Arquivo do blog

sexta-feira, 20 de março de 2020

7º ANO 


Senhores Pais e Alunos,


 A Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo antecipou os períodos de recesso escolar e férias. No período de 06 a 20 de abril estaremos em férias.

Importante que, nesse período, os alunos acessem e conheçam as ferramentas que passarão a utilizar a partir do próximo dia 22 de abril, quando as aulas passarão a ser contadas como dias letivos.


 Os alunos terão acesso a um aplicativo que utilizarão sem  qualquer cobrança pelo uso de sua internet móvel. Acesso Gratuito. E, também, poderão assistir aulas que serão transmitidas pela 2.3 TV Cultura.





 Baixe o APP:




Caso não saiba seu número do seu RA, acesse o link abaixo:







BOAS FÉRIAS E FIQUEM EM CASA!😉😍



   HISTÓRIA
série/ano: 7ºano G  
Professora: Luciene 
     Os alunos deverão assistir o filme "A Missão" e escrever uma resenha (breve resumo do que entendeu). Manuscrito e entregar no retorno das nossas aulas. Segue abaixo o link do filme para que vocês possam assistir! 👇

 A Missão - Projeções de Fé
https://youtu.be/73f6CmD-Tjk  




LÍNGUA PORTUGUESA

SÉRIE/ANO: 7º anos
PROFESSORAS: EDNA E SOCORRO

ATIVIDADE 1: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: NOTÍCIA - 7º ano

Mostrar para a sua professora no retorno das aulas (para nota).

Leia a notícia a seguir e responda as questões no seu caderno:


PORTO DO PECÉM EM SÃO GONÇALO
 DO AMARANTE ESTÁ BLOQUEADO

 Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas
 
24/05/2018

          Em São Gonçalo do Amarante, o acesso ao Porto do Pecém está bloqueado. No local, caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos. Mais de 500 caminhões estão estacionados, tanto dentro da siderúrgica quanto fora.  
            Em nota, a CIPP S.A. informa que a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o inicio da manhã de quarta-feira (23). O protesto está sendo realizado por meio da interrupção da rodovia de acesso ao porto, a CE-155.
      "As operações internas dentro do porto estão acontecendo de forma parcial, impactando em uma redução na movimentação de cargas de cerca de 26 mil toneladas por dia", diz um funcionário.

(http://www.sganoticias.com.br/ - Acesso em 18/06/2018) 


1ª) Qual a finalidade da notícia em estudo?

a) Divulgar a importância do bloqueio das estradas.
b) Noticiar um fato ocorrido em São Gonçalo do Amarante.
c) Explicar o motivo da paralisação dos caminhoneiros.
d) Alertar aos motoristas da rodovia a não seguirem viagem pelas estradas interditadas.

2ª) “Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. O trecho citado faz parte da notícia e ele é conhecido como

a) a manchete.
b) o corpo.
c) o lide.
d) o subtítulo.

3ª) O fato que gerou a notícia foi

a) o bloqueio das estradas.
b) os 500 caminhões estacionados.
c) a movimentação de cargas.
d) as operações internas dentro do porto.

4ª) No trecho: “... caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos.” A palavra grifada introduz uma

a) oposição.
b) adição.
c) alternância.
d) conclusão.

5ª) No trecho: “Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. A palavra grifada estabelece ideia de

a) oposição.
b) adição.
c) alternância.
d) conclusão.

6ª) Onde o protesto está sendo realizado?
_______________________________________________________________________________

7ª) O que impactou  a redução de movimentação de cargas?

a) A queima de pneus.
b) A movimentação imparcial de cargas.
c) As operações parciais internas.
d) O impedimento das passagens de veículos.

8ª) Qual a função das aspas no último parágrafo?
______________________________________________________________________________

9ª) No trecho: “... está sendo realizado por meio da interrupção...”, a palavra grifada tem o sentido de

a) continuidade.
b) suspensão.
c) concessão.
d) permissão.

10ª) O trecho abaixo que NÃO é uma consequência da interrupção da rodovia de acesso ao porto, a CE-155, é

a) “As operações internas dentro do porto estão acontecendo de forma parcial.”
b) “Mais de 500 caminhões estão estacionados...”
c) “Automóveis não podem sair ou entrar...”
d) “... a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o inicio da manhã de quarta-feira...”



ATIVIDADE 2: responder e entregar em uma folha separada para sua professora (para nota) no retorno das aulas.

E. E. PALMIRA GRASSIOTTO FERREIRA DA SILVA Nome:___________________________________Nº ______ Turma: 7º___ 

ATIVIDADE COM REPORTAGEM - TRABALHANDO COM TEXTO INFORMATIVO 

1. Escolha e cole uma notícia, leia com muita atenção e responda:  

                                     (colar a noticia que você escolheu)

Este texto é um texto informativo e se trata de uma _____________________________. 

2. Você aprendeu que alguns dados são essenciais para escrever uma notícia. Responda às perguntas para conferir se o texto apresenta todos esses dados. 

a) O que aconteceu? _________________________________________________________________________

b) De quem se falou? _________________________________________________________________________ 
c) Quando aconteceu? _________________________________________________________________________ 
d) Onde aconteceu? _________________________________________________________________________ 
e) Como tudo aconteceu? _________________________________________________________________________ 
f) Por que aconteceu? _________________________________________________________________________ 
ATIVIDADE 3: Assista ao vídeo sobre Sujeito e Predicado - introdução e faça suas anoitações sobre o que entendeu no seu caderno. Mostre a sua professora no retorno das aula! Bons estudos!👇

  





                             ARTE

Ano/série: 7º anos

Professor(a): Everly

Estudo Domiciliar

Habilidades: EF69AR07


Descrição da Atividade: Mapa da Cidade

Orientação de fonte de pesquisa:   Faça um desenho dos pontos que você conhece da cidade ou do bairro onde mora. Não consulte mapas, apenas desenhe como você se lembra.

Avaliação: Conforme solicitado antes do isolamento, a atividade deverá ser entregue em sulfite, assim que retomarmos a normalidade.





                               Educação Física

Ano/série: 7º anos A,B,C,D,E
Professor(a): Gilmara

                             Estudo Domiciliar (aula teórica)

Habilidades: (EF07EF02) Identificar as transformações nas características dos
jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias.
(EF06EF03) experimentar e fruir esportes de marca e invasão valorizando o
trabalho coletivo e o protagonismo.

Descrição da Atividade I: “Imigrantes digitais ou nativos digitais” Os dois!

Leia com bastante atenção o texto a seguir:

                                     "Revolução da informação tecnológica"

     A revolução tecnológica do qual participamos modificou a vida em sociedade e a interação entre as pessoas. Levando em consideração essas transformações, o desafio é conviver com gerações nascidas em diferentes décadas em um mesmo ambiente, uma vez que os interesses muitas vezes se diferem.
       Pessoas que nasceram antes de 1980, em sua maioria, preferem o física ao digital, pois cresceram em meios analógicos, onde a velocidade da informação não era instantânea como atualmente. Indivíduos que se enquadram nessas características são denominados Imigrantes digitais. Já os identificados como Nativos digitais nasceram em meio ao crescimento progressivo da tecnologia, possuem facilidade de manuseio desses itens e facilidade de compreensão de sistemas. Essa geração se caracteriza, principalmente, por não necessitar tanto do uso do papel e caneta nas tarefas, mas do computador e dispositivos móveis.
                                                                                           (Autor: CÁCERES;CASTRO,2019)

        Após a leitura do texto, respondam as questões a seguir em seu caderno de Educação
Física:

-Você se considera um imigrante digital ou um nativo digital? Justifique.
-Na sua escola existem esses dois tipos de gerações? Como é essa convivência?
-Quais foram os desafios encontrados por essas duas gerações?

Descrição da Atividade II: Relembrando as principais regras do Handebol

-Assistir o vídeo a seguir e anotar no caderno de Educação física as principais
regras do Handebol. Segue o vídeo abaixo: 👇




Avaliação: Atividade I- A pesquisa deverá ser feita em folha de almaço ou folha
do caderno quando retornarem as aulas.
                  Atividade II- No caderno do aluno será feita a correção quando retornarem para
escola.


                                     Educação Física

Ano/série: 7º anos A,B,C,D,E
Professor(a): Gilmara

                        Estudo Domiciliar (aula prática)

Descrição da Atividade Prática: Movimentando-se em casa!

Esta atividade tem como objetivo você realizar alguns exercícios físicos sem sair de casa:
-Será apenas um bloco contendo 5 exercícios
-Vocês poderão realizar o bloco de exercícios de 1 a 3 vezes
-Antes de iniciarem o bloco de exercícios realizem os alongamentos a seguir (15s cada exercício).

Bloco I
50 Polichinelos














COMO FAZER
·         Você deve estar em uma superfície plana com os pés juntos e ambas as mãos encostadas no quadril;
·         Dobre os joelhos e salte levemente no ar, abra as pernas na largura dos ombros e levante os braços acima da cabeça.


20s Prancha
COMO FAZER
·         Apoie os cotovelos e antebraços no chão e alinhe aos ombros e apoie a ponta dos pés no chão e alinhe aos cotovelos;
·         Você deve ficar com o corpo ereto e contrair o abdômen. Fique nessa posição por 15 segundos.


20 Agachamentos

COMO FAZER:
·         Posicione-se com suas pernas paralelas e levemente afastadas na largura dos ombros, flexione os músculos abdominais e coloque suas mãos em seus quadris;
·         Aponte os dedos para a frente e os braços estendidos para ajudar a equilibrar a postura;
·         Empurre o quadril para trás, dobrando levemente os joelhos em um ângulo de 90 graus, mantenha as costas retas e seu olhar para a frente;
·         Volte levemente para a posição inicial e contraia os glúteos quando estiver de pé.

20 Abdominais completo










COMO FAZER:
    Deixe as costas rentes ao chão, bem retas.
    Flexione as pernas, mantendo os pés apoiados e joelhos na direção do teto.
    Levante as costas do chão, mas não deixe o peito encostar nos seus joelhos.

30s corrida estacionária (no lugar)
















COMO FAZER
É só simular uma corrida mas sem sair do lugar, igual a imagem acima.




INGLÊS

Professora: Cleide e Sandra Gandolfi

7º anos

ATIVIDADE INTERPRETATIVA 

The actor Leonardo DiCaprio was born on November 11, 1974 in Hollywood, California. His father, George, is Italian-American. His mother, Irmalin, is from Germany. His most famous roles are Jack Dawson in Titanic (1997) and Howard Hughes in The Aviator (2004). His favorite movie is The Godfather.

 Answer the questions
1)    What does he do?
2)    Where is he from?
3)    When is his birthday?
4)    How old is he?
5)    Where is his mother from?
6)    What’s his favorite movie?




                                        GEOGRAFIA           

Professor: Antônio

Atividade:                                          

                “Poema “O Povo Brasileiro”                                      
   Somos todos negros?  
   Somos todos índios?
   Somos europeus?
   Não! Somos Brasileiros!
   Só temos uma cor ?
   Não! Somos uma aquarela!
   Com muitas cores, que quando se mistura!

   Ficam cores brasileiras ?
   Então somos negros !
   Somos índios!
   Somos europeus!
   É isso, somos brasileiros
   Eu tenho muito orgulho do que eu sou !
   Brasileiro!


   1-O Poema acima descreve uma característica muito peculiar da população     brasileira. Qual é essa característica?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

   2-Escreva abaixo a divisão do Brasil segundo o IBGE?

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

   3-O Brasil é o quinto maior país do mundo. Quais são os quatro países maiores que o Brasil?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    
4-“O Brasil é uma república presidencialista, na qual o governo(Poder Executivo) é exercido pelo presidente da República”.
        Nosso país é dividido em unidades federativas. Sendo.

    a) 23 estados e 1 distrito federal.
     b) 25 estados, dois território e 1 distrito federal.
     c) 26 estados e 1 distrito federal.
     d) 26 estados e dois territórios.


    5-Relacione as alternativas corretas:

    a)Floresta Amazônica   (  )Subtropical
     b)Cerrado                       (   )Tropical
     c)Caatinga                       (   )Litorâneo úmido
     d)Campos Sulino            (   )Tropical-semi-árido
     e)Mata atlântica             (   )Equatorial úmido





NOVA ATIVIDADE DE GEOGRAFIA



                                
pROFESSOR: Antônio
-7 ANO____
ORIENTAÇÃO: Resolver e entregar no retorno das aulas


ATIVDADE I

“....na época do descobrimento do Brasil, uma cobertura florestal praticamente contínua, ainda que muito diversificada em sua constituição fitofisionômica e florística, estendia-se ao longo da costa, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, com amplas extensões para o interior, cobrindo a quase totalidade dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além de partes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, bem como de extensões na Argentina e no Paraguai. Essa imensa floresta heterogênea, que ocupava uma superfície superior a 1.000.000 de quilômetros quadrados, somente no Brasil(cerca de 12% da superfície do país), embora hoje muito reduzida e fragmentada, justifica uma denominação comum que a considere na sua totalidade.” (Câmara, I G.,1996:18)




Identifique, a partir da leitura do texto e do mapa, e assinale a alternativa correta  abaixo:                                                         
                               
                                                                  
















A)      Floresta Equatorial Amazônica
B)       Floresta Subtropical
C)       Mata Atlântica
D)      Floresta de Araucárias


  O Território brasileiro apresenta uma grande variedade de elementos naturais, em razão da diversidade de clima, de tipos de solo e de formação do relevo.


2) Quantos e quais são os domínios morfoclimáticos identificados por Aziz Ab’ Sabe?  
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3) Quantos e quais são os biomas identificados pelo Ibama ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4) O domínio das Araucárias corresponde a qual bioma ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________     



5) O bioma Pantanal corresponde a qual domínio ? ________________________________________________________________________________________________________________


ATIVIDADE II

                                
PROFESSOR: Antônio
7º ANO____
ORIENTAÇÃO: Resolver e entregar no retorno das aulas


_
Chamamos de biomas as paisagens naturais de grandes dimensões. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama), existem sete biomas no território brasileiro. Entretanto, uma paisagem natural é sempre resultante da combinação de diversos elementos da natureza (ecossistema). Nos biomas não existem faixas de transição.
Respondas as questões abaixo:


1) Pintar o mapa de acordo com a legenda acima.


2) Quantos e quais são os biomas identificados pelo Ibama?



ATIVIDADE III

                                
PROFESSOR: Antônio
7º ANO____


ORIENTAÇÃO: Resolver e entregar no retorno das aulas








Os domínios morfoclimáticos foi outra forma de estudar a natureza brasileira proposta pelo geógrafo Aziz Ab’ Saber, que dividiu o território do país em seis grandes paisagens naturais, denominadas por ele de domínios morfoclimáticos. Cada um desses domínios se singulariza por uma combinação particular entre diversos elementos da natureza, com destaque para as formas do relevo, a vegetação e o clima. Além disso os domínios morfoclimáticos são separados por extensos corredores, denominados faixa de transição. Uma linha separando o cerrado e a floresta, por exemplo, ou uma faixa de transição, nos quais  os elementos de duas florestas se mesclam.


Responda no caderno as questões abaixo:


1) Colorir o mapa de acordo com a legenda acima.



2) Quantos e quais são os domínios morfoclimáticos identificados por Aziz Ab’ Saber?





3) No mapa Domínios Morfoclimáticos Brasileiros, essa paisagem integra uma “faixa de transição”. Explique o significado dessa expressão.








 
     



                                                                                                                                                          
                                                                                                     

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Professora Gilmara a pesquisa é dessas meninas do vôlei ????

    ResponderExcluir
  3. e também esses exercicios tem q copiar no caderno pra fazer os abidomis pranchas e etc é pra fazer ???

    ResponderExcluir
  4. eu não sou aluno da Gilmara e nem da Everly e tem atividade dela
    não entendi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Professora Cleide não dá para ver o texto todo

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde alunos do 7ano G como vocês estão em que posso ajudar na produção das atividades de História? Mande seu recado,suas dúvidas pelo watts ZAP 985661420

    ResponderExcluir
  7. Como posso encontrar os emails dos professores e tals?

    ResponderExcluir
  8. Estou perdida e preucupada fiz todas as lições e não sei oque vou fazer para enviar para os professores 😫

    ResponderExcluir
  9. Não entendi as boas férias aí não isso tudo de atividades da para 2 semanas 😢😫😫

    ResponderExcluir
  10. os professores pedem pra mandar um email caso tenha alguma duvida e quando eu mando ninguém responde

    ResponderExcluir