Arquivo do blog

sexta-feira, 20 de março de 2020

9º ANO


Senhores Pais e Alunos,


 A Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo antecipou os períodos de recesso escolar e férias. No período de 06 a 20 de abril estaremos em férias.

Importante que, nesse período, os alunos acessem e conheçam as ferramentas que passarão a utilizar a partir do próximo dia 22 de abril, quando as aulas passarão a ser contadas como dias letivos.


 Os alunos terão acesso a um aplicativo que utilizarão sem  qualquer cobrança pelo uso de sua internet móvel. Acesso Gratuito. E, também, poderão assistir aulas que serão transmitidas pela 2.3 TV Cultura.


Baixe o APP:




Caso não saiba seu número do seu RA, acesse o link abaixo:







BOAS FÉRIAS E FIQUEM EM CASA!😉😍




Ciências
Professor: Bernardo 
Para o 1º Bimestre: trabalhos manuscritos ou digitados, para entregar no retorno das aulas. 

Pesquisar sobre:
 1. Doenças e anomalias genéticas; 
 2. Situação atual da Biodiversidade do Brasil.

     É obrigatória a CONCLUSÃO.

 Façam uma síntese sobre o que você aprendeu do conteúdo que é apresentado no link:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/teorias-evolucionistas.htm

Vídeos PARA AUXILIAR NOS TRABALHOS DE PESQUISA:






      A seguir, mais uma vídeo aula do professor Bernardo para as turmas dos 9º anos! Acessem o Canal no Youtube e os vídeos disponibilizados lá! O link abaixo é sobre NOÇÕES BÁSICAS SOBRE HEREDITARIEDADE.


VÍDEO DO PROFESSOR BERNARDO: NOÇÕES SOBRE HEREDITARIEDADE👇






Educação Física

Professora: Rosemar 

Pesquisar sobre: Capacidades físicas  e o trabalho escolar solicitado no começo do mês para cada turma: 9º anos = Handebol. O trabalho deverá ser feito em folha de almoço,  capa , incluir duas imagens e referência bibliográfica. 






                   Língua Portuguesa
Ano/ Série: 9° ano C
Professora: Izabel

Habilidade: Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico; ler, de forma autônoma textos de gêneros variados.

Orientação: Os alunos devem copiar e responder em folha separada e entregar para a professora quando as aulas retornarem.

Descrição da Atividade: Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do 9°ano C, do gênero reportagem. As variadas questões propostas exploram o conteúdo e os recursos linguísticos, empregados na construção da reportagem abaixo:

Famílias trocaram a cidade pelo campo para ter uma vida simples

     Trocar o campo pela cidade à procura de uma vida melhor sempre foi a opção mais comum. Porém, algumas famílias, cansadas do caos urbano, estão fazendo o caminho inverso, deixando os grandes centros para viver literalmente no meio do mato.

    São pessoas que cursaram faculdade, desfrutavam de um certo conforto na cidade, mas não aguentavam mais a correria, falta de liberdade, o trânsito e o excesso de consumo. Em busca de uma vida mais simples e saudável, elas não têm medo de encarar a enxada e descobrir um novo modo de sobreviver.
    Para a mineira Manuella Melo Franco, 34, a chegada do primeiro filho foi o empurrão que faltava para deixar a cidade e, finalmente, experimentar uma vida mais tranquila e autossustentável, ao lado do companheiro Hugo Ruax. “O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo. Queríamos oferecer a ele uma infância mais próxima da natureza, longe dos valores consumistas e da loucura da cidade”, diz a fotógrafa e jornalista. […]
    O catarinense Marinaldo Pegoraro, 54, também não demorou muito para deixar o apartamento em Curitiba (PR), onde residiu nos últimos 11 anos, para ir viver com a mulher e as duas filhas adolescentes no Sítio Serra Dourada em Delfim Moreira, no extremo sul de Minas Gerais. […]
    […]Existe um esgotamento desse modelo de vida urbano”, diz Marinaldo Pegoraro, sem sentir falta dos shoppings e feliz de poder trabalhar na terra e ouvir o canto dos pássaros.
                            
