O que é quarentena?
Quarentena é um tipo de reclusão aplicado a determinado grupo de pessoas que estão sadias, mas podem ter sido contaminadas pelo agente causador de alguma doença, a fim de evitar que ela espalhe-se. Esse procedimento foi adotado várias vezes na história, porém não se sabe ao certo quando foi praticado pela primeira vez.
Apesar das críticas, em casos de doenças graves e com grande transmissibilidade, a quarentena ainda é adotada. Um exemplo recente é o caso da cidade chinesa de Wuahn, que foi colocada em uma quarentena a fim de evitar que o 2019-nCoV (novo coronavírus) espalhe-se.
Quarentena não significa 40 dias de reclusão
Muitas pessoas pensam que a quarentena refere-se a 40 dias de reclusão, porém isso não é verdade. O tempo de quarentena é determinado de acordo com o período de incubação da doença.
Imagine, por exemplo, uma doença que tem período de incubação de 10 dias, ou seja, a pessoa começa a desenvolver os sintomas dessa enfermidade após 10 dias do contato com o agente causador. A quarentena, nesse caso, deve ter o mínimo de 10 dias após a pessoa ter tido contato com uma pessoa doente ou um local onde a doença está ocorrendo.
Diferença entre quarentena e isolamento
Quando falamos em reclusão de pessoas a fim de evitar que uma doença espalhe-se, dois termos são importantes: quarentena e isolamento. Quando uma pessoa é colocada em quarentena, ela é separada da população, porém não apresenta sintomas, tratando-se apenas de uma precaução por ela ter tido contato com um doente ou ter estado no local de fonte da infecção. Apenas quando a pessoa está comprovadamente doente é que ela é submetida ao isolamento.
Casos recentes de quarentena
Há vários relatos de quarentena descritos na história. Quando, no século 14, a Peste Negra espalhou-se pela Europa, por exemplo, Veneza impedia que navios que chegassem pudessem desembarcar. Tripulação e passageiros deviam esperar 40 dias para que isso fosse possível. Os relatos, no entanto, não ficam apenas no passado, sendo a quarentena observada nos dias atuais. Veja dois casos a seguir:
- Pequim colocou pessoas em quarentena para tentar conter a Síndrome Respiratória
Wuhan, na China, foi submetida a uma quarentena para evitar que o covid -19 espalhe-se.
O covid-19 é um tipo de vírus responsável por desenvolver infecções respiratórias que podem ter consequências graves, inclusive a morte do indivíduo. Os primeiros casos da doença foram registrados no final de 2019, e, em janeiro de 2020, o agente causador foi identificado.
Os primeiros casos da doença surgiram em Wuhan, na China, a qual foi submetida a uma quarentena a partir de 23 de janeiro. No dia 07 de fevereiro de 2020, o novo coronavírus, como ficou conhecido o covid -19 já havia causado a morte de 637 pessoas e mais de 31 mil casos já haviam sido confirmados.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia
Professora de Biologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário