Senhores Pais e Alunos,
A Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo antecipou os períodos de recesso escolar e férias. No período de 06 a 20 de abril estaremos em férias.
Importante que, nesse período, os alunos acessem e conheçam as ferramentas que passarão a utilizar a partir do próximo dia 22 de abril, quando as aulas passarão a ser contadas como dias letivos.
Baixe o APP:
Caso não saiba seu número do seu RA, acesse o link abaixo:
BOAS FÉRIAS E FIQUEM EM CASA!😉😍
Ciências
Professor: Bernardo Para o 1º Bimestre: trabalhos manuscritos ou digitados, para entregar no retorno das aulas.
Pesquisar sobre:
1. Doenças e anomalias genéticas;
2. Situação atual da Biodiversidade do Brasil.
É obrigatória a CONCLUSÃO.
Vídeos PARA AUXILIAR NOS TRABALHOS DE PESQUISA:
Pesquisar sobre: Capacidades físicas e o trabalho escolar solicitado no começo do mês para cada turma: 9º anos = Handebol. O trabalho deverá ser feito em folha de almoço, capa , incluir duas imagens e referência bibliográfica.
(Disponível em: <https://estilo.uol.com.br)
Ano/ Série: 9° anos
Façam uma síntese sobre o que você aprendeu do conteúdo que é apresentado no link:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/teorias-evolucionistas.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/teorias-evolucionistas.htm
Vídeos PARA AUXILIAR NOS TRABALHOS DE PESQUISA:
A seguir, mais uma vídeo aula do professor Bernardo para as turmas dos 9º anos! Acessem o Canal no Youtube e os vídeos disponibilizados lá! O link abaixo é sobre NOÇÕES BÁSICAS SOBRE HEREDITARIEDADE.
VÍDEO DO PROFESSOR BERNARDO: NOÇÕES SOBRE HEREDITARIEDADE👇
Educação Física
Professora: Rosemar Pesquisar sobre: Capacidades físicas e o trabalho escolar solicitado no começo do mês para cada turma: 9º anos = Handebol. O trabalho deverá ser feito em folha de almoço, capa , incluir duas imagens e referência bibliográfica.
Língua Portuguesa
Ano/ Série: 9° ano C
Professora: Izabel
Habilidade: Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico; ler, de forma autônoma textos de gêneros variados.
Orientação: Os alunos devem copiar e responder em folha separada e entregar para a professora quando as aulas retornarem.
Descrição da Atividade: Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do 9°ano C, do gênero reportagem. As variadas questões propostas exploram o conteúdo e os recursos linguísticos, empregados na construção da reportagem abaixo:
Famílias trocaram a cidade pelo campo para ter uma vida simples
Trocar o campo pela cidade à procura de uma vida melhor sempre foi a opção mais comum. Porém, algumas famílias, cansadas do caos urbano, estão fazendo o caminho inverso, deixando os grandes centros para viver literalmente no meio do mato.
São pessoas que cursaram faculdade, desfrutavam de um certo conforto na cidade, mas não aguentavam mais a correria, falta de liberdade, o trânsito e o excesso de consumo. Em busca de uma vida mais simples e saudável, elas não têm medo de encarar a enxada e descobrir um novo modo de sobreviver.
Para a mineira Manuella Melo Franco, 34, a chegada do primeiro filho foi o empurrão que faltava para deixar a cidade e, finalmente, experimentar uma vida mais tranquila e autossustentável, ao lado do companheiro Hugo Ruax. “O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo. Queríamos oferecer a ele uma infância mais próxima da natureza, longe dos valores consumistas e da loucura da cidade”, diz a fotógrafa e jornalista. […]
O catarinense Marinaldo Pegoraro, 54, também não demorou muito para deixar o apartamento em Curitiba (PR), onde residiu nos últimos 11 anos, para ir viver com a mulher e as duas filhas adolescentes no Sítio Serra Dourada em Delfim Moreira, no extremo sul de Minas Gerais. […]
[…]Existe um esgotamento desse modelo de vida urbano”, diz Marinaldo Pegoraro, sem sentir falta dos shoppings e feliz de poder trabalhar na terra e ouvir o canto dos pássaros.
(Disponível em: <https://estilo.uol.com.br)
Questão 1 – O texto acima é do gênero:
a) crônica
b) artigo de opinião
c) reportagem
d) conto
e) propaganda
Questão 2 – Identifique o assunto do texto:
R:
Questão 3 – Assinale o motivo que não leva as pessoas a se mudarem para o campo:
a) “[…] um certo conforto na cidade […]
b) “[…] a correria […]”
c) “[…] falta de liberdade […]”
d) “[…] o trânsito […]”
e) “[…] o excesso de consumo.”
Questão 4 – O texto apresenta o objetivo das pessoas que deixam a cidade rumo ao campo. Identifique-o:
R:
Questão 5 – De acordo com a entrevistada Manuella Melo Franco, “O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo”. A que desejo ela se refere?
R:
Questão 6 – No segmento “[…] para ir viver com a mulher e as duas filhas adolescentes no Sítio Serra Dourada em Delfim Moreira […]”, a parte sublinhada exprime a noção de:
a) causa
b) lugar
c) direção
d) finalidade
e) meio
Questão 7 – No trecho “Porém, algumas famílias, cansadas do caos urbano, estão fazendo o caminho inverso […]”, a conjunção em destaque a) a comparação entre dois fatos.
b) a explicação de um fato.
c) a complementação de um fato.
d) a conclusão de um fato.
e) a oposição entre dois fatos.
Questão 8 – As aspas foram empregadas para indicar:
a) as citações científicas.
b) as falas dos entrevistados.
c) as passagens mais importantes do texto.
d) as partes escritas em linguagem informal.
e) as palavras de origem estrangeira.
Língua Portuguesa
Ano/ Série: 9° anos
Professora: Zenilda e Nicélia
Leia os textos que se seguem, procurando
identificar qual é a finalidade ou objetivo dos autores ao escrevê-los.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
ARTIGO DE OPINIÃO
Observação: Responder tudo em
folha de almaço ou em sulfite, a caneta azul ou preta e entregar para a professora Zenilda no retorno das aulas.
MÓDULO I - Apropriação das características
sócio -discursivas do artigo de opinião
Atividade 1 – Despertando a argumentatividade
Texto 1 (capa da revista ÉPOCA de 10/09/07)
Temos observado que as crianças e
adolescentes estão cada vez mais cedo e com mais frequência tendo acesso ao uso
de computadores. Sabemos também que a preferência da garotada está voltada aos
joguinhos e, mais especialmente, aos bate-papos virtuais (chats), nos quais
eles passam horas imersos em assuntos dos quais os adultos nem sempre se
preocupam em tomar conhecimento.
Atividade escrita 1
1 – Observe a capa da revista ÉPOCA de 10 de
setembro de 2007 e responda:
a) O que chama mais a sua atenção nessa capa?
b) Descreva a criança que aparece na
capa.
c) Qual é o tema principal que será
abordado nessa revista?
d) O uso da internet é benéfico para
as crianças e jovens? Exponha os benefícios que você conhece.
e) E quando passa a ser prejudicial
ou perigoso o uso da internet pelas crianças ou adolescentes?
f)Em sua
opinião, todos os pais ou responsáveis têm consciência dos riscos que podem
existir num simples acesso ao MSN ou Orkut?
g) O que os adultos (principalmente
os pais) devem fazer para evitar que os adolescentes e as crianças sejam
vítimas do uso irresponsável da internet?
h) A partir da discussão realizada, escreva um
texto no qual você apresenta a sua opinião sobre o tema debatido: a influência
da internet na vida das crianças e jovens.
Atividade 2 - Reconhecendo
artigos de opinião
Texto 1: Pais devem
estabelecer limites
São os pais que devem buscar
estabelecer limites no uso de lan house e internet. “Às vezes o adolescente
está com dificuldades de ter autonomia para estabelecer seus próprios limites.
Então, nessa hora, precisa de alguém para fazer isso”, afirma o psicanalista
Ailton Bastos, de Londrina.
Em situações específicas, como o
adolescente que está com baixo rendimento escolar por conta da quantidade de
horas que passa na lan house, vale limitar as horas até que as notas melhorem.
“Mas, com adolescente, você tem que deixar muitas vezes uma válvula de escape,
pois quanto mais intensa a exigência, mais chances de não dar certo. Ele
precisa de parâmetros, mas com um certo nível de liberdade”, diz.
Mesmo assim há situações em que é
preciso até proibir as idas à lan house por um período de tempo. “Há certos momentos que não é radical
(proibir), há certos momentos que é necessário. Mas isso não pode ser feito no
calor da emoção, esse adulto tem que pensar bem antes de estabelecer, para que
possa cumprir a palavra dada. E se perceber que a coisa é grave não espere que
a própria pessoa decida procurar ajuda”, avalia. (C. P.)¹ (...) 1. Chiara
Papali é repórter da Folha de Londrina Trecho retirado do jornal Folha de
Londrina de 08/10/2007.
Texto 2: Combate
à cyberpedofilia
Jean Ubiratan
O crescente
aumento da mídia sobre o combate à pedofilia via internet e a recente
apresentação do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à embaixada
americana de um documento que indica o Brasil no topo da lista de cyberpedófilos,
fazem refletirmos sobre o assunto. Os dados apresentados nesse estudo são
assustadores: mais de mil sites mensais são relacionados a este tipo de crime e
76% dos pedófilos do mundo estão no País. Isso demonstra, cada vez mais, que há
uma necessidade iminente em divulgar meios de alertar os responsáveis sobre
como impedir que algo do gênero possa acontecer simplesmente por omissão. Uma
das maiores vantagens dos atuais crimes virtuais é o anonimato. Para leigos no
assunto é praticamente impossível identificar quem está do outro lado flertando
com o seu filho. Isso faz com que a denúncia de casos referentes a este tema
também seja muito mais difícil, muito em razão de não localizar quem o está
fazendo. Algumas dicas e cuidados ao navegar na internet garantem uma diversão
segura e mais tranquila. Como primeira medida recomendada é o velho e bom
“puxão-de-orelha”, ou seja, assumir a responsabilidade com as crianças ou os
jovens, que ainda não a conhecem. Outro fator importante é quanto a disposição
física do computador, pois uma localização mais pública na casa ajuda, em
muito, o controle. Locais públicos responsáveis por prover acesso às pessoas
como, por exemplo, em escolas ou uma lan house, é essencial que nesses lugares existem
regras para o bom uso da internet. Os pais também necessitam estar informados
sobre as novas ferramentas de tecnologia que possibilitam auxiliar no controle
de acesso à rede. Além dos já conhecidos antivírus, existem diversos outros
sistemas que mantêm o controle do que está ocorrendo no computador enquanto
estão acessando a web. Saber por onde andam, com quem falam, os locais frequentados,
o que fazem, são as perguntas costumeiras realizadas pelos pais, porém esses
mesmos questionamentos devem 7 ser aplicados na “vida digital” dos filhos.
Esses cuidados, com certeza, aumentam a percepção de segurança em relação aos
filhos. Infelizmente, a realidade é forte e se não houver cuidados com os
filhos, enquanto navegam na internet, alguém acabará os vigiando via esse meio.
A dúvida é saber se as intenções dessa pessoa desconhecida são tão boas quanto
as dos pais. Jean Ubiratan é consultor de Segurança de TI em Porto Alegre.
Retirado do jornal Folha de Londrina de 08/10/2007. Texto 3 O aborto em
discussão ÉPOCA conduziu com clareza a questão do aborto. Esse é um problema de
cada mulher, não depende da religião ou do Estado. Algumas considerações devem
ser feitas. Não é verdade que mulheres que abortam desenvolverão problemas
renais, cardíacos, derrames ou ficarão estéreis. A pílula do dia seguinte não
provoca a eliminação de embriões fecundados, como se poderia supor. Jorge
Andalaft Neto, ginecologista e obstetra, São Paulo, SP. Texto retirado da
revista ÉPOCA de 23/04/2007
Texto
3: O aborto em discussão
ÉPOCA conduziu com clareza a questão do
aborto. Esse é um problema de cada mulher, não depende da religião ou do
Estado. Algumas considerações devem ser feitas. Não é verdade que mulheres que
abortam desenvolverão problemas renais, cardíacos, derrames ou ficarão
estéreis. A pílula do dia seguinte não provoca a eliminação de embriões
fecundados, como se poderia supor. Jorge Andalaft Neto, ginecologista e
obstetra, São Paulo, SP.
(Texto retirado da revista ÉPOCA de 23/04/2007)
Texto 4:
Três mortes nas rodovias do Estado Curitiba – Duas
colisões em estradas paranaenses terminaram com três óbitos ontem. Em
Guarapuava, pai e filha morreram na colisão frontal entre um Astra e um ônibus
da Viação Garcia que fazia linha entre Curitiba e Cascavel, na BR 277, também
na madrugada de ontem. ( ... )
(Texto de Augusto Cezar.
Trecho retirado do jornal Folha de Londrina de 27/01/08.)
QUESTÕES:
1 - Qual a finalidade ou objetivo:
a) do
texto1:.......................................................
b) do texto
2:.....................................................
c) do texto
3:.....................................................
d) do texto 4:.....................................................
d) do texto 4:.....................................................
2 - A que gênero textual pertence cada um dos
textos que você acabou de ler?
3 – Todos os textos que você leu
tratam de questões polêmicas? Em qual texto o autor apresenta uma questão
polêmica, se utilizando de argumentos e pode ser considerado um artigo de
opinião?
4 – Encontrado o texto no qual o autor defende
uma opinião, um ponto de vista sobre um tema polêmico, responda:
a) Qual a questão
tratada pelo autor?
b) Qual a posição
defendida pelo autor, nesse mesmo texto?
c) Cite pelo
menos dois argumentos utilizados pelo autor para defender sua posição.
Atividade 3 –
O conteúdo do artigo de opinião: as questões polêmicas
Toda argumentação envolve uma questão
controversa. É controversa, ou polêmica, toda questão extraída de um tema de
interesse de uma coletividade. Algumas questões mobilizam e afetam um grande
número de pessoas, outras são mais particulares e, por sua vez, interessam a um
reduzido número de pessoas. E cada uma dessas pessoas tem uma opinião, um
posicionamento, uma resposta a ser dada. E para tanto, utilizam-se de
argumentos, o que não é apenas dar opinião, é preciso sustentá-la com
evidências, provas, dados e outros elementos que darão suporte à ideia
defendida.
Um artigo de opinião discute questões que
podem incidir sobre variados temas: sociais, políticos, científicos e
culturais, de interesse geral e atual, que afetam direta ou indiretamente um
grande número de pessoas, a partir de um fato ocorrido e noticiado.
Vejamos alguns exemplos de questões
controversas que têm sido discutidas na mídia nos últimos tempos:
·
O aborto deve ser legalizado no Brasil?
·
A descriminalização do uso das drogas no Brasil
resolveria o problema do tráfico?
·
É possível salvar o Planeta do aquecimento
global?
·
Aumentar os gastos com segurança vai fazer diminuir
a violência?
·
Como deve ser tratada a questão do trabalho
infantil?
Texto 1
O roubo do direito de ser criança
José Antônio Miguel Preparar bem as crianças de agora implicam, de maneira
lógica, em ter uma sociedade melhor no futuro. É pensar o porquê atualmente,
diante de grandes índices de violência, tantos menores de idade estão nessas
estatísticas. É pensar que essa criança, esperança do futuro, vê-se numa
encruzilhada vital tão cedo: trabalha, prática crimes ou morre. Segundo dados
da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil tinha 4,6 milhões de
trabalhadores com idade entre 10 e 17 anos, e 3milhões com idade inferior a 14.
Segundo esses dados, 56,63% nada recebem por seu trabalho. Eis o roubo do
direito de ser criança. Retiram-lhe, de maneira violenta, esse direito tão
essencial comprometendo os fatores biológicos, psicológicos, intelectuais e
morais, numa fase de extrema importância da vida. Ao invés de carrinhos,
bonecas, brinquedos, uma enxada. Pais, que talvez quisessem educar, precisam
ensinar o trabalho. Note bem a diferença entre educar e ensinar. Falta dinheiro
para comprar comida, roupa, bonecas, carrinhos. Alguns, talvez munidos de sua
educação mais privilegiada, hão de pensar que não configura motivo para a
delinquência o fato de trabalhar desde cedo, afinal o trabalho é dignificante.
O trabalho é digno quando é exercido de forma digna. Não existe dignidade sem
educação de qualidade e, não há dignidade em crianças de 10 anos trabalhando em
meios insalubres, perigosos, em jornadas diárias superiores a 12 horas. Não há
filhos de médicos, advogados, empresários trabalhando assim. Portanto, se fosse
digno, todos desde a infância assim trabalhariam. Crianças devem ser crianças.
Esse tipo de trabalho não pode nem deve ser alternativa aos menores de idade
porque marginaliza, tira deles um direito essencial de maneira tão violenta
quanto àqueles que com uma arma roubam dez reais. Por isso, a importância da
máxima de Rui Barbosa: “Aos iguais, tratamento igual; aos desiguais, tratamento
desigual”.
(JOSÉ ANTÔNIO MIGUEL é estudante de
Direito na Universidade Estadual de Londrina Texto retirado do jornal Folha de
Londrina de 13/10/2007)
Texto 2: Direito de brincar e ser feliz (Gilmara Lupion Moreno)
Legalmente as crianças hoje têm garantido o 10
direito a um nome e nacionalidade, à saúde e à educação. Dentre os direitos da
criança estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, destaco o
brincar como uma necessidade da criança, um jeito gostoso de aprender e se divertir.
Pesquisas têm revelado que as brincadeiras ao ar livre, em parques e praças
públicas deixam as crianças mais felizes. No entanto, as crianças estão cada
vez mais distantes do sol, da grama, das pedras, da areia, da água, da
natureza... Para os pais, já não é mais possível deixá-las brincando na rua com
os vizinhos. O trânsito e a violência urbana tiraram esta oportunidade. Em
alguns condomínios de apartamentos não se previu a necessidade e o direito dos
pequenos de brincar. Diante desta necessidade, eles brincam entre os carros nos
estacionamentos dos prédios. Nas escolas infantis encontramos pátios
cimentados, brinquedos inadequados à faixa etária das crianças e, logo,
embargados pelos órgãos competentes. Pensem numa creche em que as crianças
“olham” para o escorregador, o balanço, o gira-gira e não podem brincar. Elas
existem. Pensem no período escolar de uma criança de cinco, seis, sete anos de
idade, onde não há nem espaço – playground, área verde - tempo para brincar.
Eles existem. Nos espaços públicos encontramos praças abandonadas, sujas,
brinquedos quebrados. Imaginem uma praça, um domingo de sol, crianças ávidas
para correr, pular, dançar, movimentar-se ou simplesmente olhar as plantinhas,
passarinhos, sentir o vento... As crianças “olham” para os destroços do que um
dia foi um brinquedo, desistem de brincar ou então arriscam-se. Elas existem.
Falta segurança, água potável, banheiros públicos, dignidade para exercer o
direito de brincar. As crianças são o que temos de mais precioso e precisam da
nossa atenção para viver dignamente esta fase da vida que chamamos de infância.
Como estamos olhando para as nossas crianças nos demais dias do ano?
Infelizmente, nós – pais, professores, governantes etc. - não estamos
conseguindo prover à criança o direito de brincar e ser feliz.
(GILMARA LUPION
MORENO é professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de
Londrina. Texto retirado do jornal Folha de
Londrina de 12/10/2007)
QUESTÕES:
1 - Qual questão controversa
está sendo discutida nos dois artigos?
2 – Qual é a posição do autor
do texto 1? Cite pelo menos dois argumentos utilizados pelo autor para
defendê-la.
3 – Qual é a posição da autora do texto
2? Cite pelo menos dois argumentos utilizados para defendê-la.
4 – Que dados concretos o
autor do texto 1 utiliza para sustentar seus argumentos?
5 – Em que a autora do texto 2 se baseia
para que seus argumentos sejam válidos?
6 – O que diz o autor do
texto 1 para refutar as opiniões contrárias às suas?
Atividade 4
1. Leia o texto a seguir,
observando a importância dos organizadores textuais na constituição dos
sentidos do texto:
Os dois reflexos de uma imagem
(Carlos Eduardo Bobroff da Rocha)
A tecnologia brasileira referente à produção
de combustível à base de etanol e de óleos vegetais é o símbolo de que o país
pode dar, de modo competente e eficaz, sua contribuição para o bem-estar da
Terra. No entanto, a recente descoberta de um importante reserva de petróleo e
de gás natural na bacia de Santos criou um dilema: ser um inovador ou seguir os
exemplos anteriores? Desde a década de 70, há investimentos no uso de álcool da
cana-de-açúcar como alternativa à dependência de combustível derivado do petróleo.
O país ainda importava petróleo, mas o álcool, bem como o óleo derivado da
mamona, repercutiu no exterior. Surgiram previsões de aumento da importação
deste combustível nacional por parte dos países europeus. Lucro para o país, e
fama como defensor do meio ambiente. Entretanto, o cultivo da cana e da mamona
demandava extensos pedaços de terra e destruição da vegetação original para dar
lugar ao cultivo. Também os preços repassados ao consumidor nos postos de
combustíveis não incentivavam o consumo em escala destas energias alternativas,
Isso mostra que conciliar desenvolvimento material com proteção ambiental não é
simples, e para um país emergente como o Brasil, medidas que barateiam os
custos de produção são fundamentais para alavancar o progresso da indústria
nacional. As energias alternativas à base de álcool e de óleo possuem menor
impacto negativo na atmosfera, mas cria novos problemas. E isso não torna um
país inovador, pois não se cria um meio em que a maioria se beneficie. Apenas
vende-se uma imagem no exterior. Subitamente, descobre-se uma grande reserva de
petróleo e de gás natural. Menor dependência, e maiores chances para exportar
17 este combustível. E como ficaria a campanha feita para o mundo a respeito do
biocombustível? Possivelmente, o país conciliaria ambas as formas de energia. A
longo prazo defenderia os alternativos, e no momento daria ênfase para os
tradicionais (importante lembrar que as divergências entre Brasil e Bolívia no
que refere ao fornecimento de gás boliviano, bem como a necessidade de
superávit, e de crescimento econômico, são fortes motivos para o crescimento
imediato das fontes tradicionais). Resta saber se de fato se tornará um país
inovador, resolvendo os problemas na forma de uso dos biocombustíveis e do
petróleo e gás natural, assim como o impacto social e ecológico. O Brasil
seguirá exemplos anteriores de nações que defendem piamente seu desenvolvimento
econômico ou mudará as regras do jogo do mercado? De que importará ser mais um
magnata do petróleo se este combustível acabará um dia, assim como a Floresta
Amazônica, a água doce, as terras cultiváveis? Por que não garantir que mais
nações se desenvolvam, mas incentivando que estas também se empenhem em
preservar o meio ambiente? Mudar a mentalidade de uma nação em início de apogeu
é muito mais que alterar somente sua imagem transmitida ao mundo.
(CARLOS EDUARDO BOBROFF DA ROCHA é
estudante de Medicina na Universidade Estadual de Londrina. Artigo retirado do jornal Folha de
Londrina de 11/12/2007.)
2. Encontre no texto palavras ou
expressões que servem para:
a) Introduzir uma ideia contrária ao que se
afirmar anteriormente
b) Adicionar argumentos.
c) Introduzir conclusão.
c) Acrescentar novos argumentos.
3. O autor introduz o
terceiro parágrafo com o pronome “isso”. Ele está se referindo a quê?
4. O discurso está construído
em primeira ou terceira pessoa? Qual o efeito causado por essa escolha?
5. Que sentidos os advérbios
subitamente e possivelmente dão ao texto?
6. Quais questionamentos são
feitos pelo autor, no texto, e o que ele quer provocar no leitor com esses
questionamentos?
7.Encontre, em cada período abaixo,
uma palavra enfatizadora e explique qual ideia está sendo enfatizada:
a) “A longo prazo defenderia os
alternativos, e no momento daria ênfase para os tradicionais (importante
lembrar que as divergências entre Brasil e Bolívia no que refere ao
fornecimento de gás boliviano, bem como a necessidade de superávit, e de
crescimento econômico, são fortes motivos para o crescimento imediato das
fontes tradicionais).”
b) “Mudar a mentalidade de uma nação
em início de apogeu é muito mais que alterar somente sua imagem transmitida ao
mundo.”
8. As formas verbais ficariam, defenderia,
daria, estão se referindo a quais possibilidades?
Módulo 2 - Produção escrita do gênero artigo
de opinião, observando seus aspectos temáticos, estruturais e
estilísticos.
Observe a capa de revista Veja de 24 /10/2007 e responda:
1-
O que desperta mais a sua a tenção nessa capa?
2-
O assunto que está sendo o destaque da capa da
Veja é polêmico? Explique por quê.
3-
Você irá produzir, a partir deste tema, um artigo
de opinião. Observe os aspectos estudados até agora, e escreva seu artigo
lembrando-se de defender a sua posição, sustentando-as com argumentos.
4-
Não esqueça da introdução, desenvolvimento e
conclusão.
5-
Faça o rascunho no caderno de Português, depois
passa a limpo a caneta azulo ou preta, e não esqueça do título.
SÉRIE/ANO: 9º ano B
Professora: Sandra Gandolfi
Leia e faça um resumo do livro "Dom Quixote". Lembrem-se que resumir é ler, analisar e contar o essencial da história. O seu trabalho terá capa e será manuscrito (caneta azul ou preta). Você entregará no retorno das aulas!
Acesse o link abaixo:
https://www.baixelivros.com.br/literatura-brasileira/dom-casmurro
SÉRIE/ANO: 9ºano A e 9ºano D
Leitura do livro " Depois daquela viagem"Lembrem-se que resumir é ler, analisar e contar o essencial da história. O seu trabalho terá capa e será manuscrito (caneta azul ou preta). Você entregará no retorno das aulas!
Acesse o link abaixo:
http://www.elisaandreoli.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Depois-Daquela-Viagem-Valeria-Piassa-Polizzi.pdf
Habilidades: EF69AR07/ EF69AR06/EF69AR05
Língua Portuguesa
SÉRIE/ANO: 9º ano B
Professora: Sandra Gandolfi
Leia e faça um resumo do livro "Dom Quixote". Lembrem-se que resumir é ler, analisar e contar o essencial da história. O seu trabalho terá capa e será manuscrito (caneta azul ou preta). Você entregará no retorno das aulas!
Acesse o link abaixo:
https://www.baixelivros.com.br/literatura-brasileira/dom-casmurro
LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE/ANO: 9ºano A e 9ºano D
Leitura do livro " Depois daquela viagem"Lembrem-se que resumir é ler, analisar e contar o essencial da história. O seu trabalho terá capa e será manuscrito (caneta azul ou preta). Você entregará no retorno das aulas!
Acesse o link abaixo:
http://www.elisaandreoli.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Depois-Daquela-Viagem-Valeria-Piassa-Polizzi.pdf
INGLÊS
Série/Ano: 9º anos
Professora: Paula Barros
Revisão do tempo verbal passado simples:
Existem dois tipos de verbos no tempo
passado simples: os regulares – aqueles em que se acrescenta ED (work - worked,
play - played, travel - traveled, etc.) e os irregulares que constam na lista
de verbos (eat – ate, drink – drank,
drive – drove).
A atividade deve ser feita em folha separada para ser entregue na volta
às aulas.
Observe:
Pedro comprou ...... Pedro
bought.......
Pedro comprou o quê?
Pedro comprou um carro. Pedro
bought a car.
Pedro comprou um carro quando?
Pedro comprou um carro no mês passado. Pedro bought a
car last month.
> Escolha dez verbos regulares e dez irregulares
para formular frases no tempo passado simples.
> Lembre-se dos indicativos do tempo passado:
Last
– último, passado – last year, last weekend, last week, last Saturday, etc.
Yesterday
– ontem
Ago –
passado – two days ago, four hours ago, fifteen minutes ago.
ARTE
Ano/série: 9º anos
Professor(a): Everly
Habilidades: EF69AR07/ EF69AR06/EF69AR05
Descrição da Atividade: Mapa da Ancestralidade
Orientação de fonte de pesquisa: Faça o mapa de suas origens. Escolha um
padrão para apresentar as pessoas no mapa (você pode desenhar, colar ou até
criar um objeto ou um símbolo que represente cada pessoa). Lembrando que se
usar simbologia será necessário uma legenda.
Seja bem criativo. Você pode acrescentar informações
culturais sobre essas pessoas (religiões, saberes ancestrais, instrumentos que
tocam, se bordam, o que cozinham, se desfilam no Carnaval...)
Avaliação: Conforme solicitado antes do isolamento, a atividade deverá
ser entregue em sulfite, assim que retomarmos a normalidade.
MATEMÁTICA
Habilidades: Escrever números de formas diversas em notação científica.
Descrição da Atividade: Resolver os exercícios na página seguinte:
Orientação de fonte de pesquisa: Assista ao vídeo localizado no link abaixo:
e navegue pelo site que segue no link abaixo:
Sugestão de pesquisa: DE site para baixar livros grátis:
Avaliação: entregar impresso após o retorno das aulas.
Atividade de Matemática
Nome:___________________
nº __ Data __/__/2020
Turma: 9º ano Profº: Luiz Queiróz Peso da avaliação: 4,0 pontos
Objetivo: Compreender
e calcular as relações entre figuras semelhantes.
1)
A carga de um elétron é -
0,00000000000000000016 C. Esse número, em notação científica, será:
2)
O número 0,0000045, em notação científica,
corresponderá a:
3)
O número 890 000, em notação científica,
corresponderá a:
4) A Agência Espacial Norte
Americana (NASA) informou que o asteroide YU 55 cruzou o espaço entre a Terra e
a Lua no mês de novembro de 2011. A ilustração a seguir sugere que o asteroide
percorreu sua trajetória no mesmo plano que contém a órbita descrita pela Lua
em torno da Terra. Na figura, está indicada a proximidade do asteroide em
relação à Terra, ou seja, a menor distância que ele passou da superfície
terrestre.
Disponível em: http://noticias.terra.com.br
(adaptado).
Com base nessas informações, a menor distância que
o asteroide YU 55 passou da superfície da Terra é igual a:
5)
A distância que a luz percorre em um ano,
chamada ano-luz. é de aproximadamente 38 . 45 . 512 quilômetros.
A notação científica desse número é:
11)
Efetue a potenciação (3,2 . 10-3)2.
GEOGRAFIA
PROFESSOR: ANTÔNIO
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GEOGRAFIA
PROFESSOR: ANTÔNIO
Atividade de
Geografia
Copiar e responder em folha separada e entregar no retorno das aulas. Bom trabalho!
1- O Eurotúnel, inaugurado em 1994, é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa. Essa obra consiste em um túnel ferroviário, proporcionando acesso entre dois países separados pelo Canal da Mancha. Quais são esses países?
1- O Eurotúnel, inaugurado em 1994, é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa. Essa obra consiste em um túnel ferroviário, proporcionando acesso entre dois países separados pelo Canal da Mancha. Quais são esses países?
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2- Entre os fatores
que influenciam o clima da Europa estão: latitude, altitude, correntes
marítimas e a maritimidade. O que é maritimidade?
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3- Relacione as
principais cadeias montanhosas do continente europeu:
4-
Relacione a coluna
corretamente:
(A) Rio Volga
(B) Rio Reno
(C) Rio Danúbio
( )Mais importantes rio europeu, pois permite
transporte de matérias-primas e produtos industrializados. Nasce nos Alpes
Suíços, atravessa o Lago Constança, passa por um pequeno trecho da França, liga
a grande região industrial da Alemanha e desemboca no Mar do Norte (na
Holanda). Junto a sua desembocadura encontra-se o Porto de Roterdã.
( )Mais extenso
rio europeu com 3.688 Km de extensão, nasce do Planalto de Valdai, atravessa a
planície russa e desemboca no Mar Cáspio.
( )Atravessa Alemanha, Áustria, República Tcheca, Eslováquia,
Hungria, Sérvia, Montenegro, Bulgária e Romênia. Banha as cidades de Viena,
Budapeste e Belgrado. Sua foz fica na fronteira entre Romênia e Ucrânia.
5- Explique o que é xenofobia:
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6- Em quais hemisférios está situado o continente europeu?
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7- Observe as letras e números
destacados no mapa ao lado.
Liste abaixo os nomes destes lugares
geográficos:
1-
___________________________
2-
___________________________
3-
___________________________
4-
___________________________
5- ___________________________
6- ___________________________
A-
___________________________
B- ___________________________
C-
___________________________
8- Quais
são os dois países que tem uma porção de terras no continente europeu e outra
no continente asiático?
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9- A
Europa é muito visada por imigrantes visto que:
a) o
desenvolvimento conquistado pelas nações europeias viabiliza melhores
oportunidades de emprego e de acesso aos serviços de saúde e de educação.
b) o
turismo é muito desenvolvido, fazendo com que ilhares de pessoas passem a morar
na Europa anualmente.
c) é
o destino ideal para aventureiros.
d)
não há oportunidades em outras partes do mundo.
e) é
uma região com o clima e paisagem que é de fácil adaptação humana.
10-
Quais são os países que formam o Reino Unido?
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Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor Antônio.....
ExcluirProfessora Paula não entendi sua lição ???
ResponderExcluirÉ pra entregar imprimida ou manuscrita??
A lição da Paula é só revisão, esta escrito no titulo
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor Antônio sua lição é para entregar ??
ResponderExcluirProfessor Antônio é pra fazer sua lição imprimida??
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirEntrei em contato com o professor Antônio e ele pediu para que a atividade fosse realizada em uma folha separada. Entregar no retorno das aulas.
Bom trabalho! E se cuidem.
Professora Paula de inglês, não dá pra entender muito bem como que é pra fzr o trabalho
ResponderExcluirBoa noite,gostaria de saber se posso fazer a atividade do Luís Queiroz que no qual vale 4 pontos em uma folha de caderno
ResponderExcluirPois não tenho recursos para imprimir...
🤔🤔
Estou aguardando a resposta...
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