Arquivo do blog

quinta-feira, 7 de maio de 2020

8º ANO - ROTEIRO 1


SALA DE 8ºANO


Queridos estudantes!


Desejamos que todos estejam bem e que permaneçam respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde.

 Durante o período de suspensão das aulas devido ao Covid-19, é fundamental darmos continuidade aos estudos e, para que isso aconteça, os professores elaboraram roteiros de estudos para que sejam realizados em casa.

registro de presença nas aulas continuará ocorrendo enquanto as escolas estiverem sem atividade presencial e será realizado pelo professor a partir da sua participação nos grupos de discussão virtual no aplicativo do CMSP e da realização de atividades que estão sendo postadas no blog da nossa escola. Sendo assim, é extremamente importante que essas atividades sejam realizadas e entregues conforme orientação. Seus trabalhos serão registrados por cada professor e arquivados na escola.
Para terem acesso as atividades cliquem no link disponibilizado. Essas atividades correspondem a semana de 27 de abril a 08 de maio.  Em breve enviaremos as atividades para as próximas semanas. Fiquem sempre atentos.  
Agradecemos a participação e dedicação de vocês, juntos iremos vencer mais esse desafio.

Um grande abraço de toda a equipe escolar.
Saudades.



Para a realização das atividades


Sempre inicie as atividades que serão entregues com essas informações:

E.E. PALMIRA GRASSIOTO FERREIRA DA SILVA
Seu nome completo:__________nº_____ Ano/ Série   ___/____/2020   
       
(NOME DA DISCIPLINA) – (Nome do seu professor)


Preferencialmente, seguindo as orientações de cada professor, realizem as atividades em folha separada, pois em algum momento pediremos para que as entreguem.

A escola distribuiu um kit de materiais e, através dos roteiros de estudos, seus professores poderão solicitar que realizem as atividades que constam nesses materiais. Façam da melhor maneira que conseguirem e caso tenham alguma dúvida, façam as suas anotações que serão esclarecidas pelos  seus professores em momento oportuno.

Nesse kit está incluso a Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP) de Língua Portuguesa e Matemática. Pedimos para que realizem com dedicação e, também, haverá um momento que a escola irá solicitar  a sua entrega.

Se o seu professor solicitou o envio das atividades por e-mail, você precisará fazer a correta identificação no momento que for encaminhar a sua tarefa. Deverá colocar a série e o nome, nessa ordem e usar letra maiúscula.
Exemplo: 3B-ROBERTO CARLOS DA SILVA




ATENÇÃO

As atividades serão realizadas por todos os alunos, porém o envio das respostas deverá ser encaminhadas para o e-mail do seu professor. E se, por enquanto, o seu professor não indicou um e-mail para o envio, faça a sua tarefa e aguarde novas orientações de como elas serão entregues.



IMPORTANTE: Se você conhecer algum aluno que não tenham acesso as atividades através do blog da nossa escola e através dos nossos grupos de WhatsApp peça, por gentileza, que entrem em contato com a nossa escola através dos telefones: 4121 18 48   


ROTEIROS DE ESTUDOS

Ao clicar no link abaixo você terá acesso as atividades preparadas para a semana de 27 de abril a 08 de maio.



Atividade de Matemática

                      

Disciplina: Matemática
Série/Turma: 8º ano
Professor(es) Responsável(eis): Ivone Manzieri
Quantidade de aulas: 12
Período:   Semana de 27 abril a 08 de maio de 2020

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Potência e Radiciação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: EF08 MA02 – Resolver e elaborar situações, usando a relação em potência e radiciação.


OBJETIVOS: Desenvolver potenciação.

MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS:   Apostila do aluno.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS


ATIVIDADE 1
NÚMERO DE AULAS: 04

1)  Escreva as potencias abaixo, na forma de produto e escreva por extenso cada uma.

a)  72 = 7x7=49 (sete elevado ao quadrado)
b)  84
c)  12³
d)  25

2)  Resolva as potencias a seguir:

a)  34
b)  35
c)  36
d)  37

3)  Seguindo os racionais, estime o valor das raízes quadradas dos números a seguir:
        a) √25  < √28 < √36  logo √28 = 5,39
        b) √49 < √63 < √64   logo √63 =
        c) √4 <  √5 < √9  logo √5 =
        d) √16< √20 < √ 25  logo √20 =


4)  Resolva as potencias:

a)     3-1                          d) 4-3
b)     3-2                         e) 6-2
c)     5-3   






  
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO
A atividades proposta deverá ser desenvolvidas e entregues até o dia 20 de maio, a entrega pode ocorrer por meio de fotos das resoluções dos exercícios propostos na própria apostila ou no caderno pelo e-mail do professor com endereço abaixo, as dúvidas que eventualmente possam ocorrer deverão ser encaminhas no referido e-mail respeitando a data de entrega.
            É importante que os alunos mandem fotos dos rascunhos das resoluções dos exercícios que envolvam cálculos para que o professor possa acompanhar o raciocínio no desenvolvimento dos mesmos e assim auxiliá-los em eventuais erros ou dificuldades.
            Após o recebimento e correção das atividades o aluno receberá a devolutiva com as devidas observações referente aos estudos desenvolvidos como respostas no endereço de e-mail de envio.







ATIVIDADES DE PROJETO DE VIDA

Professor(es) Responsável(eis): Olieny Ribeiro Costa , Robson Assis, Zuleima Tibério Vizibelli ,  Silvia S. Castro  
Período: Semana de 27 de abril a 08 de maio de 2020
Quantidade de aulas: 10

OBJETIVOS

Espera-se que o aluno saiba:
   - Valorizar a família no sentido de contribuir na construção dos seus sonhos.
- Identificar as competências e habilidades necessárias para a construção do seu projeto de Vida.


 MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS:
- Caderno Universitário (para rascunho ou para descrição de eventuais dúvidas)
- Caderno PROJETO DE VIDA DO 8ª ANO (Extrair informações relevantes)
- Ver ou Rever o Vídeo no CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP) do dia 06/05/2020.
TEMA: IDENTIFICANDO AS MINHAS COMPETÊNCIAS.
- Tomar nota das Competências Socioemocionais, descrita no Vídeo do dia 06/05/ 2020, destacando: EMPATIA, RESPEITO, TOLERÂNCIA AO ESTRESSE, AUTOCONFIANÇA, TOLERÂNCIA A FRUSTAÇÃO, ORGANIZAÇÃ






DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
“Ter um Projeto de Vida ajuda colocar sonhos e objetivos em Foco”
                                                                                                            (Leonardo Valle)
“Onde você gostaria de estar daqui a cinco ou dez anos”? A pergunta parece simples, mas mexe com a ideia de futuro e com o conceito de planejamento. Para respondê-la, entra em cena a importância de se elaborar um projeto de vida.
“O projeto de vida é como um plano que se espera cumprir ao longo do tempo para alcançar determinado resultado. Porém, essa espera é ativa: age-se para que esse algo aconteça”, esclarece o professor do curso de psicologia do Centro Universitário São Camilo (SP), Luciano Sewaybricker. “A pessoa lança ao futuro uma imagem de si que deseja alcançar e, a partir dessa imagem, traça um plano para conquistá-la”, ressalta.
Mas será que apenas cursar uma faculdade ou estar empregado, significa, necessariamente, que eu já tenho um projeto de vida? Para o especialista em gestão de pessoas e professor da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Henrique Gambaro, a resposta é negativa. “O diferencial é que todo projeto precisa de um sentido, de uma motivação. Existem pessoas que vivem no ritmo ‘deixa a vida me levar’. Nesse caso, há o risco de se tornarem passivas e, com a idade, frustradas”, responde. “Fica difícil pensar em uma vida em que o que vier está bom. Todo ser humano almeja sonhos e, nesses sonhos, podem estar os projetos de vida”, acrescenta.

Traçando um plano
O primeiro passo para se traçar um projeto de vida é conhecer (e entender) os objetivos que são importantes. Tal levantamento é individual. “Basicamente, dentre todas as coisas, quais são aquelas que têm maior valor para mim?”, questiona Sewaybricker.
Na sequência, listam-se os passos necessários para realizar o objetivo identificado. “Preciso estudar para chegar lá? Economizar dinheiro? Convencer pessoas próximas? Pedir demissão? Mudar de país? São perguntas que podem necessitar de respostas”, exemplifica Gambaro. Para completar, dois pontos que devem ser analisados: tempo e motivação. “Afinal, nada é fácil ou acontecerá da noite para o dia. Assim, essa dupla é essencial para o fracasso ou o sucesso de um plano”, pondera o coach.
Ainda segundo Luciano Sewaybricker, a elaboração de um projeto de vida exige esforço, flexibilidade e resiliência para lidar com possíveis frustrações. “A execução de um plano traçado pode não nos levar ao lugar exato almejado”, ressalta.
Por fim, quanto mais áreas um projeto de vida englobar, melhor. A lista pode incluir saúde, família, bem-estar e realização profissional. “Porém, não podemos inserir no projeto apenas a nossa relação com o trabalho e com o mundo produtivo. Fazer o bem e alcançar um desafio, por exemplo, também podem estar no hall de opções”, conclui.

ATIVIDADE I :  Meu Projeto de Vida
Agora é a sua vez ....
1)    Onde você gostaria de estar daqui há cinco ou dez anos?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)    De acordo com o texto, traçar um plano é importante para a concretização do seu projeto de vida?  - Explique esse trecho.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)    Segundo o texto, qual o primeiro passo para se traçar um projeto de vida? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)    Qual o seu maior sonho nesse momento?  E o que você está fazendo para alcança-lo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE II: A RELEVÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

TEMA GERADOR: IDENTIFICANDO AS MINHAS COMPETÊNCIAS
(Vídeo: APP – Centro de Mídias de São Paulo CMSP  06/05/2020)
1-    Passo: Assistir o Vídeo e/ou rever novamente o vídeo do dia 06/05/2020 no aplicativo CMSP (CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO) – Projeto de Vida do 8º ano.
2-    Passo: Refletir sobre o Vídeo e depois responder as questões propostas.

1)    Sua família (pai, mãe, avó, avô e/ou responsável), tem um papel importante na realização dos seus sonhos? – Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2)    De acordo com o Vídeo a Organização Pessoal é importante para a construção do seu projeto de vida? – Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________
3)    De acordo com o Vídeo proposto nessa atividade, observamos as seguintes COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: Empatia, Respeito, Autoconfiança, Tolerância ao Estresse, Tolerância a Frustação, Organização.
4)     
-  ENTÃO .... VAMOS REALIZAR UM EXERCÍCIO DE AUTOCONHECIMENTO.

Eu pratico a EMPATIA quando: _______________________________________________
Eu pratico o RESPEITO quando: ______________________________________________
Eu pratico a Tolerância ao ESTRESSE quando:___________________________________
Eu pratico a AUTOCONFIANÇA quando:________________________________________
Eu pratico a Tolerância a FRUSTAÇÃO quando:_________________________________
Eu pratico a ORGANIZAÇÃO quando:_________________________________________

ATIVIDADE III

- ATENÇÃO ALUNOS!
RESPONDER A PÁGINA 5 – Caderno:  PROJETO DE VIDA do 8ª ANO.

 Realize a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: DESAFIO DOS SUPERPODERES!
              COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM FOCO: Entusiasmo, Determinação, Organização, Foco, Persistência, Responsabilidade, Iniciativa Social, Assertividade e Imaginação Criativa.

MISSÃO 1: DESCOBRINDO “SUPERPODERES”


  1. DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO
Para os alunos da Profª Olieny Ribeiro:

Para os alunos da Profª Silvia S. Castro :

Para os alunos da Profª Zuleima Vizibelli:

Para os alunos do Profª Robson Assis:
 e-mail: profrobsonassis@hotmail.com

OBSERVAÇÕES
- Cada aluno deverá enviar as respostas das atividades através do e-mail e não se esquecer de colocar o (nome e Ano da Turma);
- Seguir o roteiro das atividades propostas (leitura, análise do texto e responder as questões das atividades I, II e III);
- Realizar as atividades com empenho e dedicação;
- Não deixar de entregar as atividades.

Atividades de Tecnologia e Inovação

Disciplina: Tecnologia e Inovação
Série/Turma: Ensino Fund.
Professores Responsáveis: Robson Assis / Silvia Castro / Cícera Lusinete
Quantidade de aulas: 05
Período: Semana de 27 abril a 29 de maio de 2020

OBJETIVOS: - Compreender o que são Fake News;
- Compreender como se prevenir de Fake News;
- Entender a intenção dos indivíduos que criam e compartilham as mesmas;
- Compreender as responsabilidades consequentemente adquiridas ao utilizar as tecnologias de informação e comunicação.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Pesquisar na internet, livros, revistas, fazer as atividades no próprio documento ou responder as questões no caderno, fotografá-las e enviar para o e-mail do respectivo professor.

NÚMERO DE AULAS: 04 aulas

Responda:

1- O que são Fake News?

2- Você já recebeu ou viu alguma Fake News? Relate essa experiência.

3- Quais os objetivos das pessoas que criam e compartilham essas notícias?

4- Você acredita que todos que compartilham notícias falsas fazem isso com má intenção? Justifique:


ATIVIDADE 2
(SEMANA DE ESTUDO INTENSIVO)
NÚMERO DE AULAS: 01 aula

Responda:

1- Abaixo, vemos uma das diversas Fake News que circulam nas redes sociais durante esse período de pandemia de COVID-19.
Agora é sua vez! Pesquise, ou relate algumas Fake News que você ouviu, ou viu em alguma rede social:




















2- Cite pelo menos 3 atitudes eficazes para evitar a propagação de Fake News:

DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: Digitar as respostas no próprio documento, ou fazer as atividades no caderno, fotografar e enviar para o e-mail do seu respectivo professor:
Professor Robson: profrobsonassis@hotmail.com
Professora Cícera: cicerapamella@hotmal.com
Professora Silvia: silvia2grht@yahoo.com.br / WhatsApp 11984994866 (somente para assuntos relativos às atividades).
OBSERVAÇÕES: As atividades deverão ser entregues via E-MAIL, porém, os alunos que não possuem acesso a esses recursos, devem registrar as atividades em uma folha para entregar na ESCOLA nos dias 22 e 25 de maio das 10h30 até 13horas.

Não se esqueça de colocar o nome e a série na atividade.



ELETIVAS    

        
Série/Turma: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Professores das Eletivas
Quantidade de aulas: 10
Período:   Semana de 27 de abril a 29 de maio de 2020

Professor(es)
E-mail
Eletivas:
Bernardo
“Café com Pimenta”
Cesar
“Histórias em quadrinhos”
Cícera
“Inclusão Social” e  “Preservação Ambiental”
Diego
“Regiões brasileiras” (a cultura desenvolvida em cada região)
Edna
professora.edna31@gmail.com
“Pare, Pense e Crie" – Reciclagem
Edson
edson.aquino@etec.sp.gov.br
“Matemática Financeira”
Eliane
“Sustentabilidade” (lixo eletrônico e reciclagem)
Élida
elidapaula@professor.educacao.sp.gov.br
“Libras ” (mãos que falam)
Everly
“Abstrair para não surtar ”
Francilene
mafrancilene47@yahoo.com.br
“Cuidando do seu Pet ”
Hugo
hugo.franco.oliveira20@gmail.com
“Quero ser rico” e “Se for chover, que chova”
Izabel
izabelcristinabertagna@gmail.com
“Redação nota mil ”
Luiz Queiroz
luizq@professor.educacao.sp.gov.br
“Geometria do Tangram”
Márcia
marcinha_fut2@hotmail.com
“A História da música no Brasil”
Mazzeti
professoramazzeti@gmail.com
“Xadrez ”
Olieny
“Música de periferia” (Forró, Funk e Rap)
Robson
profrobsonassis@hotmail.com
“Diferenças ” e “Sem vergonha “
Rosemar
profrosemarlima@gmail.com
“Atitude e saúde ”
Silvia
silvia2grht@yahoo.com.br
“Nem tudo que reluz é ouro”(Fake news)
Sônia

“Jardim da Cura”
Soraia
vindilino@prof.educacao.sp.gov.br
“Sociologia no ENEM ”
Zuleima
zuleima.vizibelli@gmail.com
“Matemusica a magia das notas musicais”

OBJETIVOS: Espera-se que o aluno saiba elaborar o projeto dentro do tema proposto, a fim de ampliar conhecimentos para a abertura de novas experiências.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Internet, revistas, livros, e programas de TV.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
Questão 1: Sobre o tema trabalhado na sua Eletiva, pesquise forma de aplicá-la no cotidiano/sociedade, e disserte sobre.

DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: A devolutiva deverá ser feita através do e-mail do professor descrito no blog, ou quando retomarmos.

Avaliação será feita de acordo com  a participação dos alunos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário