SALA DE 8ºANO
Queridos estudantes!
Desejamos que todos estejam bem e que permaneçam respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde.
Durante o período de suspensão das aulas devido ao Covid-19, é fundamental darmos continuidade aos estudos e, para que isso aconteça, os professores elaboraram roteiros de estudos para que sejam realizados em casa.
O registro de presença nas aulas continuará ocorrendo enquanto as escolas estiverem sem atividade presencial e será realizado pelo professor a partir da sua participação nos grupos de discussão virtual no aplicativo do CMSP e da realização de atividades que estão sendo postadas no blog da nossa escola. Sendo assim, é extremamente importante que essas atividades sejam realizadas e entregues conforme orientação. Seus trabalhos serão registrados por cada professor e arquivados na escola.
Para terem acesso as atividades cliquem no link disponibilizado. Essas atividades correspondem a semana de 27 de abril a 08 de maio. Em breve enviaremos as atividades para as próximas semanas. Fiquem sempre atentos.
Agradecemos a participação e dedicação de vocês, juntos iremos vencer mais esse desafio.
Um grande abraço de toda a equipe escolar.
Saudades.
Para a realização das atividades
Sempre inicie as atividades que serão entregues com essas informações:
E.E. PALMIRA GRASSIOTO FERREIRA DA SILVA
Seu nome completo:__________nº_____ Ano/ Série ___/____/2020
(NOME DA DISCIPLINA) – (Nome do seu professor)
Preferencialmente, seguindo as orientações de cada professor, realizem as atividades em folha separada, pois em algum momento pediremos para que as entreguem.
A escola distribuiu um kit de materiais e, através dos roteiros de estudos, seus professores poderão solicitar que realizem as atividades que constam nesses materiais. Façam da melhor maneira que conseguirem e caso tenham alguma dúvida, façam as suas anotações que serão esclarecidas pelos seus professores em momento oportuno.
Nesse kit está incluso a Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP) de Língua Portuguesa e Matemática. Pedimos para que realizem com dedicação e, também, haverá um momento que a escola irá solicitar a sua entrega.
Se o seu professor solicitou o envio das atividades por e-mail, você precisará fazer a correta identificação no momento que for encaminhar a sua tarefa. Deverá colocar a série e o nome, nessa ordem e usar letra maiúscula.
Exemplo: 3B-ROBERTO CARLOS DA SILVA
ATENÇÃO
ATENÇÃO
As atividades serão realizadas por todos os alunos, porém o envio das respostas deverá ser encaminhadas para o e-mail do seu professor. E se, por enquanto, o seu professor não indicou um e-mail para o envio, faça a sua tarefa e aguarde novas orientações de como elas serão entregues.
IMPORTANTE: Se você conhecer algum aluno que não tenham acesso as atividades através do blog da nossa escola e através dos nossos grupos de WhatsApp peça, por gentileza, que entrem em contato com a nossa escola através dos telefones: 4121 18 48
ROTEIROS DE ESTUDOS
Ao clicar no link abaixo você terá acesso as atividades preparadas para a semana de 27 de abril a 08 de maio.
Atividade de Matemática
Disciplina: Matemática
|
Série/Turma: 8º ano
|
|
Professor(es)
Responsável(eis): Ivone Manzieri
|
||
Quantidade de
aulas: 12
|
Período:
Semana de 27 abril a 08
de maio de 2020
|
|
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Potência e Radiciação
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: EF08 MA02 – Resolver e
elaborar situações, usando a relação em potência e radiciação.
OBJETIVOS: Desenvolver potenciação.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Apostila do aluno.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
ATIVIDADE 1
|
NÚMERO DE AULAS: 04
|
1) Escreva as potencias abaixo, na
forma de produto e escreva por extenso cada uma.
a) 72 = 7x7=49 (sete
elevado ao quadrado)
b) 84
c) 12³
d) 25
2) Resolva as potencias a seguir:
a) 34
b) 35
c) 36
d) 37
3) Seguindo os racionais, estime o
valor das raízes quadradas dos números a seguir:
b) √49 <
√63 < √64 logo √63 =
c) √4
< √5 < √9 logo √5 =
d) √16<
√20 < √ 25 logo √20 =
4)
Resolva as
potencias:
a) 3-1 d) 4-3
b) 3-2 e) 6-2
c) 5-3
|
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO
A atividades proposta deverá ser desenvolvidas e entregues até o dia
20 de maio, a entrega pode ocorrer por meio de fotos das resoluções dos exercícios
propostos na própria apostila ou no caderno pelo e-mail do professor com
endereço abaixo, as dúvidas que eventualmente possam ocorrer deverão ser
encaminhas no referido e-mail respeitando a data de entrega.
É importante que os alunos mandem
fotos dos rascunhos das resoluções dos exercícios que envolvam cálculos para
que o professor possa acompanhar o raciocínio no desenvolvimento dos mesmos e
assim auxiliá-los em eventuais erros ou dificuldades.
Após o recebimento e correção das
atividades o aluno receberá a devolutiva com as devidas observações referente
aos estudos desenvolvidos como respostas no endereço de e-mail de envio.
E-mail: ivonemanzieri2016@gmail.com
ATIVIDADES DE PROJETO DE VIDA
Professor(es) Responsável(eis): Olieny Ribeiro Costa , Robson Assis, Zuleima Tibério Vizibelli , Silvia S. Castro
Período: Semana de 27 de abril a 08 de maio de 2020
Quantidade de aulas: 10
OBJETIVOS
Espera-se que o aluno saiba:
- Valorizar a família no sentido de
contribuir na construção dos seus sonhos.
- Identificar as
competências e habilidades necessárias para a construção do seu projeto de
Vida.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS:
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS:
- Caderno Universitário (para
rascunho ou para descrição de eventuais dúvidas)
- Caderno PROJETO DE VIDA
DO 8ª ANO (Extrair informações relevantes)
- Ver ou Rever o Vídeo no
CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO (CMSP) do dia 06/05/2020.
TEMA: IDENTIFICANDO AS MINHAS COMPETÊNCIAS.
- Tomar nota das Competências
Socioemocionais, descrita no Vídeo do dia 06/05/ 2020, destacando: EMPATIA, RESPEITO,
TOLERÂNCIA AO ESTRESSE, AUTOCONFIANÇA, TOLERÂNCIA A FRUSTAÇÃO, ORGANIZAÇÃ
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
“Ter um Projeto de Vida ajuda colocar
sonhos e objetivos em Foco”
(Leonardo Valle)
“Onde
você gostaria de estar daqui a cinco ou dez anos”? A pergunta parece simples,
mas mexe com a ideia de futuro e com o conceito de planejamento. Para
respondê-la, entra em cena a importância de se elaborar um projeto de vida.
“O
projeto de vida é como um plano que se espera cumprir ao longo do tempo para
alcançar determinado resultado. Porém, essa espera é ativa: age-se para que
esse algo aconteça”, esclarece o professor do curso de psicologia do Centro
Universitário São Camilo (SP), Luciano Sewaybricker. “A pessoa lança ao futuro
uma imagem de si que deseja alcançar e, a partir dessa imagem, traça um plano
para conquistá-la”, ressalta.
Mas
será que apenas cursar uma faculdade ou estar empregado, significa,
necessariamente, que eu já tenho um projeto de vida? Para o especialista em
gestão de pessoas e professor da Universidade Norte do Paraná (Unopar),
Henrique Gambaro, a resposta é negativa. “O diferencial é que todo projeto
precisa de um sentido, de uma motivação. Existem pessoas que vivem no ritmo
‘deixa a vida me levar’. Nesse caso, há o risco de se tornarem passivas e, com
a idade, frustradas”, responde. “Fica difícil pensar em uma vida em que o que
vier está bom. Todo ser humano almeja sonhos e, nesses sonhos, podem estar os
projetos de vida”, acrescenta.
Traçando
um plano
O
primeiro passo para se traçar um projeto de vida é conhecer (e entender) os
objetivos que são importantes. Tal levantamento é individual. “Basicamente,
dentre todas as coisas, quais são aquelas que têm maior valor para mim?”,
questiona Sewaybricker.
Na sequência,
listam-se os passos necessários para realizar o objetivo identificado. “Preciso
estudar para chegar lá? Economizar dinheiro? Convencer pessoas próximas? Pedir
demissão? Mudar de país? São perguntas que podem necessitar de respostas”,
exemplifica Gambaro. Para completar, dois pontos que devem ser analisados:
tempo e motivação. “Afinal, nada é fácil ou acontecerá da noite para o dia.
Assim, essa dupla é essencial para o fracasso ou o sucesso de um plano”,
pondera o coach.
Ainda
segundo Luciano Sewaybricker, a elaboração de um projeto de vida exige esforço,
flexibilidade e resiliência para lidar com possíveis frustrações. “A execução
de um plano traçado pode não nos levar ao lugar exato almejado”, ressalta.