(Disponível em: <https://estilo.uol.com.br)

Questão 1 – O texto acima é do gênero:
a) crônica
b) artigo de opinião
c) reportagem
d) conto
e) propaganda

Questão 2 – Identifique o assunto do texto:
R:

Questão 3 – Assinale o motivo que não leva as pessoas a se mudarem para o campo:

a) “[…] um certo conforto na cidade […]
b) “[…] a correria […]”
c) “[…] falta de liberdade […]”
d) “[…] o trânsito […]”
e) “[…] o excesso de consumo.”

Questão 4 – O texto apresenta o objetivo das pessoas que deixam a cidade rumo ao campo. Identifique-o:
R:

Questão 5 – De acordo com a entrevistada Manuella Melo Franco, “O nascimento do Tomé reforçou esse nosso desejo”. A que desejo ela se refere?
R:

Questão 6 – No segmento “[…] para ir viver com a mulher e as duas filhas adolescentes no Sítio Serra Dourada em Delfim Moreira […]”, a parte sublinhada exprime a noção de:
a) causa
b) lugar
c) direção
d) finalidade
e) meio

Questão 7 – No trecho “Porém, algumas famílias, cansadas do caos urbano, estão fazendo o caminho inverso […]”, a conjunção em destaque a) a comparação entre dois fatos.
b) a explicação de um fato.
c) a complementação de um fato.
d) a conclusão de um fato.
e) a oposição entre dois fatos.

Questão 8 – As aspas foram empregadas para indicar:
a) as citações científicas.
b) as falas dos entrevistados.
c) as passagens mais importantes do texto.
d) as partes escritas em linguagem informal.
e) as palavras de origem estrangeira.




                Língua Portuguesa

Ano/ Série: 9° anos
Professora: Zenilda e Nicélia
                        
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ARTIGO DE OPINIÃO

Observação: Responder tudo em folha de almaço ou em sulfite, a caneta azul ou preta e entregar para a professora Zenilda no retorno das aulas.

MÓDULO I - Apropriação das características sócio -discursivas do artigo de opinião

Atividade 1 – Despertando a argumentatividade

Texto 1 (capa da revista ÉPOCA de 10/09/07)

Resultado de imagem para capa da revista epoca 10/09/2007

    Temos observado que as crianças e adolescentes estão cada vez mais cedo e com mais frequência tendo acesso ao uso de computadores. Sabemos também que a preferência da garotada está voltada aos joguinhos e, mais especialmente, aos bate-papos virtuais (chats), nos quais eles passam horas imersos em assuntos dos quais os adultos nem sempre se preocupam em tomar conhecimento.

Atividade escrita 1
1 – Observe a capa da revista ÉPOCA de 10 de setembro de 2007 e responda:
a) O que chama mais a sua atenção nessa capa?
b) Descreva a criança que aparece na capa.
c) Qual é o tema principal que será abordado nessa revista?
d) O uso da internet é benéfico para as crianças e jovens? Exponha os benefícios que você conhece.
e) E quando passa a ser prejudicial ou perigoso o uso da internet pelas crianças ou adolescentes? 
f)Em sua opinião, todos os pais ou responsáveis têm consciência dos riscos que podem existir num simples acesso ao MSN ou Orkut?
g) O que os adultos (principalmente os pais) devem fazer para evitar que os adolescentes e as crianças sejam vítimas do uso irresponsável da internet?
h) A partir da discussão realizada, escreva um texto no qual você apresenta a sua opinião sobre o tema debatido: a influência da internet na vida das crianças e jovens.

Atividade 2 - Reconhecendo artigos de opinião
Leia os textos que se seguem, procurando identificar qual é a finalidade ou objetivo dos autores ao escrevê-los. 

Texto 1: Pais devem estabelecer limites

    São os pais que devem buscar estabelecer limites no uso de lan house e internet. “Às vezes o adolescente está com dificuldades de ter autonomia para estabelecer seus próprios limites. Então, nessa hora, precisa de alguém para fazer isso”, afirma o psicanalista Ailton Bastos, de Londrina.
     Em situações específicas, como o adolescente que está com baixo rendimento escolar por conta da quantidade de horas que passa na lan house, vale limitar as horas até que as notas melhorem. “Mas, com adolescente, você tem que deixar muitas vezes uma válvula de escape, pois quanto mais intensa a exigência, mais chances de não dar certo. Ele precisa de parâmetros, mas com um certo nível de liberdade”, diz.
    Mesmo assim há situações em que é preciso até proibir as idas à lan house por um período de tempo.  “Há certos momentos que não é radical (proibir), há certos momentos que é necessário. Mas isso não pode ser feito no calor da emoção, esse adulto tem que pensar bem antes de estabelecer, para que possa cumprir a palavra dada. E se perceber que a coisa é grave não espere que a própria pessoa decida procurar ajuda”, avalia. (C. P.)¹ (...) 1. Chiara Papali é repórter da Folha de Londrina Trecho retirado do jornal Folha de Londrina de 08/10/2007.


