| |
Professores das Eletivas
| |
Quantidade de aulas: 10
|
Período: Semana de 27 de abril a 29 de maio de 2020
|
Professor(es)
|
E-mail
|
Eletivas:
|
Bernardo
|
“Café com Pimenta”
| |
Cesar
|
“Histórias em quadrinhos”
| |
Cícera
|
“Inclusão Social” e “Preservação Ambiental”
| |
Diego
|
“Regiões brasileiras” (a cultura desenvolvida em cada região)
| |
Edna
|
professora.edna31@gmail.com
|
“Pare, Pense e Crie" – Reciclagem
|
Edson
|
edson.aquino@etec.sp.gov.br
|
“Matemática Financeira”
|
Eliane
|
“Sustentabilidade” (lixo eletrônico e reciclagem)
| |
Élida
|
elidapaula@professor.educacao.sp.gov.br
|
“Libras ” (mãos que falam)
|
Everly
|
“Abstrair para não surtar ”
| |
Francilene
|
mafrancilene47@yahoo.com.br
|
“Cuidando do seu Pet ”
|
Hugo
|
hugo.franco.oliveira20@gmail.com
|
“Quero ser rico” e “Se for chover, que chova”
|
Izabel
|
izabelcristinabertagna@gmail.com
|
“Redação nota mil ”
|
Luiz Queiroz
|
luizq@professor.educacao.sp.gov.br
|
“Geometria do Tangram”
|
Márcia
|
marcinha_fut2@hotmail.com
|
“A História da música no Brasil”
|
Mazzeti
|
professoramazzeti@gmail.com
|
“Xadrez ”
|
Olieny
|
“Música de periferia” (Forró, Funk e Rap)
| |
Robson
|
profrobsonassis@hotmail.com
|
“Diferenças ” e “Sem vergonha “
|
Rosemar
|
profrosemarlima@gmail.com
|
“Atitude e saúde ”
|
Silvia
|
silvia2grht@yahoo.com.br
|
“Nem tudo que reluz é ouro”(Fake news)
|
Sônia
|
“Jardim da Cura”
| |
Soraia
|
vindilino@prof.educacao.sp.gov.br
|
“Sociologia no ENEM ”
|
Zuleima
|
zuleima.vizibelli@gmail.com
|
“Matemusica a magia das notas musicais”
|
OBJETIVOS: Espera-se que o aluno saiba elaborar o projeto dentro do tema proposto, a fim de ampliar conhecimentos para a abertura de novas experiências.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Internet, revistas, livros, e programas de TV.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
Questão 1: Sobre o tema trabalhado na sua Eletiva, pesquise forma de aplicá-la no cotidiano/sociedade, e disserte sobre.
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: A devolutiva deverá ser feita através do e-mail do professor descrito no blog, ou quando retomarmos.
Avaliação será feita de Acordo com a participação dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário