Senhores Pais e Alunos,
A Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo antecipou os períodos de recesso escolar e férias. No período de 06 a 20 de abril estaremos em férias.
Importante que, nesse período, os alunos acessem e conheçam as ferramentas que passarão a utilizar a partir do próximo dia 22 de abril, quando as aulas passarão a ser contadas como dias letivos.
Baixe o APP:
Caso não saiba seu número do seu RA, acesse o link abaixo:
BOAS FÉRIAS E FIQUEM EM CASA!😉😍
Educação Física
Capacidades físicas e o trabalho escolar solicitado no começo do mês para cada turma: 2ª série do EM da manhã e noturno= Handebol.
O trabalho deverá ser manuscrito e feito em folha de almoço, com capa , incluir duas imagens e referência bibliográfica.
ATENÇÃO
As atividades de Geografia, História, Filosofia, Língua Portuguesa e Sociologia foram postadas com o título Projeto: Leitura na Ciências Humanas. Nesse espaço estão as orientações para a realização das atividades.
FILOSOFIA
ARTE
Professora: Paula
2ª série A
FÍSICA
Professor: Valdir
Atividade
a) A capacidade térmica dessa panela
Com base nessas informações, indique se as
afirmativas a seguir são falsas ou verdadeiras.
a) A capacidade térmica dessa peça de latão
FILOSOFIA
Professor: Brasílio
TRANSVERSALIDADE: ECOLOGIA E BIOÉTICA
TEMA: Documentário : nos passos de Leonardo Da Vinci.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=D11TSDnGh1U
( pesquise pelo titulo ou cole link na busca do you tube).
( pesquise pelo titulo ou cole link na busca do you tube).
Habilidades: reconhecer o uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processo reflexivo para desenvolver o pensamento autônomo e questionador; discutir a condição estética e existencial do ser humano;
Vale: 1,0 ponto.
Toda a atividade deverá ser registrada no caderno.
Responda:
1- Qual é o tema do documentário?
2- Aponte alguns aspectos que considerou mais relevantes?
3- Qual foi o período da História da Filosofia se refere o documentário ? cite algum filosofo do período? ( consultar linha do tempo da historia da filosofia).
4- Você já tinha ouvido falar sobre a obra Monalisa ? Qual sua opinião sobre essa obra de Leonardo Da Vinci?
5- De sua opinião sobre o documentário?
TRANSVERSALIDADE: Tolerância e Religião
TEMA: Filme : São Francisco de Assis.
Pesquise pelo titulo ou cole link na busca do you tube).
Habilidades: relacionar ética e moral; questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidaria.
Vale 1,0 ponto.
RESPONDA:
1- Consulte a linha do Tempo da Historia da Filosofia e aponte aspectos da Patrística e sua Moral do mesmo modo aponte aspectos da Escolástica? Qual o principal representante de cada corrente e a qual filosofo ele seguidor?
2- Como se divide a sociedade retratada no filme ? Comente o que você sabe sobre o Feudalismo? Quem era o Vassalo na hierarquia social?
3- De sua opinião sobre o filme e comente sobre os aspectos éticos?
4- Qual é a cosmovisão de São Francisco de Assis? Comente?
4- Qual é a cosmovisão de São Francisco de Assis? Comente?
ARTE
Professor: Jonas
Habilidades: (EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais). (EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias. (EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
Descrição da Atividade:
Escolha dois vídeos a partir dos links e sua descrição temática, realize uma análise crítica de cada vídeo. Bom proveito!
Orientação de fonte de pesquisa:
https://www.youtube.com/watch?v=CN0gn6vHqYs Arte Urbana: Rui Amaral conta a história do grafite no Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=BKzzEtvYWk8 COMO FAZER UMA EXPOSIÇÃO? Design de espaços para museus e galerias
https://www.youtube.com/watch?v=RGUYb-hivrc Uma visita mediada ao Museu Nacional – UFRJ
https://www.youtube.com/watch?v=MLdptXDGwmg [Documentário] Uma noite em 67 (Brasil - 2010)
https://www.youtube.com/watch?v=2h5fNK9F34o Arte e Tecnologia
Avaliação: A entrega das duas análises será realizada no retorno às aulas.