Texto 2: Combate à cyberpedofilia

Jean Ubiratan

     O crescente aumento da mídia sobre o combate à pedofilia via internet e a recente apresentação do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à embaixada americana de um documento que indica o Brasil no topo da lista de cyberpedófilos, fazem refletirmos sobre o assunto. Os dados apresentados nesse estudo são assustadores: mais de mil sites mensais são relacionados a este tipo de crime e 76% dos pedófilos do mundo estão no País. Isso demonstra, cada vez mais, que há uma necessidade iminente em divulgar meios de alertar os responsáveis sobre como impedir que algo do gênero possa acontecer simplesmente por omissão. Uma das maiores vantagens dos atuais crimes virtuais é o anonimato. Para leigos no assunto é praticamente impossível identificar quem está do outro lado flertando com o seu filho. Isso faz com que a denúncia de casos referentes a este tema também seja muito mais difícil, muito em razão de não localizar quem o está fazendo. Algumas dicas e cuidados ao navegar na internet garantem uma diversão segura e mais tranquila. Como primeira medida recomendada é o velho e bom “puxão-de-orelha”, ou seja, assumir a responsabilidade com as crianças ou os jovens, que ainda não a conhecem. Outro fator importante é quanto a disposição física do computador, pois uma localização mais pública na casa ajuda, em muito, o controle. Locais públicos responsáveis por prover acesso às pessoas como, por exemplo, em escolas ou uma lan house, é essencial que nesses lugares existem regras para o bom uso da internet. Os pais também necessitam estar informados sobre as novas ferramentas de tecnologia que possibilitam auxiliar no controle de acesso à rede. Além dos já conhecidos antivírus, existem diversos outros sistemas que mantêm o controle do que está ocorrendo no computador enquanto estão acessando a web. Saber por onde andam, com quem falam, os locais frequentados, o que fazem, são as perguntas costumeiras realizadas pelos pais, porém esses mesmos questionamentos devem 7 ser aplicados na “vida digital” dos filhos. Esses cuidados, com certeza, aumentam a percepção de segurança em relação aos filhos. Infelizmente, a realidade é forte e se não houver cuidados com os filhos, enquanto navegam na internet, alguém acabará os vigiando via esse meio. A dúvida é saber se as intenções dessa pessoa desconhecida são tão boas quanto as dos pais. Jean Ubiratan é consultor de Segurança de TI em Porto Alegre. Retirado do jornal Folha de Londrina de 08/10/2007. Texto 3 O aborto em discussão ÉPOCA conduziu com clareza a questão do aborto. Esse é um problema de cada mulher, não depende da religião ou do Estado. Algumas considerações devem ser feitas. Não é verdade que mulheres que abortam desenvolverão problemas renais, cardíacos, derrames ou ficarão estéreis. A pílula do dia seguinte não provoca a eliminação de embriões fecundados, como se poderia supor. Jorge Andalaft Neto, ginecologista e obstetra, São Paulo, SP. Texto retirado da revista ÉPOCA de 23/04/2007

Texto 3: O aborto em discussão
    ÉPOCA conduziu com clareza a questão do aborto. Esse é um problema de cada mulher, não depende da religião ou do Estado. Algumas considerações devem ser feitas. Não é verdade que mulheres que abortam desenvolverão problemas renais, cardíacos, derrames ou ficarão estéreis. A pílula do dia seguinte não provoca a eliminação de embriões fecundados, como se poderia supor. Jorge Andalaft Neto, ginecologista e obstetra, São Paulo, SP.
                                                                          (Texto retirado da revista ÉPOCA de 23/04/2007)

Texto 4:
Três mortes nas rodovias do Estado Curitiba – Duas colisões em estradas paranaenses terminaram com três óbitos ontem. Em Guarapuava, pai e filha morreram na colisão frontal entre um Astra e um ônibus da Viação Garcia que fazia linha entre Curitiba e Cascavel, na BR 277, também na madrugada de ontem.  ( ... )
                    (Texto de Augusto Cezar. Trecho retirado do jornal Folha de Londrina de 27/01/08.)

