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sexta-feira, 20 de março de 2020

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

2ª SÉRIE DO E.M


Senhores Pais e Alunos,


 A Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo antecipou os períodos de recesso escolar e férias. No período de 06 a 20 de abril estaremos em férias.

Importante que, nesse período, os alunos acessem e conheçam as ferramentas que passarão a utilizar a partir do próximo dia 22 de abril, quando as aulas passarão a ser contadas como dias letivos.


 Os alunos terão acesso a um aplicativo que utilizarão sem  qualquer cobrança pelo uso de sua internet móvel. Acesso Gratuito. E, também, poderão assistir aulas que serão transmitidas pela 2.3 TV Cultura.



Baixe o APP:




Caso não saiba seu número do seu RA, acesse o link abaixo:







BOAS FÉRIAS E FIQUEM EM CASA!😉😍



Educação Física

Professora: Rosemar Pesquisar sobre :
Capacidades físicas  e o trabalho escolar solicitado no começo do mês para cada turma: 2ª série do EM da manhã  e noturno= Handebol.
O trabalho deverá ser manuscrito e feito em folha de almoço, com capa , incluir duas  imagens e referência bibliográfica












ATENÇÃO


As atividades de GeografiaHistóriaFilosofiaLíngua Portuguesa e Sociologia foram postadas com o título Projeto: Leitura na Ciências Humanas. Nesse espaço estão as orientações para a realização das atividades. 







 FILOSOFIA



Professor: Brasílio



TRANSVERSALIDADE: ECOLOGIA E BIOÉTICA



TEMA: Documentário : nos passos de Leonardo  Da Vinci.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=D11TSDnGh1U 
( pesquise pelo titulo ou cole link na busca do you tube).

Habilidades: reconhecer  o uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processo reflexivo para desenvolver o pensamento autônomo e questionador;  discutir a condição estética  e existencial  do ser humano;

Vale: 1,0 ponto.

Toda a atividade deverá ser registrada no caderno.

Responda:
1-   Qual é o tema do documentário?


2-  Aponte alguns aspectos que considerou mais relevantes?


3-   Qual foi o período da História da Filosofia se refere o documentário ? cite algum filosofo do período? ( consultar linha do tempo da historia da filosofia).

4-   Você já tinha ouvido falar sobre a obra Monalisa ?  Qual sua opinião sobre essa obra de Leonardo Da Vinci?

5-   De sua opinião sobre o documentário?





TRANSVERSALIDADE: Tolerância  e Religião 



TEMA:  Filme : São Francisco de Assis.

 Pesquise pelo titulo ou cole link na busca do you tube).

Habilidades: relacionar ética e moral; questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidaria.

Vale 1,0 ponto.

RESPONDA:
1-   Consulte a linha do Tempo da Historia da Filosofia e aponte aspectos da Patrística e sua Moral do mesmo modo aponte aspectos da Escolástica? Qual o principal representante de cada corrente e a qual filosofo ele seguidor?


2-   Como se divide a sociedade retratada no filme ?  Comente o que você sabe sobre o Feudalismo? Quem era o Vassalo na hierarquia social?

3-   De sua opinião sobre o filme e comente sobre os aspectos éticos?

4-   Qual é a cosmovisão de São Francisco de Assis? Comente? 




ARTE
Professor: Jonas

Habilidades: (EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais). (EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias. (EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.


Descrição da Atividade:

     Escolha dois vídeos a partir dos links e sua descrição temática, realize uma análise crítica de cada vídeo. Bom proveito!

Orientação de fonte de pesquisa:

https://www.youtube.com/watch?v=CN0gn6vHqYs Arte Urbana: Rui Amaral conta a história do grafite no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=BKzzEtvYWk8  COMO FAZER UMA EXPOSIÇÃO? Design de espaços para museus e galerias

https://www.youtube.com/watch?v=RGUYb-hivrc   Uma visita mediada ao Museu Nacional – UFRJ

https://www.youtube.com/watch?v=MLdptXDGwmg [Documentário] Uma noite em 67 (Brasil - 2010)




Avaliação: A entrega das duas análises será realizada no retorno às aulas.


Sugestão de filme:  O artista (2011)











Inglês

Professora: Paula
2ª série A


Os alunos devem acessar o link  : 

https://www.youtube.com/watch?v=fAp_vnq5rlI  

English Brazil by Carina Fragozo, que trata de prefixos e sufixos em inglês, para recordar a matéria e anotar possíveis dúvidas.








FÍSICA
Professor: Valdir


Atividade

Nome. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . n°. . . . .Turma . . . . .
Data. . . . . / . . . . 2020     

1-  Uma panela de ferro de  300g  foi colocada no fogo e sua temperatura aumentou de 20 °C para 120 ºC. Sabendo que   o   calor   específico   do   ferro   é   igual   a    
c = 0,11cal/gºC.  Calcule:  

a)  A capacidade térmica dessa panela


b)  A quantidade de calor recebida por essa panela


2- Duas joias, sendo uma de prata e outra de ouro, são colocadas em um forno a uma temperatura de 200°C. Essas duas joias têm a mesma massa e antes de serem levadas ao forno tinham mesma temperatura.  Sabe-se que o calor específico da prata é 0,05 cal/g°C e o calor específico do ouro é 0,032 cal/g°C.



                                OURO                      PRATA
 
  Com base nessas informações indique se as afirmativas a seguir são falsas ou verdadeiras.

a)  A jóia de ouro receberá mais calor para atingir 200°C  porque tem um calor específico menor.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
b)    A capacidade térmica das duas jóias é igual
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


3- Determine a capacidade térmica de uma garrafa de vidro que tem massa de 200g.

Calor Específico do vidro: c = 0,16cal/ g ºC


4- Duas vasilhas, sendo uma com 1 quilograma de água e outra com 1 quilograma de álcool são colocadas em um forno a uma temperatura de 100°C. Tanto a água quanto o álcool estão a 20°C. Sabe-se que o calor específico da água é 1 cal/g°C e o calor específico do álcool é 0,6 cal/g°C.


 


    Com base nessas informações, indique se as afirmativas a seguir são falsas ou verdadeiras.

a)  Para atingir 100°C a água precisará de mais calor porque tem um calor específico maior.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
b)    Sendo  as quantidades de água e álcool iguais, as quantidades de calor para que as duas vasilhas atinjam 100°C serão diferentes, pois se trata de substâncias diferentes.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5-  Determine a capacidade térmica de um pedaço de granito que tem massa de 800g.
Calor Específico do granito: c = 0,19cal/ g ºC



6-  Uma peça de latão de 200g foi deixada sob o sol e sua temperatura aumentou de 25 °C para 75 ºC.  Sabendo que o calor específico do latão é igual a  c = 0,092cal/gºC. Calcule: 

a)  A capacidade térmica dessa peça de latão


b)  A quantidade de calor recebida por essa peça de latão
             



QUÍMICA

Professor: Valdir

Nome. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . n°. . . . .Turma . . . . . . .
Data . . . . . ./ . . . . . /2020                                        

1-  Numa experiência um químico descobriu que 3 litros de água a 55 oC dissolvem 180 g de uma certa substância. Qual a solubilidade dessa substância?
Demonstre o cálculo.
        

2-   Qual das misturas abaixo é considerada uma solução?
a)     água e óleo                                         
b)  álcool e areia
c)   sal de cozinha e água                          
d)  areia e pedra


3-  Consultando a tabela de solubilidade  das  substâncias indique  a mais solúvel e a menos solúvel a 10 oC.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 

4-  Consultando   a   tabela   de  solubilidade,  indique   a substância   que   apresenta   uma variação constante  da   solubilidade   em função da temperatura.
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

5-  A solubilidade de um soluto é 240 g/L H2O (50oC).    Em   dois  litros  de  água  nesta  temperatura  foram  dissolvidos  480 g  desse  soluto. Com base nisso podemos afirmar  com certeza que  a solução obtida:

a)     é diluída 
b)  é supersaturada
c)    saturada 
d)  contém soluto que não foi dissolvido

6-    Consultando  a   tabela   de   solubilidade  das substân-  cias, calcule  a quantidade de NaCl que é possível  dissolver em  10 litros de água a uma   temperatura de 30 oC.
Demonstre o cálculo.
        

7- Utilizando   a   tabela  de  solubilidade  das  substâncias,  qual  a   massa   de  KClO3   necessária  para  saturar 10  litros  de  água   a  30 oC?
Demonstre o cálculo.
        

8-   Qual das substâncias relacionadas na   tabela,    apresenta  uma  diminuição  na   solubilidade  a  partir  de 50 oC?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



O gráfico abaixo mostra as curvas de  solubilidade de diversas substâncias.  Analisando o gráfico, responda as questões a seguir.




1-     Qual substância é a mais solúvel a 20 oC?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2-     Qual substância é a menos solúvel a 50 oC?
     . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3-     Em  qual   temperatura  as  solubilidades do NaCl e do
KNO3  são iguais?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
4-  Quais são as duas substâncias que apresentam a mesma    solubilidade a  aproximadamente 3 oC?
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
5-  Em 3 litros de água a 90 oC é possível dissolver  quantos
gramas de K2Cr2O7(demonstre o cálculo)


6-  Em 5 litros de água a 0 oC  é possível  dissolver quantos
gramas de Ce2(SO4)3(demonstre o cálculo)


7-    Para qual substância a solubilidade decresce com  o au-
mento da temperatura?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

8-   Qual substância  apresenta  a menor variação da solubilidade  em função da temperatura?
 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
9-   Em qual temperatura a água precisa estar para que seja 
possível dissolver até 1800 g de KNO3 em 2 litros de água?
(demonstre o cálculo)


10-   Qual substância apresenta solubilidade Cs =800g/L de   
H2O a aproximadamente 45 oC?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


MATEMÁTICA



Professor: Edson
No link abaixo você terá acesso a atividade de matemática e sugestões de videoaulas. 


https://drive.google.com/file/d/1fTTpFi4wiYOTu_QOBLR8ensnbe87Nkyl/view?usp=sharing

       



8 comentários:

  1. Sou do 2° ano do Ensino Médio do período noturno, e gostaria de saber se já está havendo a solicitação de trabalhos da disciplina de Educação física para nós, para quê possamos nos orientar quando à isso nesse período de afastamento.

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  2. Todos os alunos que não apresentaram declaração de trabalho (mínimo de 6h de segunda a sexta-feira) ,atestado médico afastando da atividade prática ou certidão de nascimento do filho(a)) deverão realizar as atividades da disciplina proposta.

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  3. Queria saber se a lição de física é para todos os 2 anos

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    1. Essa atividade foi preparada pelo professor Valdir. Se ele for seu professor a resposta é sim.

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  4. São Só essas matérias que é pra fazer do 2°ano?

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  5. Quero parabenizar a cada Professor pelo excelente trabalho e preocupação em manter a aprendizagem aos alunos durante esse tempo difícil em que estamos passando.
    Desejo força à todos nós, acredito que logo mais estaremos juntos novamente!

    Abraço, Cristian.

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  6. Não estou conseguindo fazer o acesso na plataforma, aparece uma mensagem dizendo "não é possível validar seu usuário no momento, tente novamente mais tarde". E estou tentando o acesso desde ontem, com os dados corretos e segui as instruções de login disponíveis no site e na própria página inicial do aplicativo, e nada funcionou.

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