Sugestão de filme: O artista (2011)
Inglês
2ª série A
Os alunos devem acessar o link :
https://www.youtube.com/watch?v=fAp_vnq5rlI
English Brazil by Carina Fragozo, que trata de prefixos e sufixos em inglês, para recordar a matéria e anotar possíveis dúvidas.
https://www.youtube.com/watch?v=fAp_vnq5rlI
English Brazil by Carina Fragozo, que trata de prefixos e sufixos em inglês, para recordar a matéria e anotar possíveis dúvidas.
FÍSICA
Atividade
Nome. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . n°. .
. . .Turma . . . . .
Data. . . . . / . . . . 2020
1- Uma panela de ferro de 300g foi colocada no fogo e sua temperatura aumentou
de 20 °C para 120 ºC. Sabendo que o calor específico
do ferro é igual a
c =
0,11cal/gºC. Calcule:
a) A capacidade térmica dessa panela
b) A quantidade de calor recebida por essa panela
2- Duas joias, sendo uma de prata e outra
de ouro, são colocadas em um forno a uma temperatura de 200°C. Essas duas joias
têm a mesma massa e antes de serem levadas ao forno tinham mesma temperatura. Sabe-se que o calor específico da prata é
0,05 cal/g°C e o calor específico do ouro é 0,032 cal/g°C.
OURO PRATA
|
Com base nessas informações indique se as
afirmativas a seguir são falsas ou verdadeiras.
a) A jóia de ouro receberá mais calor para atingir
200°C porque tem um calor
específico menor.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
b) A capacidade térmica das duas jóias é igual
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3- Determine a capacidade térmica de uma
garrafa de vidro que tem massa de 200g.
Calor Específico do vidro: c = 0,16cal/
g ºC
4- Duas vasilhas, sendo uma com 1 quilograma de água e outra com 1 quilograma de álcool são colocadas em
um forno a uma temperatura de 100°C. Tanto a água quanto o álcool estão a 20°C.
Sabe-se que o calor específico da água é 1 cal/g°C e o calor específico do
álcool é 0,6 cal/g°C.
|
a) Para atingir 100°C a água precisará de mais
calor porque tem um calor específico maior.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
b) Sendo as quantidades de água e álcool iguais, as quantidades
de calor para que as duas vasilhas atinjam 100°C serão diferentes, pois se
trata de substâncias diferentes.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
5- Determine a capacidade térmica de um
pedaço de granito que tem massa de 800g.
Calor Específico do granito: c = 0,19cal/ g ºC
6- Uma peça de latão de 200g foi
deixada sob o sol e sua temperatura aumentou de 25 °C para 75 ºC. Sabendo que o calor específico do latão é igual a c = 0,092cal/gºC. Calcule:
a) A capacidade térmica dessa peça de latão
b) A quantidade de calor recebida por essa peça de latão
QUÍMICA
Professor: Valdir
Nome. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . n°.
. . . .Turma . . . . . . .
Data . . . . . ./ . . . . . /2020
1- Numa experiência um químico descobriu que 3
litros de água a 55 oC dissolvem 180 g de uma certa substância. Qual
a solubilidade dessa substância?
Demonstre o
cálculo.
2- Qual das misturas abaixo é considerada uma
solução?
a)
água e óleo
b) álcool
e areia
c) sal de cozinha e água
d) areia e pedra
3- Consultando a tabela de solubilidade das
substâncias indique a mais
solúvel e a menos solúvel a 10 oC.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . ..
4- Consultando a
tabela de solubilidade,
indique a substância que
apresenta uma variação constante da
solubilidade em função da
temperatura.
. . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
5- A solubilidade de um soluto é 240 g/L H2O
(50oC). Em dois
litros de água
nesta temperatura foram
dissolvidos 480 g desse
soluto. Com base nisso podemos afirmar
com certeza que a solução obtida:
a)
é diluída
b) é supersaturada
c)
saturada
d) contém soluto que não foi
dissolvido
6- Consultando
a tabela de
solubilidade das substân- cias, calcule
a quantidade de NaCl que é possível
dissolver em 10 litros de água a
uma temperatura de 30 oC.
Demonstre o
cálculo.
7- Utilizando a
tabela de solubilidade
das substâncias, qual
a massa de KClO3 necessária para
saturar 10 litros de
água a 30 oC?
Demonstre o
cálculo.
8- Qual das substâncias relacionadas na tabela,
apresenta uma diminuição na solubilidade a partir
de 50 oC?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
O gráfico abaixo
mostra as curvas de solubilidade de
diversas substâncias. Analisando o
gráfico, responda
as questões a seguir.
1- Qual substância é a mais solúvel a 20 oC?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . .
2- Qual substância é a menos solúvel a 50 oC?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . .
3- Em qual temperatura
as solubilidades do NaCl e do
KNO3 são
iguais?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . .
4- Quais são as duas substâncias que apresentam
a mesma solubilidade a aproximadamente 3 oC?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . .
5- Em 3 litros de água a 90 oC é
possível dissolver quantos
gramas de K2Cr2O7? (demonstre o cálculo)
6- Em 5 litros de água a 0 oC é possível
dissolver quantos
gramas de Ce2(SO4)3? (demonstre o cálculo)
7- Para qual substância a solubilidade decresce
com o au-
mento da temperatura?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . .
8- Qual
substância apresenta a menor variação da solubilidade em função da temperatura?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . .
9- Em qual temperatura a água precisa estar
para que seja
possível
dissolver até 1800 g de KNO3 em 2 litros de água?
(demonstre o cálculo)
10- Qual substância apresenta solubilidade Cs =800g/L
de
H2O
a aproximadamente 45 oC?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . .
Professor: Edson
No link abaixo você terá acesso a atividade de matemática e sugestões de videoaulas.
https://drive.google.com/file/d/1fTTpFi4wiYOTu_QOBLR8ensnbe87Nkyl/view?usp=sharing
MATEMÁTICA
No link abaixo você terá acesso a atividade de matemática e sugestões de videoaulas.
https://drive.google.com/file/d/1fTTpFi4wiYOTu_QOBLR8ensnbe87Nkyl/view?usp=sharing
Sou do 2° ano do Ensino Médio do período noturno, e gostaria de saber se já está havendo a solicitação de trabalhos da disciplina de Educação física para nós, para quê possamos nos orientar quando à isso nesse período de afastamento.
ResponderExcluirTodos os alunos que não apresentaram declaração de trabalho (mínimo de 6h de segunda a sexta-feira) ,atestado médico afastando da atividade prática ou certidão de nascimento do filho(a)) deverão realizar as atividades da disciplina proposta.
ResponderExcluirQueria saber se a lição de física é para todos os 2 anos
ResponderExcluirEssa atividade foi preparada pelo professor Valdir. Se ele for seu professor a resposta é sim.
ExcluirGrany
ResponderExcluirSão Só essas matérias que é pra fazer do 2°ano?
ResponderExcluirQuero parabenizar a cada Professor pelo excelente trabalho e preocupação em manter a aprendizagem aos alunos durante esse tempo difícil em que estamos passando.
ResponderExcluirDesejo força à todos nós, acredito que logo mais estaremos juntos novamente!
Abraço, Cristian.
Não estou conseguindo fazer o acesso na plataforma, aparece uma mensagem dizendo "não é possível validar seu usuário no momento, tente novamente mais tarde". E estou tentando o acesso desde ontem, com os dados corretos e segui as instruções de login disponíveis no site e na própria página inicial do aplicativo, e nada funcionou.
ResponderExcluir