QUESTÕES:
1 - Qual a finalidade ou objetivo:
a)  do texto1:.......................................................
b)  do texto 2:.....................................................
c)  do texto 3:.....................................................
d)  do texto 4:.....................................................

 2 - A que gênero textual pertence cada um dos textos que você acabou de ler?

3 – Todos os textos que você leu tratam de questões polêmicas? Em qual texto o autor apresenta uma questão polêmica, se utilizando de argumentos e pode ser considerado um artigo de opinião?

4 – Encontrado o texto no qual o autor defende uma opinião, um ponto de vista sobre um tema polêmico, responda:
a) Qual a questão tratada pelo autor?
b) Qual a posição defendida pelo autor, nesse mesmo texto?
c) Cite pelo menos dois argumentos utilizados pelo autor para defender sua posição.

Atividade 3 – O conteúdo do artigo de opinião: as questões polêmicas

    Toda argumentação envolve uma questão controversa. É controversa, ou polêmica, toda questão extraída de um tema de interesse de uma coletividade. Algumas questões mobilizam e afetam um grande número de pessoas, outras são mais particulares e, por sua vez, interessam a um reduzido número de pessoas. E cada uma dessas pessoas tem uma opinião, um posicionamento, uma resposta a ser dada. E para tanto, utilizam-se de argumentos, o que não é apenas dar opinião, é preciso sustentá-la com evidências, provas, dados e outros elementos que darão suporte à ideia defendida.
   Um artigo de opinião discute questões que podem incidir sobre variados temas: sociais, políticos, científicos e culturais, de interesse geral e atual, que afetam direta ou indiretamente um grande número de pessoas, a partir de um fato ocorrido e noticiado.
 Vejamos alguns exemplos de questões controversas que têm sido discutidas na mídia nos últimos tempos:
·         O aborto deve ser legalizado no Brasil?
·         A descriminalização do uso das drogas no Brasil resolveria o problema do tráfico?
·         É possível salvar o Planeta do aquecimento global?
·         Aumentar os gastos com segurança vai fazer diminuir a violência?
·         Como deve ser tratada a questão do trabalho infantil?


Texto 1

     O roubo do direito de ser criança José Antônio Miguel Preparar bem as crianças de agora implicam, de maneira lógica, em ter uma sociedade melhor no futuro. É pensar o porquê atualmente, diante de grandes índices de violência, tantos menores de idade estão nessas estatísticas. É pensar que essa criança, esperança do futuro, vê-se numa encruzilhada vital tão cedo: trabalha, prática crimes ou morre. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil tinha 4,6 milhões de trabalhadores com idade entre 10 e 17 anos, e 3milhões com idade inferior a 14. Segundo esses dados, 56,63% nada recebem por seu trabalho. Eis o roubo do direito de ser criança. Retiram-lhe, de maneira violenta, esse direito tão essencial comprometendo os fatores biológicos, psicológicos, intelectuais e morais, numa fase de extrema importância da vida. Ao invés de carrinhos, bonecas, brinquedos, uma enxada. Pais, que talvez quisessem educar, precisam ensinar o trabalho. Note bem a diferença entre educar e ensinar. Falta dinheiro para comprar comida, roupa, bonecas, carrinhos. Alguns, talvez munidos de sua educação mais privilegiada, hão de pensar que não configura motivo para a delinquência o fato de trabalhar desde cedo, afinal o trabalho é dignificante. O trabalho é digno quando é exercido de forma digna. Não existe dignidade sem educação de qualidade e, não há dignidade em crianças de 10 anos trabalhando em meios insalubres, perigosos, em jornadas diárias superiores a 12 horas. Não há filhos de médicos, advogados, empresários trabalhando assim. Portanto, se fosse digno, todos desde a infância assim trabalhariam. Crianças devem ser crianças. Esse tipo de trabalho não pode nem deve ser alternativa aos menores de idade porque marginaliza, tira deles um direito essencial de maneira tão violenta quanto àqueles que com uma arma roubam dez reais.     Por isso, a importância da máxima de Rui Barbosa: “Aos iguais, tratamento igual; aos desiguais, tratamento desigual”.