Por
fim, quanto mais áreas um projeto de vida englobar, melhor. A lista pode
incluir saúde, família, bem-estar e realização profissional. “Porém, não
podemos inserir no projeto apenas a nossa relação com o trabalho e com o mundo
produtivo. Fazer o bem e alcançar um desafio, por exemplo, também podem estar
no hall de opções”, conclui.
ATIVIDADE
I : Meu
Projeto de Vida
Agora é a sua vez ....
1) Onde
você gostaria de estar daqui há cinco ou dez anos?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) De
acordo com o texto, traçar um plano é importante para a concretização do seu
projeto de vida? - Explique esse trecho.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Segundo
o texto, qual o primeiro passo para se traçar um projeto de vida? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Qual o
seu maior sonho nesse momento? E o que
você está fazendo para alcança-lo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE II: A
RELEVÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
TEMA
GERADOR: IDENTIFICANDO AS MINHAS COMPETÊNCIAS
(Vídeo:
APP – Centro de Mídias de São Paulo CMSP
06/05/2020)
1-
Passo:
Assistir o Vídeo e/ou rever novamente o vídeo do dia 06/05/2020 no aplicativo
CMSP (CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO) – Projeto de Vida do 8º ano.
2-
Passo:
Refletir sobre o Vídeo e depois responder as questões propostas.
1) Sua
família (pai, mãe, avó, avô e/ou responsável), tem um papel importante na
realização dos seus sonhos? – Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) De
acordo com o Vídeo a Organização Pessoal é importante para a construção do seu
projeto de vida? – Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________
3) De
acordo com o Vídeo proposto nessa atividade, observamos as seguintes
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: Empatia, Respeito, Autoconfiança, Tolerância ao
Estresse, Tolerância a Frustação, Organização.
4)
-
ENTÃO .... VAMOS REALIZAR UM EXERCÍCIO DE AUTOCONHECIMENTO.
Eu pratico a EMPATIA quando:
_______________________________________________
Eu pratico o RESPEITO quando:
______________________________________________
Eu pratico a Tolerância ao ESTRESSE
quando:___________________________________
Eu pratico a AUTOCONFIANÇA
quando:________________________________________
Eu pratico a Tolerância a FRUSTAÇÃO
quando:_________________________________
Eu pratico a ORGANIZAÇÃO
quando:_________________________________________
ATIVIDADE III
- ATENÇÃO ALUNOS!
RESPONDER A PÁGINA 5 – Caderno: PROJETO DE VIDA do 8ª ANO.
Realize a SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: DESAFIO
DOS SUPERPODERES!
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM
FOCO: Entusiasmo, Determinação, Organização, Foco, Persistência, Responsabilidade,
Iniciativa Social, Assertividade e Imaginação Criativa.
MISSÃO 1: DESCOBRINDO “SUPERPODERES”
- DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO
Para os alunos da
Profª Olieny Ribeiro:
e-mail : olienyribeirocosta4@gmail.com
Para os alunos da
Profª Silvia S. Castro :
e-mail: Silvia2grht@yahoo.com.br
Para os alunos da
Profª Zuleima Vizibelli:
e-mail: zuleima.vizibelli@gmail.com
Para os alunos do
Profª Robson Assis:
- Cada aluno deverá enviar as respostas das
atividades através do e-mail e não se esquecer de colocar o (nome e Ano da
Turma);
- Seguir o roteiro das atividades propostas
(leitura, análise do texto e responder as questões das atividades I, II e III);
- Realizar as atividades com empenho e
dedicação;
- Não deixar de entregar as atividades.
Atividades de Tecnologia e Inovação
Disciplina: Tecnologia e Inovação
|
Série/Turma: Ensino Fund.
| |
Professores Responsáveis: Robson Assis / Silvia Castro / Cícera Lusinete
| ||
Quantidade de aulas: 05
|
Período: Semana de 27 abril a 29 de maio de 2020
| |
OBJETIVOS: - Compreender o que são Fake News;
- Compreender como se prevenir de Fake News;
- Entender a intenção dos indivíduos que criam e compartilham as mesmas;
- Compreender as responsabilidades consequentemente adquiridas ao utilizar as tecnologias de informação e comunicação.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Pesquisar na internet, livros, revistas, fazer as atividades no próprio documento ou responder as questões no caderno, fotografá-las e enviar para o e-mail do respectivo professor.
