Senhores Pais e Alunos,
A Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo antecipou os períodos de recesso escolar e férias. No período de 06 a 20 de abril estaremos em férias.
Importante que, nesse período, os alunos acessem e conheçam as ferramentas que passarão a utilizar a partir do próximo dia 22 de abril, quando as aulas passarão a ser contadas como dias letivos.
Baixe o APP:
Caso não saiba seu número do seu RA, acesse o link abaixo:
BOAS FÉRIAS E FIQUEM EM CASA!😉😍
CIÊNCIAS
Série/ano: 6º ANO AProfessor: Bernardo
Para o 1º Bimestre: trabalhos manuscritos ou digitados para entregar no retorno das aulas
HABILIDADE:
ATIVIDADES:
Série/ano: 6º anos B,C, D, E, F, G
Competências gerais desenvolvidas: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
Questão 01
Uma maneira de separar pedrinhas que existem entre os grãos de areia, de modo que a areia possa ser misturada com o cimento e usada na construção civil é a:
Alguns processos de separação de misturas que realizamos em casa muitas vezes se assemelham aos usados em laboratórios de pesquisa científica. São listados a seguir alguns desses processos comumente realizados em casa:
Questão 03
Sobre as sentenças, marque F para transformações físicas e Q para transformações químicas.
Para fazer uma xícara de café, misturam-se água fervida e pó de café. Em seguida, o pó é retirado dessa mistura, restando apenas a água, que adquire a cor, o aroma e o sabor do café. A respeito desse processo, responda:
i) A destilação fracionada é possível quando possuímos uma mistura ________ constituída por __________ e ___________.,
Atividade de Ciências III - 1º Bimestre
Ano: 6º ano H
Professor: Daniel
c)
7x 7x 7 x 7 x 7=
d) 2x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 =
5- Resolva a expressão:
Sugestão de vídeos para auxiliar na resolução das atividades:
Cálculo mental: https://pt.khanacademy.org/math/pt-3-ano/numeros-soma-e-subtracao-3ano/resolucao-de-problemas-de-adicao-e-subtracao/v/diferentes-rocedimentos-de-clculo-mental
Expressões com e sem parênteses: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-equations-expressions/pre-algebra-constructing-numeric-expressions/v/evaluating-an-expression-with-and-without-parentheses
Resolvendo expressões numéricas:https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-equations-expressions/pre-algebra-constructing-numeric-expressions/e/expressions-with-parentheses
Relação inversa entre adição e subtração:https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/algebra-4ano/as-relacoes-inversas-entre-as-operacoes/v/relacao-inversa-entre-adicao-e-subtracao-parte-i
Como relacionar multiplicação e divisão:https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic-home/multiply-divide/relate-mult-div/v/examples-relating-multiplication-to-division
Introdução a potenciação:https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic-home/multiply-divide/relate-mult-div/v/examples-relating-multiplication-to-division
(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
ATIVIDADES:
- Explicar métodos adequados para a separação de diferentes heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano. Pode desenhar ou colocar imagens. Pode digitar, mas será obrigatória a CONCLUSÃO.
- Pesquisar sobre procedimentos específicos, tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo. Pode desenhar ou colocar imagens. Pode digitar, mas será obrigatória a CONCLUSÃO.
- Assistam aos vídeos abaixo e escrevam no caderno sobre o que você entendeu.
Vídeo 1:
Vídeo 2:
Vídeo 3:
Vídeo 4:
NOVAS ATIVIDADES DO PROFESSOR BERNARDO
Olá, alunos do 6º A.
Quando vocês terminarem as atividades do 1º bimestre (até o fim de Abril), iniciem estas atividades que deixarei aqui:
Vou deixar uns links de vídeos. Clique em cada um, pela ordem que aparecem, assistam os vídeos, quantas vezes quiserem e respondam aos questionários, que estará mais abaixo, em folhas de papel almaço.
O conteúdo: Matéria e energia
Materiais sintéticos
Transformações químicas
Habilidade desenvolvida:(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
Links dos vídeos:
1) Consciente Coletivo - Origem do que consumimos
2) PRODÇÃO DE MEDICAMENTOS - PARTE I
3) PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS - PARTE II
QUESTIONÁRIO, ( CADA VÍDEO DEVE TER UM QUESTIONÁRIO PRÓPRIO. Portanto, serão 3 Questionários ).
NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR OS TÍTULOS DE CADA VÍDEO.
1 - O que eu aprendi, com este vídeo ?
2 - O que mais me surpreendeu e/ou chamou a minha atenção ?
3 - Explique detalhadamente o assunto do vídeo.
4 - Eu ou meus familiares, praticamos alguma coisa, vista no vídeo ?
5 - Explique detalhadamente, sobre o que está correto de se fazer e o que está errado, do que aparece no vídeo.
É isso aí, pessoal !!!
Esta são as Atividades para o mês de Maio. Independente de voltarmos logo ( Que Deus nos permita ) ou não, vocês terão o mês de Maio inteirinho, para fazerem estes 3 Questionários aí.
Fiquem na proteção do nosso JESUS .
Até a próxima !!!
CIÊNCIAS
Série/ano: 6º anos B,C, D, E, F, G
Professor: Fracilene
RESOLVER AS ATIVIDADES I, II e III
Atividade de Ciências I - 1º Bimestre
Nome__________________________Número___6
ano____
Tema:Transformações da
matéria, Misturas homogêneas e heterogêneas, Separação de misturas
Competências gerais desenvolvidas: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
Habilidades:
Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de
misturas de materiais que originam produtos diferentes. Selecionar métodos mais adequados para a
separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de
processos de separação de materiais.
Questão 01
Uma maneira de separar pedrinhas que existem entre os grãos de areia, de modo que a areia possa ser misturada com o cimento e usada na construção civil é a:
a) decantação. b) filtração. c) peneiração. d) evaporação.
Questão
02
Alguns processos de separação de misturas que realizamos em casa muitas vezes se assemelham aos usados em laboratórios de pesquisa científica. São listados a seguir alguns desses processos comumente realizados em casa:
A) Retirar a poeira do tapete usando um aspirador de pó.
B) Coar em uma peneira um suco de maracujá.
C) Escolher grãos de bico ou feijão para remover sujeiras
e pedras.
Os métodos de separação de misturas mencionados em A, B e
C, são:
A_______________________________________
B_________________________________________
C___________________________________________.
Questão 03
Sobre as sentenças, marque F para transformações físicas e Q para transformações químicas.
( )
Derretimento de um picolé. ( ) Queimar papel. (
) Acender a vela.
( ) Roupa
secando no varal. ( ) Ferver água. ( ) Azedar o leite.
( ) Queimar madeiras velhas. (
) Frutas estragadas.
Questão 04
Para fazer uma xícara de café, misturam-se água fervida e pó de café. Em seguida, o pó é retirado dessa mistura, restando apenas a água, que adquire a cor, o aroma e o sabor do café. A respeito desse processo, responda:
a) O que é usado para separar os componentes
da mistura de água e pó de café? Qual o nome desse processo de separação?
b)
Em relação
ao aspecto visual, que tipo de mistura ocorre entre a água e o pó de café?
Atividade de Ciências II - 1º Bimestre
Habilidades:
(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de
dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das
características e propriedades de diferentes materiais. (EF06CI03) Selecionar
métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir
da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso
cotidiano.
01.Observe
as figuras I, II e III.
I - óleo, água e gelo.
II - água com gás (gaseificada) e gelo.
III - água salgada, gelo, óleo e uma pedra de granito.
II - água com gás (gaseificada) e gelo.
III - água salgada, gelo, óleo e uma pedra de granito.
Agora, indique o número de fases em cada um:
02. Escreva quais alternativas
apresentam misturas homogêneas:
a) Água mineral_______________________________
b) Sopa de letrinhas ___________________________
c) Aço________________________________________
d) Sangue_____________________________________
e) Refrigerante_________________________________
f) Gasolina____________________________________
g) Ouro 18 quilates_____________________________
h) Leite_______________________________________
03.Pesquise sobre o
tema: Separação
de Misturas.
Depois, complete as afirmações que seguem:
a) A filtração
é possível quando possuímos uma mistura ______ constituída por
______ e ________,
Exemplo:
b) A decantação
é possível quando possuímos uma mistura_______constituída por______e _________,
Exemplo:
c) A dissolução fracionada é possível quando possuímos uma mistura _________ constituída por _______ e
________,
Exemplo:
d)- A peneiração é possível quando possuímos uma mistura ________
constituída por _______ e ______,
Exemplo:
e) A flotação é possível quando possuímos uma mistura ___________ constituída por __________ e _________,
Exemplo:
f) A separação magnética é possível quando possuímos uma mistura
__________ constituída por ________ e _______,
Exemplo:
g A fusão fracionada é possível quando possuímos uma mistura
______________ constituída por __________ e ________,
Exemplo:
h) A destilação simples é possível quando possuímos uma mistura
______________ constituída por __________ e ________,
Exemplo:
i) A destilação fracionada é possível quando possuímos uma mistura ________ constituída por __________ e ___________.,
Exemplo:
Atividade de Ciências III - 1º Bimestre
HABILIDADES: (EF06CI04) Associar a produção de medicamentos
e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico,
reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
Introdução
Ao
falar de medicamentos e seu desenvolvimento,um conceito fundamental é o de princípio ativo: a substância que irá
exercer o efeito farmacológico desejado.
Por
exemplo, se estou com febre, o princípio ativo será a
substância que fará a febre baixar.
Esta
atividade trata de técnicas utilizadas para a extração do princípio ativo de
origem vegetal, base do nascimento da indústria farmacêutica.
Essa
indústria nasceu da observação e da pesquisa dos efeitos medicinais de
diferentes plantas e animais, conhecimento presente nas culturas tradicionais.
O
principal objetivo dessa indústria é extrair o princípio ativo, descobrir sua
estrutura química para, então, sintetizá-la (fabricá-la) em laboratório e, a
partir de estudos de atividade farmacêutica, propor novas substâncias análogas (
semelhante),
mas com efeitos mais potentes e/ou específicos.
Contexto
O Allium
Sativum, conhecido popularmente como Alho, é uma planta que pode ser utilizada como remédio para doenças
cardiovasculares, resfriados, ajuda a
reduzir os níveis de colesterol, a coagulação do sangue, a combater os
parasitas intestinais, a reduzir a pressão sanguínea e tem efeito expectorante.
Mas tenha cuidado, se você já faz
o consumo diário de substâncias anticoagulantes, o consumo de alho deverá ser
reduzido, visto que o risco de você ter hemorragia é mais alto, quando
consumido em excesso.
Pesquise e Responda as perguntas
sobre:
1. O que é um material natural?
2. O que são materiais sintéticos?
3. Você sabe o que é um princípio
ativo?
4. Pesquise o princípio ativo do
alho.
5. Você conhece outras plantas
utilizadas como tempero ou como remédio?
6. Quais são essas plantas e para que
são utilizadas?
7. Pesquise os princípios ativos
dessas plantas.
MATEMÁTICA
Ano: 6º ano H
Professor: Daniel
Descrição da Atividade: Lista de Exercícios
Lista de Exercícios I
1- Escreva na forma de
potência.
a) 6 x 6 x 6 =
b)
5x 5x 5 x 5 =
d) 2x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 =
2-
Maria fez uma subtração e escondeu os algarismos do primeiro número para que
sua irmã descobrisse:
- 243 = 329
Qual
é o número escondido por Maria?
3-
Renata recebeu uma encomenda de 250 ovos de chocolate. Já fabricou 114. Quantos ovos ela ainda precisa fabricar para completar essa encomenda?
4-
Usando os algarismos 0, 2 e 7, escreva o menor e o maior número de três
algarismos.
Menor: ___________
Maior:____________
5- Resolva a expressão:
6-
Glaucia gastou R$ 284,00 para comprar seu uniforme. Sabe-se que ela gastou R$ 156,00 para comprar 3 calças e que o restante foi utilizado para comprar 4 camisetas. Quanto custou cada camiseta?
7-
Vou assistir a um filme de 168min de duração. Se eu começar assistir esse filme
às 13h e 30min, que horas vou terminar?
8-
Quem são os divisores de 32?
9-
Quais são os múltiplos de 7 compreendidos entre 20 e 30?
10-
Dê o valor das potências:
a)
63 =
b)
20² =
c)
35 =
Lista
de Exercícios II
1-
Quem sou?
a)
× 7 = 84
b)
÷ 15 = 6
2-
O dobro de 1003 e a metade de 10030 são respectivamente:
a)
2006 e 515
b) 2006 e 5015
c) 2060 e 5150
d) 2060 e 5015
3-
Considere as seguintes expressões:
I- 10÷
5 + 5 = 7
II- 2 × 1 × 0 × 3 = 6
III-
6 × 3 – 2 × 5 = 8
IV-
48 ÷ 16 + 8 ÷ 4 = 5
Podemos
afirmar que:
a)
Todas estão certas.
b)
Todas estão erradas.
c)
Somente a primeira está errada.
d)
Somente a segunda está errada.
4-
Uma diretora deseja formar turmas de 38 alunos. Como existem 450 alunos
matriculados, uma delas ficará incompleta. Para completar essa turma, ela
deverá matricular:
a)
6 alunos
b)11
alunos
c) 12 alunos
d) 32 alunos
5-
Um carro consumiu 50 litros de álcool para percorrer 600 km. Supondo condições
equivalentes, esse carro, para percorrer 840 km, consumirá:
a)
70 litros
b)
68 litros
c) 75 litros
d) 80 litros.
6-
O dobro de 8 e o quadrado de 8 são, respectivamente.
a)
16 e 16
b) 16 e 64
c) 64 e 16
d) 64 e 64
7-
O Teatro Martins Pena tem 243 poltronas. O número de poltronas do teatro equivale
a:
a)
34
b) 35
c) 36
d) 37
8-
Qual dos números é maior?
a)
222
b) 2 × 2 × 2
c) 222
d) 222
9-
Um gato come 5 ratos por dia. Quantos ratos 5 gatos comem em 5 dias?
a)
15
b) 25
c) 125
d) 625
10- O menor e
o maior divisor de 12 são, respectivamente, iguais a:
a) 0 e 6
b) 1 e 6
c) 0 e 12
d) 1
Avaliação: Entregar no retorno das aulas.
Sugestão de vídeos para auxiliar na resolução das atividades:
Cálculo mental: https://pt.khanacademy.org/math/pt-3-ano/numeros-soma-e-subtracao-3ano/resolucao-de-problemas-de-adicao-e-subtracao/v/diferentes-rocedimentos-de-clculo-mental
Expressões com e sem parênteses: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-equations-expressions/pre-algebra-constructing-numeric-expressions/v/evaluating-an-expression-with-and-without-parentheses
Resolvendo expressões numéricas:https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-equations-expressions/pre-algebra-constructing-numeric-expressions/e/expressions-with-parentheses
Relação inversa entre adição e subtração:https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/algebra-4ano/as-relacoes-inversas-entre-as-operacoes/v/relacao-inversa-entre-adicao-e-subtracao-parte-i
Como relacionar multiplicação e divisão:https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic-home/multiply-divide/relate-mult-div/v/examples-relating-multiplication-to-division
Introdução a potenciação:https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic-home/multiply-divide/relate-mult-div/v/examples-relating-multiplication-to-division
Matemática
Série/ano: 6ºanos D, E, F e G
Professora: Zuleima
HABILIDADES:
(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9,10, 100 e 1000.
(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9,10, 100 e 1000.
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações
associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando
frações equivalentes.
Sugestão de alguns Links para exercitar as habilidades
trabalhadas em sala de aula:👇
https://www.somatematica.com.br/fundam/fracoes4.php
LÍNGUA PORTUGUESA
Leia com
atenção o verbete abaixo retirado do dicionário Houaiss:
9 - Leia a notícia e responda:
País tem 917 municípios em crise hídrica
De acordo com o balanço, a maioria dos municípios está no Nordeste, 123 somente em Pernambuco
Agência Brasil. País tem 917 municípios em crise hídrica. Diário de Pernambuco, Recife, 20 mar. 2018.
a) 53 =
LÍNGUA PORTUGUESA
Série/ano: 6ºanos
PROFESSORA : ZENILDA e NICÉLIA
Observação: Pode
imprimir ou responder em folha de almaço ou sulfite.
Leia o texto para
responder as questões abaixo:
Cantora adolescente que gravou música para novela do SBT quer lançar
CD
A cantora Lays Queiroz, de 14
anos, moradora de Sorriso, está se preparando para lançar o primeiro CD. De
acordo com o pai, Paulo Queiroz, a gravação da música “O Close”, tema da novela
Carinha de Anjo, do SBT, tem alavancado a carreira da jovem, que sonha, agora,
com outros passos. “A intenção é gravar o CD. A Fátima Leão (cantora e
compositora goiana) escreveu uma música para ela, que deverá entrar neste
álbum. A cantora sertaneja Marília Mendonça também se dispôs a gravar alguma
canção junto com ela”, afirmou, ao Só Notícias.
A carreira de Lays começou a
decolar em 2015, quando o cantor e compositor Serginho Pinheiro, que é amigo da
família, esteve em Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop), onde a jovem
nasceu e morava, até então. “Ela sempre gostou de cantar, desde os sete anos de
idade. O Serginho escutou, gravou uma música e mandou para o Arnaldo Saccomani
(produtor musical). Ele entrou em contato no ano passado e demonstrou interesse
na gravação de uma música para a novela”, explicou o pai.
A canção interpretada por Lays
foi composta em 2005, pelo próprio Sérgio Pinheiro, em coautoria com Carlos
Randall e Zéo Moreira. Na novela, a versão cantada pela jovem embala o romance
do casal Gustavo Larios e irmã Cecília. Para Paulo, a cantora mirim deve começar
a ganhar ainda mais visibilidade nos próximos meses. “O CD da novela está para
sair e, quando isso acontecer, ela vai começar a se apresentar em programas do
SBT. Há ainda algumas conversas com os diretores da novela para que ela grave
outra música”.
Em abril deste ano, Lays Queiroz
gravou um videoclipe em São Paulo (SP), interpretando a canção da novela. No
Youtube, já são mais de 5,2 mil visualizações.
(www.sonoticias.com.br)
1) O texto apresenta característica do gênero textual:
a) ( ) reportagem
b) ( ) notícia
c) ( ) crônica
d) ( ) entrevista
2) Qual é o fato divulgado pelo texto?
R:__________________________________________________________________________________________________________
3) Que outro título você daria para esse texto?
R:__________________________________________________________________________________________________________
4) De acordo com o texto:
a) ( ) A música “O Close” tem alavancado a
carreira da jovem.
b) ( ) A música “O Close” ajudou a menina a
lançar seu primeiro CD.
c) ( ) A canção “ O Close” foi composta por
Lays Queiroz.
d) ( ) Em abril de 2015 a garota gravou um
videoclipe em São Paulo.
5) Leia as informações a respeito do texto publicado
no Só Notícias:
I. Aborda os fatos de forma clara e objetiva.
II. Há predomínio de verbos no pretérito.
III. O trecho do texto que está entre aspas marca um
comentário de Paulo Queiroz, pai da cantora.
Estão corretas apenas as afirmações:
a) ( ) I e II
b) ( ) I, II e III
c) ( ) III
d) ( ) II
6) Leia as informações sobre o título da notícia:
I. É claro e adianta o assunto de que tratará.
II. O verbo principal é “gravou” e está no pretérito.
III. É conciso e apresenta o verbo principal no presente.
Estão corretas apenas as afirmações:
a) ( ) I e II
c) ( ) III
1-Leia a tirinha para
responder as questões:
a) Retire da tirinha:
•Três verbos:
______________________________________
• Dois pronomes:
___________________________________
• Um adjetivo:
_____________________________________
2) Ao consultar o
dicionário, percebe-se que a palavra pirambaba não existe. Mas, pelo contexto,
é possível interpretá-la. Qual palavra você colocaria no lugar de pirambaba?
____________________________________________________________________________________________________________
3. Nos enunciados
abaixo, qual adjetivo foi destacado CORRETAMENTE?
a) você é pirambaba –
refere-se a “você”
b) fez a lição de
casa – refere-se a “casa”
c) nota baixa de novo
– refere-se a “novo”
d) nota baixa de novo – refere-se a “baixa”
4. Leia:
O MENINO, O BURRO E O CACHORRO
Um menino foi buscar lenha na
floresta com seu burrico e levou junto seu cachorro de estimação. Chegando no
meio da mata, o menino juntou um grande feixe de lenha, olhou para o burro e
exclamou:
- Vô colocá uma carga de lenha de lascá nesse
burro! Então o jumento virou-se para ele e respondeu:
- É claro, não é você quem vai levar.
O menino,
muito admirado com o fato de ter o burro falado, correu e foi direto contar
tudo ao seu pai. Ao chegar à casa, quase sem fôlego, ele disse:
- Pai, eu
tava na mata juntano lenha e depois de prepará uma carga pra trazê, disse que
ia colocá ela lá na garupa do burro, e, acredite se quisé, ele virô pra mim e
disse: "Claro, não é você que vai leva."
O pai do
menino olhou-o de cima a baixo e, meio desconfiado, o repreendeu:
- Você está
dando para mentir agora? Onde já se viu tal absurdo? Animais não falam!
Nesse
momento, o cachorro que estava ali presente, saiu em defesa do garoto e falou:
- Foi verdade, eu também estava lá e vi
tudinho!
Assustado,
o pobre camponês, julgando que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado
que estava encostado na parede e o ergueu para ameaçar o cachorro. Nesse
momento, aconteceu algo ainda mais curioso... O machado começou a tremer em
suas mãos e falou com a voz temerosa:
- O
senhor tenha cuidado, este cachorro pode me morder!
Nota: conto popular do Nordeste de origem desconhecida.
No texto acima, foi registrada, além da
norma-padrão, a linguagem oral.
a) Identifique no
texto três palavras típicas da linguagem oral.
____________________________________________________________________________________________________________
b) Crie uma frase para cada palavra, reescrevendo-a de acordo com a norma-padrão.
____________________________________________________________________________________________________________
5. Leia:
b) Crie uma frase para cada palavra, reescrevendo-a de acordo com a norma-padrão.
____________________________________________________________________________________________________________
5. Leia:
O
pai do menino olhou-o de cima a baixo e, meio desconfiado, o repreendeu:
- Você está dando para mentir agora? Onde já
se viu tal absurdo? Animais não falam!
Nesse
enunciado aparecem algumas pontuações pouco comuns em outros tipos de texto: os
dois pontos e o travessão.
a) Cite pelo menos
dois outros tipos de texto nos quais essa pontuação aparece.
____________________________________________________________________________________________________________
b) Observe o emprego
dessas pontuações no texto e escreva uma regra para o uso de cada um desses
sinais.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Leia:
6. Leia:
“o menino juntou um grande feixe de lenha”
a) A qual palavra os
segmentos destacados se referem no texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Se você as
substituir por outras, como “extenso” e “de luz”, o que ocorre no texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual a função dos adjetivos na frase? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Releia o trecho abaixo, retirado do texto:
c) Qual a função dos adjetivos na frase? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Releia o trecho abaixo, retirado do texto:
“Assustado, o camponês pobre, julgando
que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado que estava encostado na
parede e o ergueu para ameaçar o cachorro.”
a)
Identifique
e reescreva o trecho modificado no período acima.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Essa
mudança provocou alteração de sentido na frase? EXPLIQUE sua resposta
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Leia:
- Vô colocá uma carga de lenha de lascá nesse burro!
LASCA
de I.
Regionalismo: Brasil.
Uso: informal.
muito bom ou
ruim pra I.
Regionalismo: Nordeste do Brasil.
Uso: informal.
em grande
quantidade
a) Qual é o sentido da expressão “de lascar”
no contexto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________
b) Escreva uma frase
utilizando a outra expressão proposta no verbete.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a) Explique o porquê da expressão
no rosto do amigo de Mafalda, no 4º quadro da primeira
tirinha.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Observe a segunda tirinha.
Mafalda nos apresenta um fato ou uma opinião? EXPLIQUE sua resposta com
elementos do texto. ____________________________________________________________________________________________________________
c) Após a leitura das tirinhas da Mafalda, escreva um parágrafo apresentando sua opinião sobre o tema abordado. JUSTIFIQUE o seu ponto de vista.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Após a leitura das tirinhas da Mafalda, escreva um parágrafo apresentando sua opinião sobre o tema abordado. JUSTIFIQUE o seu ponto de vista.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 - Leia a notícia e responda:
País tem 917 municípios em crise hídrica
De acordo com o balanço, a maioria dos municípios está no Nordeste, 123 somente em Pernambuco
Por:
Agência Brasil – Publicado em: 20/03/2018
O Brasil tem 917 municípios em
crise hídrica, informou o ministro da Integração Nacional, Helder
Barbalho, ao participar do 8º Fórum Mundial da Água. Esse número corresponde
aos municípios que estão em situação de emergência por seca ou estiagem até o
dia 13 de março.
O ministro destacou que a crise hídrica não é mais um problema somente
do Nordeste, onde está a maioria das cidades. Do total de municípios, 211 estão
na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no Rio grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 o
Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em alagoas,18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande
do Sul, além de registros e outros estados.
No fórum, o ministro destacou que é preciso fazer investimentos para
ampliar e modernizar o sistema de abastecimento do país.
Segundo ele, o país tem cerca de 11% da água doce do planeta, mas a
distribuição territorial não é uniforme. “Temos de intensificar a cooperação
entre os órgãos governamentais. É importante que os estados estejam integrados,
otimizar as estratégias de uso racional”, disse.
Ele acrescentou que também é “determinante” revitalizar o Rio São
Francisco, buscar integração entre bacias das regiões do Brasil e investir em saneamento
básico.
“No momento em que constatamos que a escassez hídrica e a insegurança
hídrica não mais se reportam apenas ao Nordeste, é fundamental que as
intervenções passem por um diálogo federado”, acrescentou o ministro.
Agência Brasil. País tem 917 municípios em crise hídrica. Diário de Pernambuco, Recife, 20 mar. 2018.
a) Procure
no dicionário o significado das palavras destacadas na notícia.
______________________________________________________________________________________________
b) Em sua opinião, o que chama atenção nesse título?
b) Em sua opinião, o que chama atenção nesse título?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Agora
releia o subtítulo da notícia e responda:
·
Qual
é a função do subtítulo dessa notícia em relação ao título?
_____________________________________________________________________________________________________________________________
·
Que
fato esse subtítulo enfatiza?
_________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
No
primeiro parágrafo, há o lide da notícia. Leia-o e preencha-a com as
informações sobre os fatos da notícia.
·
Qual
é o acontecimento? _____________________________________
· Onde ocorreu?
· Onde ocorreu?
_______________________________________
·
Por
quê? _____________________________________
·
Como
foi divulgada a informação? _____________________________________
e) Leia o título da notícia e observe o verbo em
destaque.
“O
Brasil tem 917 municípios em crise hídrica”
·
A
forma verbal empregada no título da notícia expressa um fato presente, passado
ou futuro?
____________________________________________
·
Com
qual objetivo o autor empregou esse tempo verbal?
___________________________________________
f) Releia
o primeiro parágrafo da notícia e responda:
·
Transcreva
os verbos que aparecem nesse trecho, agrupando-os em duas colunas, conforme
estejam conjugados no presente ou no passado.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
· Que efeito de sentido o emprego do presente do indicativo e da terceira pessoa constrói no trecho da notícia?
· Que efeito de sentido o emprego do presente do indicativo e da terceira pessoa constrói no trecho da notícia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g) Os verbos sofrem variações de acordo com o tempo em que as ações acontecem (passado, presente, futuro) e conforme as pessoas do discurso às quais estão relacionados. Observe a forma verbal em destaque na frase a seguir, extraída da notícia.
g) Os verbos sofrem variações de acordo com o tempo em que as ações acontecem (passado, presente, futuro) e conforme as pessoas do discurso às quais estão relacionados. Observe a forma verbal em destaque na frase a seguir, extraída da notícia.
“Temos de intensificar a
cooperação entre os órgãos governamentais”.
·
Em
que tempo e pessoa do discurso está flexionado o verbo que compõe a frase?
______________________________________________________________________________________________________________________________
h) Compare os trechos a seguir:
h) Compare os trechos a seguir:
I.
Temos de intensificar a cooperação entre os
órgãos governamentais.
II.
Tivemos
de intensificar a
cooperação entre os órgãos governamentais.
III.
Tínhamos
de intensificar a
cooperação entre os órgãos governamentais
a) Indique
quais os verbos foram conjugados no passado. _______________________________________________________________
b) Em qual dos trechos o verbo indica uma ação passada e já concluída? _______________________________________________________________
c) Em qual dos trechos o verbo indica uma ação constante, que se repetia continuamente no passado?
_________________________________________________________________________
b) Em qual dos trechos o verbo indica uma ação passada e já concluída? _______________________________________________________________
c) Em qual dos trechos o verbo indica uma ação constante, que se repetia continuamente no passado?
_________________________________________________________________________
Matemática
Ano/série: 6º Ano H (Parte II)
Professor: Daniel
Habilidades:
•
Identificar, comparar, ordenar, números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita, dizendo quais são fazendo uso da reta numérica,
para localizar os números.
• Solucionar
e propor problemas que envolvam cálculos ( mentais ou escritos, exatos ou
aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com
compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Descrição da Atividade: Listas de Exercícios.
Avaliação: Entregar no retorno das aulas.
Atividade
Domiciliar de Matemática.
1- Ordene os preços seguintes, do mais barato ao mais caro:
Bala
|
R$ 0,80
|
Chocolate
|
R$ 1,20
|
Leite
|
R$ 2,01
|
Iogurte
|
R$ 2,10
|
Bolachas
|
R$ 1,02
|
Torradas
|
R$ 0,98
|
Bombom
|
R$ 0,89
|
2- O avô de Zeca esqueceu os óculos e pediu ao neto que
preenchesse o cheque. Escreva por extenso, o valor do cheque. R$ 478,69.
3- Calcule o número
representado por _________ em cada
sentença.
a) _______+ 6,1
= 10. b) ______ - 7,3 = 22,82 c) _____ + 2 + 0,4 + 1,3 = 19,8.
4- Complete, com >, < ou =.
a) 0,85____8,5 b) 0,3____0,3000 c) 6,0____ 60/10 d)
9,4 ____ 4,9
5- Quatro inteiros e setenta e dois décimos de
milésimos é igual a:
a) 4,72 b) 4,072 c) 4,0072 d) 4,00072
6- Um motorista passa, em uma estrada, por um posto, que
cobra R$ 2,68 por litro de gasolina. Em
seguida passa por outro posto, que cobra R$ 2,65 por litro, e resolveu
abastecer o seu carro com 45 litros de gasolina. Em relação ao preço do
primeiro posto, ele fez uma economia de:
a) R$ 1,35 b)
R$ 1,55 c) R$ 1,75 d) 1,85
7- Calcule o valor das expressões:
a) 7,4 – 8 × 0,5 b) 2,5 × 13 – 6,8
8- Dê o valor das potências:
a) 53 =
b) 10² =
c) 55 =
ARTE
Ano/série: 6º anos
Professor(a): Everly
Estudo Domiciliar
Habilidades: EF69AR07
Descrição da Atividade: Mapa do Corpo
Orientação de fonte de pesquisa: Desenhar seu corpo todo sem se olhar no
espelho, apenas com você se imagina. Utilize elementos que se relacionam com
sua personalidade para dar mais significado ao seu mapa. Expresse também seu
ponte forte e seu ponto fraco
Avaliação: Conforme solicitado antes do isolamento, a atividade deverá
ser entregue em sulfite, assim que retomarmos a normalidade.
Educação Física
Ano/série: 6º anos A,B,C,D,E,F,G e H
Professor(a): Gilmara
Estudo Domiciliar (aula teórica)
Habilidades: (EF06EF03) experimentar e fruir esportes de marca e invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Descrição da Atividade I: Vamos conhecer mais?
Pesquisar sobre:
- A história do Handebol no mundo e
no Brasil;
- Principais títulos da seleção
brasileira de Handebol feminino e masculino.
Descrição da Atividade II: Relembrando as principais regras
do Handebol
-Assistir o vídeo a seguir e anotar no caderno de
Educação física as regras que ainda você não conhecia. Segue o vídeo abaixo 👇
Orientação de fonte de pesquisa: Podem coletar as informações da maneira que quiserem, pode perguntar para alguém, pesquisar em livros, sites, revistas, etc. O importante é que contenha na pesquisa todas as informações solicitadas.
Avaliação: Atividade I- A pesquisa deverá ser feita em folha de almaço ou folha do caderno quando retornarem as aulas.
Atividade II- No caderno do aluno será feita a correção quando retornarem para escola.
Educação Física
Ano/série: 6anos A,B,C,D,E,F,G e H
Professor(a): Gilmara
Estudo Domiciliar (aula prática)
Descrição da Atividade Prática: Movimentando-se em
casa!
Esta atividade tem como objetivo você realizar
alguns exercícios físicos sem sair de casa.
-Será apenas um bloco contendo 5 exercícios
-Vocês poderão realizar o bloco de exercícios de 1 a
3 vezes
-Antes de iniciarem o bloco de exercícios realizem os
alongamentos a seguir (15s cada exercício).
Bloco I
50
Polichinelos
COMO FAZER
·
Você
deve estar em uma superfície plana com os pés juntos e ambas as mãos encostadas
no quadril;
·
Dobre
os joelhos e salte levemente no ar, abra as pernas na largura dos ombros e levante
os braços acima da cabeça.
20s Prancha
COMO FAZER
·
Apoie
os cotovelos e antebraços no chão e alinhe aos ombros e apoie a ponta dos pés
no chão e alinhe aos cotovelos;
·
Você
deve ficar com o corpo ereto e contrair o abdômen. Fique nessa posição por 15
segundos.
20 Agachamentos
COMO FAZER:
·
Posicione-se
com suas pernas paralelas e levemente afastadas na largura dos ombros, flexione
os músculos abdominais e coloque suas mãos em seus quadris;
·
Aponte
os dedos para a frente e os braços estendidos para ajudar a equilibrar a
postura;
·
Empurre
o quadril para trás, dobrando levemente os joelhos em um ângulo de 90 graus,
mantenha as costas retas e seu olhar para a frente;
·
Volte
levemente para a posição inicial e contraia os glúteos quando estiver de pé.
20
Abdominais completo
COMO FAZER:
·
Deixe as costas
rentes ao chão, bem retas.
·
Flexione
as pernas, mantendo os pés apoiados e joelhos na direção do teto.
·
Levante as
costas do chão, mas não deixe o peito encostar nos seus joelhos.
30s corrida
estacionária (no lugar)
COMO FAZER:
- É só simular uma corrida mas sem sair
do lugar, igual a imagem acima.
INGLÊS
Professora: Cleide
6º anos: E,F,G,H
ATIVIDADE INTERPRETATIVA
ATIVIDADE INTERPRETATIVA
The actor Leonardo DiCaprio was born on November 11,
1974 in Hollywood, California. His father, George, is Italian-American. His
mother, Irmalin, is from Germany. His most famous roles are Jack Dawson in
Titanic (1997) and Howard Hughes in The Aviator (2004). His favorite movie is
The Godfather.
Answer the questions
1) What does he do?
2) Where is he from?
3) When is his birthday?
4) How old is he?
5) Where is his mother from?
6) What’s his favorite movie?
HISTÓRIA
PROFESSORA: INÊS
TURMAS: 6º ANOS A e B
Pesquisar sobre: A ORIGEM DO HOMEM NA AMÉRICA
Os trabalhos devem ser manuscritos em folha almaço, com capa e bibliografia (fonte de pesquisa).
INGLÊS
PROFESSORA: PAULA
Entregar os exercícios copiados e
resolvidos em folha separada na volta às aulas. Consulte seu caderno!
I-Preencha os espaços com o verbo to be
– AM, IS ou ARE:
1-
Renato
_____ a good student.
2- Denis
and Bruno ______ best friends.
3- Raquel
_____ my Science teacher.
4- We
____ late ! Let’s run !
5- I
_____ busy now.
6- Ricardo ____ thirsty. Can you bring him some water?
7- Who
____ you?
8- They
_____ studying a lot.
9- What
____ your favorite color?
10- She
____ a very good doctor.
II- Use as palavras a seguir para
escrever as frases em inglês:
intelligent /
happy / he
/ today /
she / sad
/ is /
are /
hungry /
friends / pencil
/ we /
the / new / yellow
/ car
1. Ela
está triste hoje.
2. Nós
somos amigos.
3. Ele é
inteligente.
4. O
lápis é amarelo .
5. Ele
está com fome.
6. O
carro é novo.
MATEMÁTICA
SÉRIES/ANO: 6º anos A,B e C
PROFESSORA: Maria Aparecida Mazzeti
A atividade pode ser desenvolvida em folha impressa, papel almaço ou folhas de caderno; É referente ao Conteúdo do 1º Bimestre; Assista as vídeos aulas abaixo para ajudar:
EE ”Profª
Palmira Grassiotto Ferreira da Silva”
Aluno ( a ) _________________________ Nº ___
Série 6º ano ___ Data ___/___/___
Atividade em matemática
1)
Em um banheiro tem uma parede com 15 fileiras com 10 azulejos e outra parede
com 13 fileiras com 10. Quantos azulejo tem no banheiro?
a) 100 b) 130
c) 150 d) 280
2)
Qual é o resultado da multiplicação de 63 por 12?
a) 656 b) 756
c) 186 d) 75
3)
Marque um X na alternativa que mostre o resultado da divisão de 381 por 3:
a) 130
b) 128
c) 127 d) 125
4)
Mariana tem 1,45 de altura e seu irmão tem 1,27. Quantos centímetros ela tem a
mais que o irmão?
a) 28 b) 18
c) 15 d) 12
5)
Tendo somente uma nota de R$ 20,00, comprei um saquinho de pipoca por R$ 2,75,
um suco por R$ 2,00 e quatro balas por R$ 0,50. Quanto devo receber de troco?
a) R$ 14,15 b) R$
14,25
c) R$ 14,50 d) R$
14,75
6)
Uma escola recebeu 150 cadernos. Contando somente com a distribuição para os
alunos do período da tarde foram 50% dos cadernos. Quantos sobraram?
a) 60 b) 65
c) 70 d) 75
7)
Qual o resultado da subtração 907 de 3.153.
a) 2.156 b) 2.246
c) 3.246 d) 3.907
8)
Maria mede um metro e meio. Qual a
altura dela em centímetros?
a) 250 b) 200
c) 190 d) 150
9) Uma festa teve uma duração de 2 horas e 10
minutos. Qual foi a duração da festa?
a) 210 minutos b) 150
minutos
c) 130 minutos d) 110
minutos
10)
Uma mamadeira tem a capacidade de 250
ml. Com um litro de leite, é possível preparar quantas mamadeiras?
a) 8 b) 6
c) 5 d) 4
11)
Em um açougue Renata comprou 1kg de bifes embalados em dois pacotes iguais.
Quantos gramas tem em cada pacote?
a) 600 b) 550
c) 500 d) 650
12)
Uma rodovia ficou interditada por 2 meses. Quantas semanas ela ficou
interditada?
a) 4 semanas b) 6
semanas
c) 8 semanas d) 10
semanas
13)
Descubra o “segredo” de cada sequência numérica e escreva os quatro números
seguintes:
a)
2, 4, 6, 8, _________________________________
b)
2, 6, 10, 14, _______________________________
c)
15, 30, 45, 60, _____________________________
d)
21, 24, 27, 30, _____________________________
e)
141, 242, 343, 444, _________________________
14)
Classifique cada sentença em verdadeira ou falsa:
a)
8 é antecessor de 7.____________
b)
20 é o sucessor de 19.__________
c)
3 é o antecessor de 2.___________
d)
1 000 é o sucessor de 999._______
e)
1 000 000 é o sucessor par de 999 998._________
f)
2 é o sucessor do sucessor de 0._______________
g)
1 998 é o antecessor de 2 000.________________
15)
Escreva em algarismo romano:
a)
A data do seu aniversário. ___________________
b)
O dia de hoje._____________________________
c)
O século em que estamos.___________________
d)
O ano em que você está.____________________
Boa tarde
ResponderExcluirEu queria saber se a aula prática e para ser escrita da professora Gilmaria
Boa tarde gostaria de saber porque na 6 a,b,c tem mais materiais do que as outras
ResponderExcluirO véi, só aula online não tabom não
ResponderExcluirPq n está?
ExcluirR:
Quero saber c nas postilas laranjas q vieram é pra fazer tudo ou o sumário está falando quais tem q fazer?
ResponderExcluirQuero saber o que tem que fazer nas apostilas,se é tudo ou tem alguma coisa dizendo oq fazer
Excluir