(JOSÉ ANTÔNIO MIGUEL é estudante de Direito na Universidade Estadual de Londrina Texto retirado do jornal Folha de Londrina de 13/10/2007)

Texto 2: Direito de brincar e ser feliz (Gilmara Lupion Moreno)

        Legalmente as crianças hoje têm garantido o 10 direito a um nome e nacionalidade, à saúde e à educação. Dentre os direitos da criança estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, destaco o brincar como uma necessidade da criança, um jeito gostoso de aprender e se divertir. Pesquisas têm revelado que as brincadeiras ao ar livre, em parques e praças públicas deixam as crianças mais felizes. No entanto, as crianças estão cada vez mais distantes do sol, da grama, das pedras, da areia, da água, da natureza... Para os pais, já não é mais possível deixá-las brincando na rua com os vizinhos. O trânsito e a violência urbana tiraram esta oportunidade. Em alguns condomínios de apartamentos não se previu a necessidade e o direito dos pequenos de brincar. Diante desta necessidade, eles brincam entre os carros nos estacionamentos dos prédios. Nas escolas infantis encontramos pátios cimentados, brinquedos inadequados à faixa etária das crianças e, logo, embargados pelos órgãos competentes. Pensem numa creche em que as crianças “olham” para o escorregador, o balanço, o gira-gira e não podem brincar. Elas existem. Pensem no período escolar de uma criança de cinco, seis, sete anos de idade, onde não há nem espaço – playground, área verde - tempo para brincar. Eles existem. Nos espaços públicos encontramos praças abandonadas, sujas, brinquedos quebrados. Imaginem uma praça, um domingo de sol, crianças ávidas para correr, pular, dançar, movimentar-se ou simplesmente olhar as plantinhas, passarinhos, sentir o vento... As crianças “olham” para os destroços do que um dia foi um brinquedo, desistem de brincar ou então arriscam-se.        Elas existem. Falta segurança, água potável, banheiros públicos, dignidade para exercer o direito de brincar. As crianças são o que temos de mais precioso e precisam da nossa atenção para viver dignamente esta fase da vida que chamamos de infância. Como estamos olhando para as nossas crianças nos demais dias do ano? Infelizmente, nós – pais, professores, governantes etc. - não estamos conseguindo prover à criança o direito de brincar e ser feliz. 

(GILMARA LUPION MORENO é professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Texto retirado do jornal Folha de Londrina de 12/10/2007)

QUESTÕES:

1 - Qual questão controversa está sendo discutida nos dois artigos?

2 – Qual é a posição do autor do texto 1? Cite pelo menos dois argumentos utilizados pelo autor para defendê-la.

 3 – Qual é a posição da autora do texto 2? Cite pelo menos dois argumentos utilizados para defendê-la.

4 – Que dados concretos o autor do texto 1 utiliza para sustentar seus argumentos?

5 – Em que a autora do texto 2 se baseia para que seus argumentos sejam válidos?

6 – O que diz o autor do texto 1 para refutar as opiniões contrárias às suas?

Atividade 4

1. Leia o texto a seguir, observando a importância dos organizadores textuais na constituição dos sentidos do texto:

Os dois reflexos de uma imagem
(Carlos Eduardo Bobroff da Rocha)