NÚMERO DE AULAS: 04 aulas
|
Responda:
1- O que são Fake News?
2- Você já recebeu ou viu alguma Fake News? Relate essa experiência.
3- Quais os objetivos das pessoas que criam e compartilham essas notícias?
4- Você acredita que todos que compartilham notícias falsas fazem isso com má intenção? Justifique:
|
ATIVIDADE 2
(SEMANA DE ESTUDO INTENSIVO)
|
NÚMERO DE AULAS: 01 aula
|
Responda:
1- Abaixo, vemos uma das diversas Fake News que circulam nas redes sociais durante esse período de pandemia de COVID-19.
Agora é sua vez! Pesquise, ou relate algumas Fake News que você ouviu, ou viu em alguma rede social:
2- Cite pelo menos 3 atitudes eficazes para evitar a propagação de Fake News: |
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: Digitar as respostas no próprio documento, ou fazer as atividades no caderno, fotografar e enviar para o e-mail do seu respectivo professor:
Professora Silvia: silvia2grht@yahoo.com.br / WhatsApp 11984994866 (somente para assuntos relativos às atividades).
OBSERVAÇÕES: As atividades deverão ser entregues via E-MAIL, porém, os alunos que não possuem acesso a esses recursos, devem registrar as atividades em uma folha para entregar na ESCOLA nos dias 22 e 25 de maio das 10h30 até 13horas.
Não se esqueça de colocar o nome e a série na atividade.
ELETIVAS
Série/Turma: Ensino Fundamental e Ensino Médio
|
|
Professores das
Eletivas
|
|
Quantidade de
aulas: 10
|
Período: Semana de 27 de abril a 29 de maio de 2020
|
Professor(es)
|
E-mail
|
Eletivas:
|
Bernardo
|
“Café com
Pimenta”
|
|
Cesar
|
“Histórias em
quadrinhos”
|
|
Cícera
|
“Inclusão Social”
e “Preservação Ambiental”
|
|
Diego
|
“Regiões
brasileiras” (a cultura desenvolvida em cada região)
|
|
Edna
|
professora.edna31@gmail.com
|
“Pare, Pense e
Crie" – Reciclagem
|
Edson
|
edson.aquino@etec.sp.gov.br
|
“Matemática
Financeira”
|
Eliane
|
“Sustentabilidade”
(lixo eletrônico e reciclagem)
|
|
Élida
|
elidapaula@professor.educacao.sp.gov.br
|
“Libras ” (mãos
que falam)
|
Everly
|
“Abstrair para
não surtar ”
|
|
Francilene
|
mafrancilene47@yahoo.com.br
|
“Cuidando do seu
Pet ”
|
Hugo
|
hugo.franco.oliveira20@gmail.com
|
“Quero ser rico”
e “Se for chover, que chova”
|
Izabel
|
izabelcristinabertagna@gmail.com
|
“Redação nota mil
”
|
Luiz Queiroz
|
luizq@professor.educacao.sp.gov.br
|
“Geometria do
Tangram”
|
Márcia
|
marcinha_fut2@hotmail.com
|
“A História da
música no Brasil”
|
Mazzeti
|
professoramazzeti@gmail.com
|
“Xadrez ”
|
Olieny
|
“Música de
periferia” (Forró, Funk e Rap)
|
|
Robson
|
profrobsonassis@hotmail.com
|
“Diferenças ” e
“Sem vergonha “
|
Rosemar
|
profrosemarlima@gmail.com
|
“Atitude e saúde
”
|
Silvia
|
silvia2grht@yahoo.com.br
|
“Nem tudo que
reluz é ouro”(Fake news)
|
Sônia
|
“Jardim da Cura”
|
|
Soraia
|
vindilino@prof.educacao.sp.gov.br
|
“Sociologia no
ENEM ”
|
Zuleima
|
zuleima.vizibelli@gmail.com
|
“Matemusica a
magia das notas musicais”
|
OBJETIVOS: Espera-se que o aluno saiba elaborar o projeto
dentro do tema proposto, a fim de ampliar conhecimentos para a abertura de
novas experiências.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS: Internet, revistas,
livros, e programas de TV.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
Questão 1: Sobre o
tema trabalhado na sua Eletiva, pesquise forma de aplicá-la no
cotidiano/sociedade, e disserte sobre.
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO: A devolutiva deverá
ser feita através do e-mail do professor descrito no blog, ou quando
retomarmos.
Avaliação será feita de acordo com a participação dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário