Arquivo do blog

sexta-feira, 20 de março de 2020

6º ANO 


Senhores Pais e Alunos,


 A Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo antecipou os períodos de recesso escolar e férias. No período de 06 a 20 de abril estaremos em férias.

Importante que, nesse período, os alunos acessem e conheçam as ferramentas que passarão a utilizar a partir do próximo dia 22 de abril, quando as aulas passarão a ser contadas como dias letivos.


 Os alunos terão acesso a um aplicativo que utilizarão sem  qualquer cobrança pelo uso de sua internet móvel. Acesso Gratuito. E, também, poderão assistir aulas que serão transmitidas pela 2.3 TV Cultura.





 O vídeo abaixo explica como utilizar e baixar o aplicativo:




Baixe o APP:




Caso não saiba seu número do seu RA, acesse o link abaixo:







BOAS FÉRIAS E FIQUEM EM CASA!😉😍


CIÊNCIAS

Série/ano: 6º ANO A
Professor: Bernardo

Para o 1º Bimestre: trabalhos manuscritos ou digitados para entregar no retorno das aulas

HABILIDADE:
(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

ATIVIDADES:
  • Explicar métodos adequados para a separação de diferentes heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano. Pode desenhar ou colocar imagens. Pode digitar, mas será obrigatória a CONCLUSÃO.
  • Pesquisar sobre procedimentos específicos, tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo. Pode desenhar ou colocar imagens. Pode digitar, mas será obrigatória a CONCLUSÃO.
  • Assistam aos vídeos abaixo e escrevam no caderno sobre o que você entendeu.

Vídeo 1:




Vídeo 2:



Vídeo 3:

Vídeo 4:




NOVAS ATIVIDADES DO PROFESSOR BERNARDO

Olá, alunos do 6º A.


Quando vocês terminarem as atividades do 1º bimestre (até o fim de Abril), iniciem estas atividades que deixarei aqui:

Vou deixar uns links de vídeos. Clique em cada um, pela ordem que aparecem, assistam os vídeos, quantas vezes quiserem e respondam aos questionários, que estará mais abaixo, em folhas de papel almaço.

O conteúdo: Matéria e energia

Materiais sintéticos  
Transformações químicas

Habilidade desenvolvida:(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

Links dos vídeos:


1) Consciente Coletivo  - Origem do que consumimos


2) PRODÇÃO DE MEDICAMENTOS - PARTE I


3) PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS - PARTE II




QUESTIONÁRIO, ( CADA VÍDEO DEVE TER UM QUESTIONÁRIO PRÓPRIO. Portanto, serão 3 Questionários ).
NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR OS TÍTULOS DE CADA VÍDEO.

1 - O que eu aprendi, com este vídeo ?

2 - O que mais me surpreendeu e/ou chamou a minha atenção ?

3 - Explique detalhadamente o assunto do vídeo.

4 - Eu ou meus familiares, praticamos alguma coisa, vista no vídeo ?

5 - Explique detalhadamente, sobre o que está correto de se fazer e o que está errado, do que aparece no vídeo.




É isso aí, pessoal !!!
Esta são as Atividades para o mês de Maio. Independente de voltarmos logo ( Que Deus nos permita ) ou não, vocês terão o mês de Maio inteirinho, para fazerem estes 3 Questionários aí.

Fiquem na proteção do nosso JESUS .
Até a próxima !!!



CIÊNCIAS

Série/ano: 6º anos  B,C, D, E, F, G 
Professor: Fracilene

RESOLVER AS ATIVIDADES I, II e III

Atividade de Ciências I  - 1º Bimestre

Nome__________________________Número___6 ano____

Tema:Transformações da matéria, Misturas homogêneas e heterogêneas, Separação de misturas

Competências gerais desenvolvidas: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
Habilidades: Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes.     Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais.

Questão 01

Uma maneira de separar pedrinhas que existem entre os grãos de areia, de modo que a areia possa ser misturada com o cimento e usada na construção civil é a:
a) decantação.         b) filtração.           c) peneiração.        d) evaporação.



Questão 02

Alguns processos de separação de misturas que realizamos em casa muitas vezes se assemelham aos usados em laboratórios de pesquisa científica. São listados a seguir alguns desses processos comumente realizados em casa:
A) Retirar a poeira do tapete usando um aspirador de pó.
B) Coar em uma peneira um suco de maracujá.
C) Escolher grãos de bico ou feijão para remover sujeiras e pedras.

Os métodos de separação de misturas mencionados em A, B e C,  são:
A_______________________________________
B_________________________________________
C___________________________________________.


Questão 03

Sobre as sentenças, marque F para transformações físicas e Q para transformações químicas.
(      ) Derretimento de um picolé.      (       ) Queimar papel.     (         ) Acender a vela.
(      ) Roupa secando no varal.          (      ) Ferver água.          (         ) Azedar o leite.
(      ) Queimar madeiras velhas.        (      )  Frutas estragadas.


Questão 04

Para fazer uma xícara de café, misturam-se água fervida e pó de café. Em seguida, o pó é retirado dessa mistura, restando apenas a água, que adquire a cor, o aroma e o sabor do café. A respeito desse processo, responda:
a)    O que é usado para separar os componentes da mistura de água e pó de café? Qual o nome desse processo de separação?

b)    Em relação ao aspecto visual, que tipo de mistura ocorre entre a água e o pó de café?

Atividade de Ciências II - 1º Bimestre

Habilidades: (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais. (EF06CI03) Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano.


01.Observe as figuras I, II e III.



I    - óleo, água e gelo.
II   - água com gás (gaseificada) e gelo.
III  - água salgada, gelo, óleo e uma pedra de granito.
 Agora, indique o número de fases em cada um:

02. Escreva quais  alternativas  apresentam misturas homogêneas:
a) Água mineral_______________________________
b) Sopa de letrinhas ___________________________
c) Aço________________________________________
d) Sangue_____________________________________
e) Refrigerante_________________________________
f) Gasolina____________________________________
g) Ouro 18 quilates_____________________________
h) Leite_______________________________________

03.Pesquise sobre o tema:    Separação de Misturas.

Depois, complete as afirmações que seguem:

a) A filtração é possível quando possuímos uma mistura ______ constituída por ______ e ________,
Exemplo:

b)  A decantação é possível quando possuímos uma mistura_______constituída por______e _________,
Exemplo:

c) A dissolução fracionada é possível quando possuímos uma mistura  _________ constituída por _______ e ________,
Exemplo:

d)- A peneiração é possível quando possuímos uma mistura ________ constituída por _______ e ______,
Exemplo:

e) A flotação é possível quando possuímos uma mistura ___________ constituída por __________ e _________,
Exemplo:

f) A separação magnética é possível quando possuímos uma mistura __________ constituída por ________ e _______,
Exemplo:

g A fusão fracionada é possível quando possuímos uma mistura ______________ constituída por __________ e ________,
 Exemplo:

h) A destilação simples é possível quando possuímos uma mistura ______________ constituída por __________ e ________,
Exemplo:

i) A destilação fracionada é possível quando possuímos uma mistura ________ constituída por __________ e ___________.,
Exemplo:


           Atividade de Ciências III - 1º Bimestre


HABILIDADES: (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.


Introdução

Ao falar de medicamentos e seu desenvolvimento,um conceito fundamental é o de princípio ativo: a substância que irá exercer o efeito farmacológico desejado.

Por exemplo, se estou com febre, o princípio ativo será a substância que fará a febre baixar.

Esta atividade trata de técnicas utilizadas para a extração do princípio ativo de origem vegetal, base do nascimento da indústria farmacêutica.
Essa indústria nasceu da observação e da pesquisa dos efeitos medicinais de diferentes plantas e animais, conhecimento presente nas culturas tradicionais.
O principal objetivo dessa indústria é extrair o princípio ativo, descobrir sua estrutura química para, então, sintetizá-la (fabricá-la) em laboratório e, a partir de estudos de atividade farmacêutica, propor novas substâncias análogas ( semelhante), mas com efeitos mais potentes e/ou específicos.

Contexto
     



O Allium Sativum, conhecido popularmente como Alho, é uma planta que pode ser utilizada como remédio para doenças cardiovasculares, resfriados,  ajuda a reduzir os níveis de colesterol, a coagulação do sangue, a combater os parasitas intestinais, a reduzir a pressão sanguínea e tem efeito expectorante.
Mas tenha cuidado, se você já faz o consumo diário de substâncias anticoagulantes, o consumo de alho deverá ser reduzido, visto que o risco de você ter hemorragia é mais alto, quando consumido em excesso.
Pesquise e Responda as perguntas sobre:
1. O que é um material natural?

2. O que são materiais sintéticos?


3. Você sabe o que é um princípio ativo?


4. Pesquise o princípio ativo do alho.


5. Você conhece outras plantas utilizadas como tempero ou como remédio?


6. Quais são essas plantas e para que são utilizadas?


7. Pesquise os princípios ativos dessas plantas.






MATEMÁTICA

Ano: 6º ano H 
Professor: Daniel


Descrição da Atividade: Lista de Exercícios

Lista de Exercícios I

1- Escreva na forma de potência.

a) 6 x 6 x 6 =
                
b) 5x 5x 5 x 5 = 

 c) 7x 7x 7 x 7 x 7=

d) 2x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 =  

   

2- Maria fez uma subtração e escondeu os algarismos do primeiro número para que sua irmã descobrisse:





  
  𛲣  -  243 = 329

Qual é o número escondido por Maria?


3- Renata recebeu uma encomenda de  250 ovos de chocolate. Já fabricou 114. Quantos ovos ela ainda precisa fabricar para completar essa encomenda?



4- Usando os algarismos 0, 2 e 7, escreva o menor e o maior número de três algarismos.

Menor: ___________

Maior:____________


5- Resolva a expressão:      

           
                  


6- Glaucia gastou R$ 284,00 para comprar seu uniforme. Sabe-se que ela gastou R$ 156,00 para comprar 3 calças e que o restante foi utilizado para comprar 4 camisetas. Quanto custou cada camiseta?



7- Vou assistir a um filme de 168min de duração. Se eu começar assistir esse filme às 13h e 30min, que horas vou terminar?



8- Quem são os divisores de 32?



9- Quais são os múltiplos de 7 compreendidos entre 20 e 30?



10- Dê o valor das potências:

a) 63 =  
             
b) 20² =
c) 35 =

 Lista de Exercícios II

1- Quem sou?

a)

         𛲢× 7 = 84

b)

         𛲢 ÷ 15 = 6


2- O dobro de 1003 e a metade de 10030 são respectivamente:


a) 2006 e 515 


b) 2006 e 5015 

c) 2060 e 5150  

d) 2060 e 5015

  
3- Considere as seguintes expressões:

I- 10÷ 5 + 5 = 7 
II- 2 × 1 × 0 × 3 = 6  
III- 6 × 3 – 2 × 5 = 8  
IV- 48 ÷ 16 + 8 ÷ 4 = 5


Podemos afirmar que:

a) Todas estão certas.

b) Todas estão erradas.

c) Somente a primeira está errada.

d) Somente a segunda está errada.


4- Uma diretora deseja formar turmas de 38 alunos. Como existem 450 alunos matriculados, uma delas ficará incompleta. Para completar essa turma, ela deverá matricular:

a) 6 alunos 

b)11 alunos

c) 12 alunos  

d) 32 alunos


5- Um carro consumiu 50 litros de álcool para percorrer 600 km. Supondo condições equivalentes, esse carro, para percorrer 840 km, consumirá:


a) 70 litros 

b) 68 litros

c) 75 litros

d) 80 litros.


6- O dobro de 8 e o quadrado de 8 são, respectivamente.


a) 16 e 16 

b) 16 e 64 

c) 64 e 16  

d) 64 e 64


7- O Teatro Martins Pena tem 243 poltronas. O número de poltronas do teatro equivale a:


a) 34 

b) 35 

c) 36  

d) 37


8- Qual dos números é maior?

a) 222 

b) 2 × 2 × 2  

c) 222  

d) 222


9- Um gato come 5 ratos por dia. Quantos ratos 5 gatos comem em 5 dias?


a) 15 

b) 25 

c) 125  

d) 625

           
10- O menor e o maior divisor de 12 são, respectivamente, iguais a:


a) 0 e 6

b) 1 e 6 

c) 0 e 12   

d) 1

Avaliação: Entregar no retorno das aulas.






 Matemática

Série/ano: 6ºanos D, E, F e G
Professora: Zuleima

HABILIDADES:
(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9,10, 100 e 1000.
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.

   Sugestão de alguns Links para exercitar as habilidades trabalhadas em sala de aula:👇







https://www.somatematica.com.br/fundam/fracoes4.php




 LÍNGUA PORTUGUESA

Série/ano: 6ºanos
PROFESSORA : ZENILDA e NICÉLIA

Observação: Pode imprimir ou responder em folha de almaço ou sulfite.

Leia o texto para responder as questões abaixo:
                
Cantora adolescente que gravou música para novela do SBT quer lançar CD
    A cantora Lays Queiroz, de 14 anos, moradora de Sorriso, está se preparando para lançar o primeiro CD. De acordo com o pai, Paulo Queiroz, a gravação da música “O Close”, tema da novela Carinha de Anjo, do SBT, tem alavancado a carreira da jovem, que sonha, agora, com outros passos. “A intenção é gravar o CD. A Fátima Leão (cantora e compositora goiana) escreveu uma música para ela, que deverá entrar neste álbum. A cantora sertaneja Marília Mendonça também se dispôs a gravar alguma canção junto com ela”, afirmou, ao Só Notícias.
    A carreira de Lays começou a decolar em 2015, quando o cantor e compositor Serginho Pinheiro, que é amigo da família, esteve em Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop), onde a jovem nasceu e morava, até então. “Ela sempre gostou de cantar, desde os sete anos de idade. O Serginho escutou, gravou uma música e mandou para o Arnaldo Saccomani (produtor musical). Ele entrou em contato no ano passado e demonstrou interesse na gravação de uma música para a novela”, explicou o pai.
    A canção interpretada por Lays foi composta em 2005, pelo próprio Sérgio Pinheiro, em coautoria com Carlos Randall e Zéo Moreira. Na novela, a versão cantada pela jovem embala o romance do casal Gustavo Larios e irmã Cecília. Para Paulo, a cantora mirim deve começar a ganhar ainda mais visibilidade nos próximos meses. “O CD da novela está para sair e, quando isso acontecer, ela vai começar a se apresentar em programas do SBT. Há ainda algumas conversas com os diretores da novela para que ela grave outra música”.
    Em abril deste ano, Lays Queiroz gravou um videoclipe em São Paulo (SP), interpretando a canção da novela. No Youtube, já são mais de 5,2 mil visualizações.
(www.sonoticias.com.br)
1) O texto apresenta característica do gênero textual:
a) (    ) reportagem
b) (    ) notícia
c) (    ) crônica
d) (    ) entrevista
 2) Qual é o fato divulgado pelo texto?
R:__________________________________________________________________________________________________________
 3) Que outro título você daria para esse texto?
R:__________________________________________________________________________________________________________
 4) De acordo com o texto:
a) (    ) A música “O Close” tem alavancado a carreira da jovem.
b) (    ) A música “O Close” ajudou a menina a lançar seu primeiro CD.
c) (    ) A canção “ O Close” foi composta por Lays Queiroz.
d) (    ) Em abril de 2015 a garota gravou um videoclipe em São Paulo.
 5) Leia as informações a respeito do texto publicado no Só Notícias:
I. Aborda os fatos de forma clara e objetiva.
II. Há predomínio de verbos no pretérito.
III. O trecho do texto que está entre aspas marca um comentário de Paulo Queiroz, pai da cantora.
Estão corretas apenas as afirmações:
a) (    ) I e II
b) (    ) I, II e III
c) (    ) III
d) (    ) II
 6) Leia as informações sobre o título da notícia:
I. É claro e adianta o assunto de que tratará.
II. O verbo principal é “gravou” e está no pretérito.
III. É conciso e apresenta o verbo principal no presente.
Estão corretas apenas as afirmações:
a) (    ) I e II
b) (    ) I, II e III
c) (    ) III
d) (    ) II
1-Leia a tirinha para responder as questões:

a) Retire da tirinha:
•Três verbos: ______________________________________
• Dois pronomes: ___________________________________
 • Um adjetivo: _____________________________________
2) Ao consultar o dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto, é possível interpretá-la. Qual palavra você colocaria no lugar de pirambaba? ____________________________________________________________________________________________________________
3. Nos enunciados abaixo, qual adjetivo foi destacado CORRETAMENTE?
a) você é pirambaba – refere-se a “você”
b) fez a lição de casa – refere-se a “casa”
c) nota baixa de novo – refere-se a “novo”
 d) nota baixa de novo – refere-se a “baixa”
4. Leia:
                       O MENINO, O BURRO E O CACHORRO
   Um menino foi buscar lenha na floresta com seu burrico e levou junto seu cachorro de estimação. Chegando no meio da mata, o menino juntou um grande feixe de lenha, olhou para o burro e exclamou:
   - Vô colocá uma carga de lenha de lascá nesse burro! Então o jumento virou-se para ele e respondeu:
   - É claro, não é você quem vai levar.
   O menino, muito admirado com o fato de ter o burro falado, correu e foi direto contar tudo ao seu pai. Ao chegar à casa, quase sem fôlego, ele disse:
    - Pai, eu tava na mata juntano lenha e depois de prepará uma carga pra trazê, disse que ia colocá ela lá na garupa do burro, e, acredite se quisé, ele virô pra mim e disse: "Claro, não é você que vai leva."
    O pai do menino olhou-o de cima a baixo e, meio desconfiado, o repreendeu:
    - Você está dando para mentir agora? Onde já se viu tal absurdo? Animais não falam!
    Nesse momento, o cachorro que estava ali presente, saiu em defesa do garoto e falou:
    - Foi verdade, eu também estava lá e vi tudinho!
    Assustado, o pobre camponês, julgando que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado que estava encostado na parede e o ergueu para ameaçar o cachorro. Nesse momento, aconteceu algo ainda mais curioso... O machado começou a tremer em suas mãos e falou com a voz temerosa:
    - O senhor tenha cuidado, este cachorro pode me morder!  
                                                                                                          Nota: conto popular do Nordeste de origem desconhecida.
 No texto acima, foi registrada, além da norma-padrão, a linguagem oral.
a) Identifique no texto três palavras típicas da linguagem oral. ____________________________________________________________________________________________________________

b) Crie uma frase para cada palavra, reescrevendo-a de acordo com a norma-padrão.
____________________________________________________________________________________________________________

5. Leia:
    O pai do menino olhou-o de cima a baixo e, meio desconfiado, o repreendeu:
 - Você está dando para mentir agora? Onde já se viu tal absurdo? Animais não falam!

 Nesse enunciado aparecem algumas pontuações pouco comuns em outros tipos de texto: os dois pontos e o travessão.
a) Cite pelo menos dois outros tipos de texto nos quais essa pontuação aparece. ____________________________________________________________________________________________________________
b) Observe o emprego dessas pontuações no texto e escreva uma regra para o uso de cada um desses sinais. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Leia:
 “o menino juntou um grande feixe de lenha
a) A qual palavra os segmentos destacados se referem no texto? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Se você as substituir por outras, como “extenso” e “de luz”, o que ocorre no texto? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Qual a função dos adjetivos na frase? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Releia o trecho abaixo, retirado do texto:
       “Assustado, o camponês pobre, julgando que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado que estava encostado na parede e o ergueu para ameaçar o cachorro.”
a)       Identifique e reescreva o trecho modificado no período acima. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)      Essa mudança provocou alteração de sentido na frase? EXPLIQUE sua resposta ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Leia:
    - Vô colocá uma carga de lenha de lascá nesse burro!
  Leia com atenção o verbete abaixo retirado do dicionário Houaiss:
                                        LASCA
                                    de I.
                                 Regionalismo: Brasil.
                                 Uso: informal.
                                 muito bom ou ruim pra I.
                                 Regionalismo: Nordeste do Brasil. Uso: informal.
                                 em grande quantidade 

 a) Qual é o sentido da expressão “de lascar” no contexto? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________
b) Escreva uma frase utilizando a outra expressão proposta no verbete. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 8 – Leia o texto 13




a) Explique o porquê da expressão no rosto do amigo de Mafalda, no 4º quadro da primeira tirinha.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Observe a segunda tirinha. Mafalda nos apresenta um fato ou uma opinião? EXPLIQUE sua resposta com elementos do texto. ____________________________________________________________________________________________________________

c) Após a leitura das tirinhas da Mafalda, escreva um parágrafo apresentando sua opinião sobre o tema abordado. JUSTIFIQUE o seu ponto de vista.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 - Leia a notícia e responda:

              País tem 917 municípios em crise hídrica

De acordo com o balanço, a maioria dos municípios está no Nordeste, 123 somente em Pernambuco
Por: Agência Brasil – Publicado em: 20/03/2018
    O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica, informou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao participar do 8º Fórum Mundial da Água. Esse número corresponde aos municípios que estão em situação de emergência por seca ou estiagem até o dia 13 de março.
   O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde está a maioria das cidades. Do total de municípios, 211 estão na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no Rio grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 o Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em alagoas,18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande do Sul, além de registros e outros estados.
   No fórum, o ministro destacou que é preciso fazer investimentos para ampliar e modernizar o sistema de abastecimento do país.
   Segundo ele, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados, otimizar as estratégias de uso racional”, disse.
   Ele acrescentou que também é “determinante” revitalizar o Rio São Francisco, buscar integração entre bacias das regiões do Brasil e investir em saneamento básico.
   “No momento em que constatamos que a escassez hídrica e a insegurança hídrica não mais se reportam apenas ao Nordeste, é fundamental que as intervenções passem por um diálogo federado”, acrescentou o ministro.

              Agência Brasil. País tem 917 municípios em crise hídrica. Diário de Pernambuco, Recife, 20 mar. 2018.

a)  Procure no dicionário o significado das palavras destacadas na notícia.
______________________________________________________________________________________________ 
b)    Em sua opinião, o que chama atenção nesse título?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)    Agora releia o subtítulo da notícia e responda:

·         Qual é a função do subtítulo dessa notícia em relação ao título?
_____________________________________________________________________________________________________________________________
·         Que fato esse subtítulo enfatiza?
_________________________________________________________________________________________________________________________________

d)    No primeiro parágrafo, há o lide da notícia. Leia-o e preencha-a com as informações sobre os fatos da notícia.
·         Qual é o acontecimento? _____________________________________
·         Onde ocorreu? 
_______________________________________
·         Por quê? _____________________________________
·         Como foi divulgada a informação? _____________________________________

e)     Leia o título da notícia e observe o verbo em destaque.
                                     O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica”
·         A forma verbal empregada no título da notícia expressa um fato presente, passado ou futuro?
____________________________________________

·         Com qual objetivo o autor empregou esse tempo verbal?
___________________________________________


f)      Releia o primeiro parágrafo da notícia e responda:
·         Transcreva os verbos que aparecem nesse trecho, agrupando-os em duas colunas, conforme estejam conjugados no presente ou no passado.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

·         Que efeito de sentido o emprego do presente do indicativo e da terceira pessoa constrói no trecho da notícia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

g)    Os verbos sofrem variações de acordo com o tempo em que as ações acontecem (passado, presente, futuro) e conforme as pessoas do discurso às quais estão relacionados. Observe a forma verbal em destaque na frase a seguir, extraída da notícia.

Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais”.

·         Em que tempo e pessoa do discurso está flexionado o verbo que compõe a frase?
______________________________________________________________________________________________________________________________ 
h)    Compare os trechos a seguir:

I.              Temos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais.
II.            Tivemos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais.
III.           Tínhamos de intensificar a cooperação entre os órgãos governamentais

a) Indique quais os verbos foram conjugados no passado. _______________________________________________________________

b) Em qual dos trechos o verbo indica uma ação passada e já concluída? _______________________________________________________________
       
c) Em qual dos trechos o verbo indica uma ação constante, que se repetia continuamente no passado?
_________________________________________________________________________

                       

                       Matemática

Ano/série: 6º Ano H (Parte II)

Professor: Daniel

Habilidades:
Identificar, comparar, ordenar, números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, dizendo quais são fazendo uso da reta numérica, para localizar os números.
Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos ( mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.


Descrição da Atividade: Listas de Exercícios.

Avaliação: Entregar no retorno das aulas.



Atividade Domiciliar de Matemática.

1- Ordene os preços seguintes, do mais barato ao mais caro:

Bala
R$ 0,80
Chocolate
R$ 1,20
Leite
R$ 2,01
Iogurte
R$ 2,10
Bolachas
R$ 1,02
Torradas
R$ 0,98
Bombom
R$ 0,89

2- O avô de Zeca esqueceu os óculos e pediu ao neto que preenchesse o cheque. Escreva por extenso, o valor do cheque. R$ 478,69.


3- Calcule o número representado por  _________ em cada sentença.
 


a)  _______+ 6,1 = 10.          b)  ______ - 7,3 = 22,82         c) _____ + 2 + 0,4 + 1,3 = 19,8.


4- Complete, com >, < ou =.

a) 0,85____8,5            b) 0,3____0,3000         c) 6,0____ 60/10         d) 9,4 ____ 4,9    


5- Quatro inteiros e setenta e dois décimos de milésimos  é  igual a:

a) 4,72                             b) 4,072                                 c) 4,0072                          d) 4,00072
  

6- Um motorista passa, em uma estrada, por um posto, que cobra  R$ 2,68 por litro de gasolina. Em seguida passa por outro posto, que cobra R$ 2,65 por litro, e resolveu abastecer o seu carro com 45 litros de gasolina. Em relação ao preço do primeiro posto, ele fez uma economia de:

a) R$ 1,35                b) R$ 1,55                   c) R$ 1,75                       d) 1,85


7- Calcule o valor das expressões:

a) 7,4 – 8 × 0,5                                       b) 2,5 × 13 – 6,8


8- Dê o valor das potências:

a) 53 =                
b) 10² =
c) 55 =





                                ARTE
   
Ano/série: 6º anos

Professor(a): Everly


Estudo Domiciliar


Habilidades: EF69AR07


Descrição da Atividade: Mapa do Corpo

Orientação de fonte de pesquisa:   Desenhar seu corpo todo sem se olhar no espelho, apenas com você se imagina. Utilize elementos que se relacionam com sua personalidade para dar mais significado ao seu mapa. Expresse também seu ponte forte e seu ponto fraco

Avaliação: Conforme solicitado antes do isolamento, a atividade deverá ser entregue em sulfite, assim que retomarmos a normalidade.






                             Educação Física

Ano/série: 6º anos A,B,C,D,E,F,G e H
Professor(a): Gilmara

                                 Estudo Domiciliar (aula teórica)

Habilidades: (EF06EF03) experimentar e fruir esportes de marca e invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Descrição da Atividade I: Vamos conhecer mais?


Pesquisar sobre:
- A história do Handebol no mundo e no Brasil;
- Principais títulos da seleção brasileira de Handebol feminino e masculino.

Descrição da Atividade II: Relembrando as principais regras do Handebol

-Assistir o vídeo a seguir e anotar no caderno de Educação física as regras que ainda você não conhecia. Segue o vídeo abaixo 👇




Orientação de fonte de pesquisa: Podem coletar as informações da maneira que quiserem, pode perguntar para alguém, pesquisar em livros, sites, revistas, etc. O importante é que contenha na pesquisa  todas as informações solicitadas.

Avaliação: Atividade I- A pesquisa deverá ser feita em folha de almaço ou folha do caderno quando retornarem as aulas. 
                  Atividade II- No caderno do aluno será feita a correção quando retornarem para escola.


                                Educação Física

Ano/série: 6anos A,B,C,D,E,F,G e H
Professor(a): Gilmara

                     Estudo Domiciliar (aula prática)


Descrição da Atividade Prática: Movimentando-se em casa!

Esta atividade tem como objetivo você realizar alguns exercícios físicos sem sair de casa.

-Será apenas um bloco contendo 5 exercícios

-Vocês poderão realizar o bloco de exercícios de 1 a 3 vezes

-Antes de iniciarem o bloco de exercícios realizem os alongamentos a seguir (15s cada exercício).

Bloco I
50 Polichinelos


COMO FAZER
·  
         Você deve estar em uma superfície plana com os pés juntos e ambas as mãos encostadas no quadril;
·         Dobre os joelhos e salte levemente no ar, abra as pernas na largura dos ombros e levante os braços acima da cabeça.

20s Prancha











COMO FAZER
·         Apoie os cotovelos e antebraços no chão e alinhe aos ombros e apoie a ponta dos pés no chão e alinhe aos cotovelos;
·         Você deve ficar com o corpo ereto e contrair o abdômen. Fique nessa posição por 15 segundos.


20 Agachamentos










COMO FAZER:
·         Posicione-se com suas pernas paralelas e levemente afastadas na largura dos ombros, flexione os músculos abdominais e coloque suas mãos em seus quadris;
·         Aponte os dedos para a frente e os braços estendidos para ajudar a equilibrar a postura;
·         Empurre o quadril para trás, dobrando levemente os joelhos em um ângulo de 90 graus, mantenha as costas retas e seu olhar para a frente;
·         Volte levemente para a posição inicial e contraia os glúteos quando estiver de pé.

20 Abdominais completo










COMO FAZER:
·         Deixe as costas rentes ao chão, bem retas.
·         Flexione as pernas, mantendo os pés apoiados e joelhos na direção do teto.
·         Levante as costas do chão, mas não deixe o peito encostar nos seus joelhos.

30s corrida estacionária (no lugar)








COMO FAZER:
  • É só simular uma corrida mas sem sair do lugar, igual a imagem acima.




INGLÊS
Professora: Cleide
6º anos: E,F,G,H



ATIVIDADE INTERPRETATIVA 


The actor Leonardo DiCaprio was born on November 11, 1974 in Hollywood, California. His father, George, is Italian-American. His mother, Irmalin, is from Germany. His most famous roles are Jack Dawson in Titanic (1997) and Howard Hughes in The Aviator (2004). His favorite movie is The Godfather.

 Answer the questions
1)    What does he do?
2)    Where is he from?
3)    When is his birthday?
4)    How old is he?
5)    Where is his mother from?
6)    What’s his favorite movie?




                                  HISTÓRIA

PROFESSORA: INÊS

TURMAS: 6º ANOS A e B

Pesquisar sobre: A ORIGEM DO HOMEM NA AMÉRICA
Os trabalhos devem ser manuscritos em folha almaço, com capa e bibliografia (fonte de pesquisa).




                          INGLÊS

PROFESSORA: PAULA

Entregar os exercícios copiados e resolvidos em folha separada na volta às aulas. Consulte seu caderno!

I-Preencha os espaços com o verbo to be – AM, IS ou ARE:

1-    Renato _____ a good student.
2-    Denis and Bruno ______ best friends.
3-    Raquel _____ my Science teacher.
4-    We ____  late ! Let’s run !
5-    I _____ busy now.
6-    Ricardo  ____ thirsty. Can you bring him  some water?
7-    Who ____ you?
8-    They _____ studying a lot.
9-    What ____ your favorite color?
10- She ____ a very good doctor.


II- Use as palavras a seguir para escrever as frases em inglês:

            intelligent  /   happy  /  he  /  today  /  she  /  sad  /  is  /  are  /

            hungry  /  friends  /  pencil  /  we  /  the  / new /  yellow  /  car


1.    Ela está triste hoje.

2.    Nós somos amigos.

3.    Ele é inteligente.

4.    O lápis é amarelo .

5.    Ele está com fome.

6.    O carro é novo.

             


                            MATEMÁTICA

SÉRIES/ANO: 6º anos A,B e C
PROFESSORA: Maria Aparecida Mazzeti


A atividade pode ser desenvolvida em folha impressa, papel almaço ou folhas de caderno; É referente ao Conteúdo  do 1º Bimestre; Assista as vídeos aulas abaixo para ajudar:





                                     
                                 
EE ”Profª Palmira Grassiotto Ferreira da Silva”

Aluno ( a ) _________________________ Nº ___ Série 6º ano ___ Data ___/___/___
                                          
                                              Atividade em matemática


1) Em um banheiro tem uma parede com 15 fileiras com 10 azulejos e outra parede com 13 fileiras com 10. Quantos azulejo tem no banheiro?
a)         100                      b)       130
c)         150                     d)       280

2) Qual é o resultado da multiplicação de 63 por 12?
a)         656                    b)        756
c)         186                    d)        75

3) Marque um X na alternativa que mostre o resultado da divisão de 381 por 3:
a)         130                  b)          128
c)         127                 d)           125

4) Mariana tem 1,45 de altura e seu irmão tem 1,27. Quantos centímetros ela tem a mais que o irmão?
a)         28                   b)           18
c)         15                   d)           12

5) Tendo somente uma nota de R$ 20,00, comprei um saquinho de pipoca por R$ 2,75, um suco por R$ 2,00 e quatro balas por R$ 0,50. Quanto devo receber de troco?
a)         R$ 14,15             b)       R$ 14,25
c)         R$ 14,50             d)       R$ 14,75

6) Uma escola recebeu 150 cadernos. Contando somente com a distribuição para os alunos do período da tarde foram 50% dos cadernos. Quantos sobraram?
a)         60                        b)       65
c)         70                        d)       75

7) Qual o resultado da subtração 907 de 3.153.
a)         2.156                   b)       2.246
c)         3.246                   d)       3.907

8)  Maria mede um metro e meio. Qual a altura dela em centímetros?
a)         250                     b)       200
c)         190                     d)       150

9)  Uma festa teve uma duração de 2 horas e 10 minutos. Qual foi a duração da festa?
a)         210 minutos          b)     150 minutos
c)         130 minutos          d)     110 minutos

10)  Uma mamadeira tem a capacidade de 250 ml. Com um litro de leite, é possível preparar quantas mamadeiras?
a)         8                     b)           6
c)         5                     d)           4

11) Em um açougue Renata comprou 1kg de bifes embalados em dois pacotes iguais. Quantos gramas tem em cada pacote?
a)         600                 b)           550
c)         500                 d)           650

12) Uma rodovia ficou interditada por 2 meses. Quantas semanas ela ficou interditada?
a)         4 semanas           b)      6 semanas
c)         8 semanas           d)      10 semanas

13) Descubra o “segredo” de cada sequência numérica e escreva os quatro números seguintes:
a) 2, 4, 6, 8, _________________________________
b) 2, 6, 10, 14, _______________________________
c) 15, 30, 45, 60, _____________________________
d) 21, 24, 27, 30, _____________________________
e) 141, 242, 343, 444, _________________________

14) Classifique cada sentença em verdadeira ou falsa:
a) 8 é antecessor de 7.____________
b) 20 é o sucessor de 19.__________
c) 3 é o antecessor de 2.___________
d) 1 000 é o sucessor de 999._______
e) 1 000 000 é o sucessor par de 999 998._________
f) 2 é o sucessor do sucessor de 0._______________
g) 1 998 é o antecessor de 2 000.________________

15) Escreva em algarismo romano:
a) A data do seu aniversário. ___________________
b) O dia de hoje._____________________________
c) O século em que estamos.___________________
d) O ano em que você está.____________________

6 comentários:

  1. Boa tarde

    Eu queria saber se a aula prática e para ser escrita da professora Gilmaria

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde gostaria de saber porque na 6 a,b,c tem mais materiais do que as outras

    ResponderExcluir
  3. O véi, só aula online não tabom não

    ResponderExcluir
  4. Quero saber c nas postilas laranjas q vieram é pra fazer tudo ou o sumário está falando quais tem q fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero saber o que tem que fazer nas apostilas,se é tudo ou tem alguma coisa dizendo oq fazer

      Excluir