      A tecnologia brasileira referente à produção de combustível à base de etanol e de óleos vegetais é o símbolo de que o país pode dar, de modo competente e eficaz, sua contribuição para o bem-estar da Terra. No entanto, a recente descoberta de um importante reserva de petróleo e de gás natural na bacia de Santos criou um dilema: ser um inovador ou seguir os exemplos anteriores? Desde a década de 70, há investimentos no uso de álcool da cana-de-açúcar como alternativa à dependência de combustível derivado do petróleo. O país ainda importava petróleo, mas o álcool, bem como o óleo derivado da mamona, repercutiu no exterior. Surgiram previsões de aumento da importação deste combustível nacional por parte dos países europeus. Lucro para o país, e fama como defensor do meio ambiente. Entretanto, o cultivo da cana e da mamona demandava extensos pedaços de terra e destruição da vegetação original para dar lugar ao cultivo. Também os preços repassados ao consumidor nos postos de combustíveis não incentivavam o consumo em escala destas energias alternativas, Isso mostra que conciliar desenvolvimento material com proteção ambiental não é simples, e para um país emergente como o Brasil, medidas que barateiam os custos de produção são fundamentais para alavancar o progresso da indústria nacional. As energias alternativas à base de álcool e de óleo possuem menor impacto negativo na atmosfera, mas cria novos problemas. E isso não torna um país inovador, pois não se cria um meio em que a maioria se beneficie. Apenas vende-se uma imagem no exterior. Subitamente, descobre-se uma grande reserva de petróleo e de gás natural. Menor dependência, e maiores chances para exportar 17 este combustível. E como ficaria a campanha feita para o mundo a respeito do biocombustível? Possivelmente, o país conciliaria ambas as formas de energia. A longo prazo defenderia os alternativos, e no momento daria ênfase para os tradicionais (importante lembrar que as divergências entre Brasil e Bolívia no que refere ao fornecimento de gás boliviano, bem como a necessidade de superávit, e de crescimento econômico, são fortes motivos para o crescimento imediato das fontes tradicionais). Resta saber se de fato se tornará um país inovador, resolvendo os problemas na forma de uso dos biocombustíveis e do petróleo e gás natural, assim como o impacto social e ecológico. O Brasil seguirá exemplos anteriores de nações que defendem piamente seu desenvolvimento econômico ou mudará as regras do jogo do mercado? De que importará ser mais um magnata do petróleo se este combustível acabará um dia, assim como a Floresta Amazônica, a água doce, as terras cultiváveis? Por que não garantir que mais nações se desenvolvam, mas incentivando que estas também se empenhem em preservar o meio ambiente? Mudar a mentalidade de uma nação em início de apogeu é muito mais que alterar somente sua imagem transmitida ao mundo.

(CARLOS EDUARDO BOBROFF DA ROCHA é estudante de Medicina na Universidade Estadual de Londrina. Artigo retirado do jornal Folha de Londrina de 11/12/2007.)


2. Encontre no texto palavras ou expressões que servem para:
 a) Introduzir uma ideia contrária ao que se afirmar anteriormente
 b) Adicionar argumentos.
 c) Introduzir conclusão.
 c) Acrescentar novos argumentos.

3. O autor introduz o terceiro parágrafo com o pronome “isso”. Ele está se referindo a quê?

4. O discurso está construído em primeira ou terceira pessoa? Qual o efeito causado por essa escolha?

5. Que sentidos os advérbios subitamente e possivelmente dão ao texto?

6. Quais questionamentos são feitos pelo autor, no texto, e o que ele quer provocar no leitor com esses questionamentos?

7.Encontre, em cada período abaixo, uma palavra enfatizadora e explique qual ideia está sendo enfatizada:

a) “A longo prazo defenderia os alternativos, e no momento daria ênfase para os tradicionais (importante lembrar que as divergências entre Brasil e Bolívia no que refere ao fornecimento de gás boliviano, bem como a necessidade de superávit, e de crescimento econômico, são fortes motivos para o crescimento imediato das fontes tradicionais).”

b) “Mudar a mentalidade de uma nação em início de apogeu é muito mais que alterar somente sua imagem transmitida ao mundo.”

8. As formas verbais ficariam, defenderia, daria, estão se referindo a quais possibilidades?


Módulo 2 - Produção escrita do gênero artigo de opinião, observando seus aspectos temáticos, estruturais e estilísticos. 
Resultado de imagem para capa de revista Veja de 24 /10/2007

     Observe a capa de revista Veja de 24 /10/2007 e responda:

1-    O que desperta mais a sua a tenção nessa capa?

2-    O assunto que está sendo o destaque da capa da Veja é polêmico? Explique por quê.

3-    Você irá produzir, a partir deste tema, um artigo de opinião. Observe os aspectos estudados até agora, e escreva seu artigo lembrando-se de defender a sua posição, sustentando-as com argumentos.

4-    Não esqueça da introdução, desenvolvimento e conclusão.

5-    Faça o rascunho no caderno de Português, depois passa a limpo a caneta azulo ou preta, e não esqueça do título.




Língua Portuguesa

SÉRIE/ANO: 9º ano B
Professora: Sandra Gandolfi

Leia e faça um resumo do livro "Dom Quixote". Lembrem-se que resumir é ler, analisar e contar o essencial da história. O seu trabalho terá capa e será manuscrito (caneta azul ou preta). Você entregará no retorno das aulas!
     Acesse o link abaixo:

 Dom Quixote de La Mancha: Obra Completa com Partes I e II: eBooks ...
https://www.baixelivros.com.br/literatura-brasileira/dom-casmurro




LÍNGUA PORTUGUESA

SÉRIE/ANO: 9ºano A e 9ºano D

Leitura do livro " Depois daquela viagem"Lembrem-se que resumir é ler, analisar e contar o essencial da história. O seu trabalho terá capa e será manuscrito (caneta azul ou preta). Você entregará no retorno das aulas!
      Acesse o link abaixo:

Editora Saraiva - Você sabia? Valéria Piassa Polizzi é a... | Facebook

http://www.elisaandreoli.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Depois-Daquela-Viagem-Valeria-Piassa-Polizzi.pdf








                               INGLÊS
Série/Ano: 9º anos  
Professora: Paula Barros
  
Revisão do tempo verbal passado simples:

Existem dois tipos de verbos no tempo passado simples: os regulares – aqueles em que se acrescenta ED (work - worked, play - played, travel - traveled, etc.) e os irregulares que constam na lista de verbos (eat – ate,  drink – drank, drive – drove).

A atividade deve ser feita  em folha separada para ser entregue na volta às aulas.

Observe:

Pedro comprou ......                                                  Pedro bought.......
Pedro comprou o quê?
Pedro comprou um carro.                                         Pedro bought a car.
Pedro comprou um carro quando?
Pedro comprou um carro no mês passado.              Pedro bought a car last month.

> Escolha dez verbos regulares e dez irregulares para formular frases no tempo passado simples.

> Lembre-se dos  indicativos do tempo passado:

Last – último, passado – last year, last weekend, last week, last Saturday, etc.
Yesterday – ontem
Ago – passado – two days ago, four hours ago, fifteen minutes ago.





                                    ARTE
Ano/série: 9º anos

Professor(a): Everly

Habilidades: EF69AR07/ EF69AR06/EF69AR05

Descrição da Atividade: Mapa da Ancestralidade

Orientação de fonte de pesquisa:   Faça o mapa de suas origens. Escolha um padrão para apresentar as pessoas no mapa (você pode desenhar, colar ou até criar um objeto ou um símbolo que represente cada pessoa). Lembrando que se usar simbologia será necessário uma legenda.
Seja bem criativo. Você pode acrescentar informações culturais sobre essas pessoas (religiões, saberes ancestrais, instrumentos que tocam, se bordam, o que cozinham, se desfilam no Carnaval...)


Avaliação: Conforme solicitado antes do isolamento, a atividade deverá ser entregue em sulfite, assim que retomarmos a normalidade. 




MATEMÁTICA




Habilidades: Escrever números de formas diversas em notação científica.

Descrição da Atividade: Resolver os exercícios na página seguinte:


Orientação de fonte de pesquisa:   Assista ao vídeo localizado no link abaixo:



e navegue pelo site que segue no link abaixo:



Sugestão de pesquisa: DE site para baixar livros grátis:



Avaliação:   entregar impresso após o retorno das aulas.


Atividade de Matemática

Nome:___________________ nº __   Data __/__/2020

Turma: 9º ano    Profº: Luiz Queiróz       Peso da avaliação: 4,0 pontos

Objetivo: Compreender e calcular as relações entre figuras semelhantes.

1)    A carga de um elétron é - 0,00000000000000000016 C. Esse número, em notação científica, será:



2)    O número 0,0000045, em notação científica, corresponderá a:



3)    O número 890 000, em notação científica, corresponderá a:



4)    A Agência Espacial Norte Americana (NASA) informou que o asteroide YU 55 cruzou o espaço entre a Terra e a Lua no mês de novembro de 2011. A ilustração a seguir sugere que o asteroide percorreu sua trajetória no mesmo plano que contém a órbita descrita pela Lua em torno da Terra. Na figura, está indicada a proximidade do asteroide em relação à Terra, ou seja, a menor distância que ele passou da superfície terrestre.


Disponível em: http://noticias.terra.com.br (adaptado).
Com base nessas informações, a menor distância que o asteroide YU 55 passou da superfície da Terra é igual a:



5)    A distância que a luz percorre em um ano, chamada ano-luz. é de aproximadamente 38 . 45 . 512 quilômetros. A notação científica desse número é:















10)                       Efetue a divisão 1,147 . 1023 : 3,7 . 10-31.




11)                       Efetue a potenciação (3,2 . 10-3)2.




             GEOGRAFIA

PROFESSOR: ANTÔNIO



 Atividade de Geografia

Copiar e responder em folha separada e entregar no retorno das aulas. Bom trabalho!


1- O Eurotúnel, inaugurado em 1994, é um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa. Essa obra consiste em um túnel ferroviário, proporcionando acesso entre dois países separados pelo Canal da Mancha. Quais são esses países?

_________________________________________________________________

2- Entre os fatores que influenciam o clima da Europa estão: latitude, altitude, correntes marítimas e a maritimidade. O que é maritimidade? 
_________________________________________________________________

3- Relacione as principais cadeias montanhosas do continente europeu:
 _________________________________________________________________ 

4- Relacione a coluna corretamente:
(A) Rio Volga
(B) Rio Reno
(C) Rio Danúbio

(  )Mais importantes rio europeu, pois permite transporte de matérias-primas e produtos industrializados. Nasce nos Alpes Suíços, atravessa o Lago Constança, passa por um pequeno trecho da França, liga a grande região industrial da Alemanha e desemboca no Mar do Norte (na Holanda). Junto a sua desembocadura encontra-se o Porto de Roterdã.
  )Mais extenso rio europeu com 3.688 Km de extensão, nasce do Planalto de Valdai, atravessa a planície russa e desemboca no Mar Cáspio.
)Atravessa Alemanha, Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Sérvia, Montenegro, Bulgária e Romênia. Banha as cidades de Viena, Budapeste e Belgrado. Sua foz fica na fronteira entre Romênia e Ucrânia.

5- Explique o que é xenofobia:
_______________________________________________________________

6- Em quais hemisférios está situado o continente europeu?

_______________________________________________________________

7- Observe as letras e números destacados no mapa ao lado.
Liste abaixo os nomes destes lugares geográficos:


1- ___________________________

2- ___________________________

3- ___________________________

4- ___________________________

5- ___________________________

6- ­___________________________


A- ___________________________

                                                                                     
B- ___________________________

                                                                                              
C- ___________________________

8- Quais são os dois países que tem uma porção de terras no continente europeu e outra no continente asiático?
 _____________________________________________________________

 9- A Europa é muito visada por imigrantes visto que:

a) o desenvolvimento conquistado pelas nações europeias viabiliza melhores oportunidades de emprego e de acesso aos serviços de saúde e de educação.
b) o turismo é muito desenvolvido, fazendo com que ilhares de pessoas passem a morar na Europa anualmente.
c) é o destino ideal para aventureiros.
d) não há oportunidades em outras partes do mundo.
e) é uma região com o clima e paisagem que é de fácil adaptação humana.

10- Quais são os países que formam o Reino Unido?


________________________________________________________________

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Professora Paula não entendi sua lição ???
    É pra entregar imprimida ou manuscrita??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lição da Paula é só revisão, esta escrito no titulo

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Professor Antônio sua lição é para entregar ??

    ResponderExcluir
  5. Professor Antônio é pra fazer sua lição imprimida??

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!

    Entrei em contato com o professor Antônio e ele pediu para que a atividade fosse realizada em uma folha separada. Entregar no retorno das aulas.

    Bom trabalho! E se cuidem.

    ResponderExcluir
  7. Professora Paula de inglês, não dá pra entender muito bem como que é pra fzr o trabalho

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,gostaria de saber se posso fazer a atividade do Luís Queiroz que no qual vale 4 pontos em uma folha de caderno
    Pois não tenho recursos para imprimir...
    🤔🤔

    ResponderExcluir