Arquivo do blog

sexta-feira, 20 de março de 2020

8º ANO


Senhores Pais e Alunos,


 A Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo antecipou os períodos de recesso escolar e férias. No período de 06 a 20 de abril estaremos em férias.

Importante que, nesse período, os alunos acessem e conheçam as ferramentas que passarão a utilizar a partir do próximo dia 22 de abril, quando as aulas passarão a ser contadas como dias letivos.


 Os alunos terão acesso a um aplicativo que utilizarão sem  qualquer cobrança pelo uso de sua internet móvel. Acesso Gratuito. E, também, poderão assistir aulas que serão transmitidas pela 2.3 TV Cultura.


Baixe o APP:




Caso não saiba seu número do seu RA, acesse o link abaixo:







BOAS FÉRIAS E FIQUEM EM CASA!😉😍



CIÊNCIAS

Série/ano: 8ºano E e 8ºano F 
Professor: Bernardo

Para o 1º Bimestre: trabalhos manuscritos ou digitados e entregar no retorno das aulas
ATIVIDADES:

      Fazer uma lista de todas as fontes de consumo de energia da nossa casa e pesquisar sobre a sua voltagem e potência. Destacando as fontes de maiores consumos. Pode desenhar ou colocar imagens e será obrigatória a CONCLUSÃO.

       Criar uma lista das fontes de energia elétrica mais adequada para determinados lugares do mundo. Pode desenhar ou colocar imagens e será obrigatória a CONCLUSÃO. 



Assistam ao vídeo abaixo e escrevam no caderno o que você entendeu.





NOVA ATIVIDADE DO PROFESSOR BERNARDO

Olá, alunos dos 8ºs E e F. 


Está aí a 1ª Atividade do 2º Bimestre, de Ciências.
Podem fazer, com calma. Façam na 1ª quinzena de Maio. As instruções estão todas no vídeo. Assistam. Ele não é longo. 

Abraços.





EDUCAÇÃO FÍSICA


Séries / ano: 8º anos (todos)
Professores: Rosemar e Robson  
Pesquisar sobre: capacidades físicas  e o trabalho escolar solicitado no começo do mês para cada turma: 8º anos = Voleibol. O trabalho deverá ser manuscrito e feito em folha de almoço,  capa , incluir duas  imagens e referência bibliográfica. 




HISTÓRIA


série/ano: 8ºano D e 8º ano E
Professora: Eliane

AULA 01

Atividades: sobre o Iluminismo, Revoluções na Inglaterra.


> Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.


“[...] A maioria dos filósofos do Iluminismo tinha uma crença inabalável na razão humana. Isto era algo tão evidente que muitos chamam o período do iluminismo francês simplesmente de “racionalismo”. [...]
Entre o povo, porém, imperavam a incerteza e a superstição. Por isso, dedicou-se especial atenção à educação. [...]Os filósofos iluministas diziam que[...] a humanidade faria grandes progressos. Era apenas uma questão de tempo para que desaparecessem a irracionalidade e a ignorância e surgisse uma humanidade iluminada, esclarecida. [...].

(GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das letras, 1995. P.338, 340.”)

1) O texto  nos permite conhecer duas características do iluminismo. Quais são elas?

2) Elabore em seu caderno uma ficha sobre a Revolução Gloriosa e Puritana.


a)   O que foi?

b) Mudanças decorrentes dessas revoluções.

c)   Relação entre a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa.

3) No caderno, faça um resumo sobre o tema Revolução Industrial. Esse material poderá ser consultado durante a atividade que será aplicada no retorno as aulas.








AULA 02

Professora: Eliane

8º ano D e E

Assistir o vídeo no youtube sobre a revolução industrial.




Copiar as perguntas no caderno e responder (questões relacionada ao vídeo):


1. Quais os movimentos trabalhistas. Explique.


2. Quais os resultados da revolução industrial?

3. Cite os motivos que levou a revolução industrial. Explique. 

4. Qual a primeira máquina que surgiu na indústria?




HISTÓRIA

Professor: David
série: 8º ano F

Atividade de pesquisa

Pesquisar a respeito dos pensadores abaixo:
·         John Locke
·         Montesquieu
·         Voltaire
·         Jean-Jaques Rousseau

A pesquisa deve conter as seguintes informações sobre cada um deles: quem foi; quando viveu; onde viveu; quais suas principais ideias e o que todos eles tinham em comum.

A pesquisa deve ser feita no caderno.

Leitura de texto

Assisti ao vídeo “O Iluminismo| Tempo de Estudar”, do Canal Multirio, disponível no YouTube.






LÍNGUA PORTUGUESA

Série/ano: 8º ANO
PROFESSORA: OLIENY

Leiam o livro "O príncipe e o mendigo" e faça um resumo. Entregar no retorno das aulas.Acesse o link do livro: 
LIVRO: O PRÍNCIPE E O MENDIGO 
               http://amz.onl/9SEUFyW

Livro - O príncipe e o mendigo - Livros de Literatura Infantil ...
Dicas para fazer bons resumo: 😉




Biografia do autor da obra:

Mark Twain

Mark Twain é o pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens, nascido na localidade de Florida, Missouri, em 30 de Novembro de 1835 e falecido em Redding, Connecticut, em 21 de Abril de 1910. Foi um famoso escritor e humorista norte-americano, autor de obras bastante conhecidas, como “The adventures of Tom Sawyer”, publicada em 1876 e apontada como “o maior romance norte-americano”.
Com uma infância difícil, após perder o pai aos 12 anos, Clemens começou a trabalhar como entregador, escriturário e ajudante para ajudar financeiramente à família. Aos 13 tornou-se aprendiz de tipografia, viajou pelo país, aprendeu navegação no rio Mississipi, vindo a tornar-se posteriormente piloto fluvial. Participou da guerra civil e, após o conflito, foi morar em Nevada com seu irmão. Lá passou a escrever para um jornal da cidade de Virginia. Tornou-se jornalista e começou a conquistar um público com o conto "A célebre rã saltadora do Condado de Calaveras", publicado em 1865.

Nos anos seguintes, conheceu a França, a Itália e a Palestina, ocasião em que reuniu ideias e material para a publicação de seu livro “The innocents abroad” (1869), com o qual ganhou certa fama como humorista. Em 1872 publica “Roughing it”, em 1873 “The Gilded Age” e em 1876 uma de suas maiores e mais famosas obras, “The adventures of Tom Sawyer”, romance baseado nas suas experiências de adolescência no Mississipi. Aquela apontada como obra-prima de Twain, “The Adventures of Huckleberry Finn”, foi publicada em 1884, e trata-se de um retrato de uma América que confrontava os sonhos de uma vida com liberdade e em comunhão com a natureza e o desenvolvimento que rapidamente urbanizava em escala industrial o país.
O sucesso da obra de Twain foi rápido e expressivo e o público, a crítica e colegas escritores se identificavam e recebiam bem suas criações e Twain acabou por estabelecer-se como um dos maiores humoristas da literatura daquele momento. Twain obteve grande êxito como escritor e como palestrante e é apontado até os dias atuais como o pai da literatura americana. Manteve boas relações com autoridades, artistas, intelectuais, políticos e com a realeza europeia.

O sucesso, porém, não foi capaz de evitar problemas de ordem financeira. Ainda que tenha alcançado projeção internacional, reconhecimento e mesmo tendo recebido importantes somas em dinheiro, Twain empregou fortunas em diversos empreendimentos que não trouxeram bons resultados com lucro, desperdiçando seu patrimônio. O que o levou a declarar falência na década de 1890. Com a ajuda do amigo financista Henry Huttleston Rogers, Twain supera os problemas financeiros dando palestras e administrando o lucro de seus livros com negócios de menor risco.
Além dos problemas financeiros, os últimos anos de Twain foram marcados pelas perdas na família, esposa e filhos, e por um pessimismo satírico nos escritos. Uma dimensão irônica de sua visão do mundo e sua sátira do sonho americano fazem um retrato robusto da sociedade americana de seu tempo.

https://www.infoescola.com/biografias/mark-twain/











ARTE


Professor: Jonas
8º anos: E, F

Habilidades: (EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais). (EM13LGG202) Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias. (EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.

Descrição da Atividade:

     Escolha dois vídeos a partir dos links e sua descrição temática, realize uma análise crítica de cada vídeo. Bom proveito!

Orientação de fonte de pesquisa:

https://www.youtube.com/watch?v=CN0gn6vHqYs Arte Urbana: Rui Amaral conta a história do grafite no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=BKzzEtvYWk8  COMO FAZER UMA EXPOSIÇÃO? Design de espaços para museus e galerias

https://www.youtube.com/watch?v=RGUYb-hivrc   Uma visita mediada ao Museu Nacional – UFRJ

https://www.youtube.com/watch?v=MLdptXDGwmg [Documentário] Uma noite em 67 (Brasil - 2010)


Avaliação: A entrega das duas análises será realizada no retorno às aulas.

Sugestão de filme:

8º EF II - Lixo Extraordinário (2010) – Documentário https://www.youtube.com/watch?v=JLTY7t8c_x0 




                      
                   ARTE

Ano/série: 8º anos

Professor(a): Everly

Estudo Domiciliar


Habilidades: EF69AR07

Descrição da Atividade: Mapa do Planeta

Orientação de fonte de pesquisa:   Faça um desenho do Planeta com todas as informações que você conhece sobre ele. Acrescente cidades que vivem pessoas que você ama, o lugar que se passou um filme que o tenha impressionado. Anote lugares de onde vêm as músicas de que você gosta e artistas dos diferentes países do mundo. Ao lado desses marcos, anote outras informações que sejam importantes para você.

Obs: Você não deve consultar mapas geográficos.


Avaliação: Conforme solicitado antes do isolamento, a atividade deverá ser entregue em sulfite, assim que retomarmos a normalidade. 





             HISTÓRIA

PROFESSORA: INÊS
SÉRIES/ANO: 8ºA, B e C

Pesquisar sobre: REBELIÕES NA AMÉRICA PORTUGUESA.
Os trabalhos deverão ser manuscritos em folha almaço, com capa e bibliografia (fonte de pesquisa).




                   INGLÊS

PROFESSORA: PAULA 
SÉRIES/ANO: 8º anos 

 Atividade para ser  entregue na volta às aulas.
 Em uma folha separada,  copie as questões e responda.

I-Escolha a opção correta para completar as frases:

1.    What _____ you want to eat?          (   ) do             (   ) does
2.    Where ______ Mary live?                (   ) do             (   ) does
3.    _____ Peter drink coffee?               (   ) do             (   ) does
4.    _____ they play chess?                  (   ) do             (   ) does
5.    Regina _______ wash her car.      (   ) don’t          (   ) doesn’t
6.    They _____ study at night.           (   ) don’t          (   ) doesn’t
7.    I _____ stay at home on weekends.  (   ) don’t     (   ) doesn’t
8.    She ______ like hamburger.          (   ) don’t          (   ) doesn’t
9.    We _____ work on Monday.     (   ) don’t          (   ) doesn’t
10.  He _____ write good articles.    (   ) don’t          (   ) doesn’t
  
II-Complete as frases com as palavras interrogativas a seguir. Use uma para cada pergunta:

 WHAT    -      HOW     -     WHERE   -     WHEN     -     WHO

1-Marta: _________ are your pens?
   Rodrigo: They are in the pencil case.

2-Beatriz: _________ are you doing?
   Marcos: I am fine.

3-Ana: _______ does Jane need to buy?
   Pedro:  Meat and eggs.

4-Melissa: _______ are you waiting for?
   Cicero: My cousin Felipe.

5-Carmen: _______ does Patrick fly in?
   Carlos: Tomorrow evening.




     LÍNGUA PORTUGUESA

ANO / SÉRIE: 8ºANO F
PROFESSORA: SOCORRO


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA 8º ANO

Responder no caderno de Língua Portuguesa e mostrar para a professora no retorno das aulas!

Leia o texto abaixo:

 VOCÊ NÃO TEVE A SORTE DE NASCER COM A CASA PRÓPRIA NAS COSTAS?



Adaptado de “Português, uma proposta para o letramento”, SOARES, M. Livro 2. 

  
Questão 01: O autor tem a intenção de: 

A) vender várias tartarugas.
B) ler a sorte das pessoas.
C) vender animais pequenos.
D) vender casas e apartamentos.
 Leia o texto abaixo:

 
                        
                        Belém do Pará

Bembelelém!
Viva Belém!
Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
Beleza eterna da paisagem

Bembelelém!
Viva Belém!

Cidade pomar
(Obrigou a polícia a classificar um tipo novo de delinquente: O apedrejador de mangueiras)

Bembelelém!
Viva Belém!

Belém do Pará onde as avenidas se chamam Estradas:
Estrada de São Jerônimo
Estrada de Nazaré (...).

BANDEIRA, Manuel. Os melhores poemas de Manuel Bandeira. Seleção Francisco de Assis Barbosa. São Paulo: Global.1984.p.78.




Questão 02: As palavras “Bembelelém, Belém”, com repetição de sons semelhantes sugerem:

A) brincadeira com palavras.
B) evocação do repicar de sinos.
C) homenagem a Belém do Pará.
D) leveza da estrutura do poema.

Leia o texto abaixo:

 Paixão Nacional



    O futebol é sem dúvida alguma o esporte mais popular do planeta. Não há nenhum outro esporte que esteja tão divulgado e que seja praticado da mesma maneira ao redor do mundo. O futebol é praticado em todos os países, nos cinco continentes do globo.
  No Brasil, os registros oficiais mostram que o futebol começou a ser praticado em 1894, no estado de São Paulo, trazido por Charles Miller, que, ao retornar da Inglaterra, onde fora estudar, trouxe as primeiras bolas, uniformes e chuteiras. Em poucos anos, nasceu entre o povo brasileiro a paixão pela bola e a difusão do futebol ocorreu de forma ampla.
        Inicialmente, esse esporte só era praticado por pessoas de classes mais abastadas, mas a popularização rápida do futebol em várias regiões do país fez com que esse esporte começasse a ser praticado pelas camadas mais pobres da população. Assim, o futebol começou a ser jogado de forma aberta e espontânea em todas as localidades do Brasil.

Disponível em: <http://recantodasletras.uol.com.br>.
Acesso em: 12 mai. 2010.  

Questão 03: O assunto desse texto é:

A) a popularidade do futebol.
B) a prática do futebol na Inglaterra.
C) os cinco continentes do globo.
D) os esportes praticados no planeta.


Leia os textos abaixo:


TEXTO I: Abertura

                                 Wilson Rocha

Era uma vez um homem que contava histórias,
Falando das maravilhas de um mundo encantado
Que só as crianças podiam ver.
Mas esse homem, que falava às crianças,
Conseguiu descrever tão bem essas maravilhas,
Que fez todas as pessoas acreditarem nelas.
Pelo menos as pessoas que cresceram por fora,
Mas continuaram sendo crianças em seus corações.
Ele aprendeu tudo isso com a natureza,
Em lugares como esse sítio
Onde ele viveu.
(...)                               
                   Pirlimpimpim. LP Som Livre, 1982. Fragmento



TEXTO II: Lobato

      No Sítio do Pica-pau Amarelo, cenário mágico das histórias de Monteiro Lobato, surgiu a literatura brasileira para crianças. Da legião de pequenos leitores que a partir dos anos 20 devoraram as aventuras da boneca Emília e dos outros personagens do Sítio, nasceram novas gerações de escritores infantis do país.
      Embora Lobato tenha ficado conhecido por sua obra literária, não se limitou a ela. Foi um dos homens mais influentes do Brasil na primeira metade do século e encabeçou campanhas importantes, como a do desenvolvimento da produção nacional do petróleo.
      Além do promotor público, empresário, jornalista e fazendeiro, foi editor de livros. Em 1918 fundou, em São Paulo, a Monteiro Lobato & Cia, editora que trouxe ao país grandes novidades gráficas e comerciais. Até morrer, em 1948, foi o grande agitador do mercado de livros no Brasil. (...).

Nova Escola, Ano XII, nº 100, mar. 1997.



Questão 4: Os textos I (poema) e II (ensaio biográfico) têm em comum o fato de:

A) contarem sobre a vida de alguém.
B) narrarem feitos maravilhosos.
C) noticiarem um acontecimento.

D) possuírem a mesma estrutura.

4 comentários: